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02/03/2010 - 10:59

Dow e parceiros apresentam o paperpouch, primeiro stand-up pouch do mercado brasileiro que combina plástico e papel

Projeto desenvolvido em parceria com Tradbor, Ibema e ESPM resultou na criação de uma solução inovadora, que inaugura uma nova categoria no mercado de embalagens.

Unir materiais tão distintos como papel e plástico em uma embalagem melhor já é um desafio e tanto. Quando se fala em juntar empresas aparentemente concorrentes, a tarefa parece inviável. Mas é exatamente nesse ponto que reside a originalidade do PaperPouch, a primeira embalagem stand-up pouch de papel do mercado brasileiro. Criada pela Dow em parceira com a Tradbor, a Ibema e o Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a embalagem, única e sofisticada, é capaz de diferenciar qualquer produto dos concorrentes e saltar aos olhos do consumidor que passa pela prateleira do supermercado. As possibilidades de incorporar outros materiais são praticamente infinitas, permitindo a proteção necessária para as mais diversas aplicações, como embalagem de grãos secos, cereais, café, ração animal, produtos de limpeza em pó entre muitos outros itens.

“Trabalhar com parceiros da indústria neste projeto inovador é uma grande satisfação para nós da Dow e nos permite ingressar em novos segmentos do mercado de Embalagens. O PaperPouch reforça o nosso compromisso com os clientes de nossos clientes, ou seja, com a indústria final e com o varejo, que necessitam de inovação em embalagens para atender às diferentes necessidades do consumidor”, diz Javier Constante, diretor comercial da Dow para a América Latina. “A nova embalagem é uma maneira criativa de destacar o produto no ponto-de-venda, permitindo que ele fique ‘em pé’, melhorando a exposição da marca e garantindo uma embalagem diferenciada e de qualidade”, finaliza.

Trabalho em Equipe - A novidade resulta de uma cuidadosa combinação capaz de trazer o que cada material tem de melhor. A rigidez do papel é o que coloca o PaperPouch "em pé". A Ibema, tradicional fabricante brasileira de papéis, ficou responsável por definir o papel ideal. “Desenvolvemos um novo papel especialmente para o PaperPouch e o resultado foi acima do esperado, balanceando textura, cor e as propriedades físicas necessárias para a aplicação”, afirma Rogério Junqueira, gerente de desenvolvimento de produtos da Ibema.

Já no campo do plástico, o objetivo era fornecer a melhor proteção ao produto. O polietileno foi escolhido pela capacidade de selagem e integridade mecânica, além de poder ser incorporado a outros materiais por coextrusão ou laminação. Bruno Pereira, gerente de marketing para embalagens de alimentos da Dow, ressalta que “o PaperPouch é uma das grandes inovações de 2010 no segmento de embalagens e mostra o potencial da integração de materiais de forma inteligente”.

A Tradbor, empresa com mais de dez anos de atuação no mercado de stand-up pouches, imprimiu ao PaperPouch os mais elevados padrões de acabamento, oferecendo a possibilidade de incorporar acessórios, tais como zíper e bico dosador. A empresa oferece o PaperPouch pré-formado e, se necessário, equipamentos práticos e de custo acessível para o enchimento automático. Segundo Alan Baumgartem, diretor da Tradbor, “o PaperPouch trouxe inúmeros desafios na conformação da embalagem, mas nossa experiência de mais de dez anos com stand-up pouches fez a diferença”

Custo de Adoção - O PaperPouch oferece a mesma flexibilidade de tamanho e volume que um stand-up pouch tradicional, podendo ser usado para acondicionar diversos tipos de produtos. A empresa receberá a embalagem pronta, ou seja, o PaperPouch já preformado, apenas para colocar o produto e selar a solda superior. O processo de enchimento pode ser realizado manual ou automaticamente por máquinas fill and seal (FS). A possibilidade de enchimento manual garante custo acessível de adoção e experimentação, enquanto os equipamentos FS trazem a velocidade e automação necessários para alta escala, mantendo baixo valor de investimento e operação.

Ferramenta de Marketing - Cerca de 90% dos produtos não têm apoio de ações de marketing, segundo números do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), local onde o projeto do PaperPouch foi concebido. Sendo assim, a embalagem passa a ser a principal forma de comunicação com o consumidor e deve ser bem trabalhada. Para Fábio Mestriner, coordenador do Núcleo, "o projeto é um ‘pequeno milagre’ por unir empresas completamente diferentes, que foram capazes de somar esforços e criar o impensável. Esse é o caminho para a inovação de embalagem: combinação de materiais com benefícios concretos para o cliente”.

O PaperPouch oferece uma solução diferenciada para diversos usos, sendo uma alternativa de baixo custo para deixar o produto “em pé” na gôndola. Em termos de sustentabilidade, proteção ao produto, pouca geração de resíduos pós-consumo e baixo consumo de recursos naturais estão entre os pontos fortes dessa aplicação. Também se apresenta como uma opção para embalagens tipos refil, podendo inclusive substituir algumas estruturas mais pesadas. O aspecto visual do PaperPouch vai surpreender o consumidor em qualquer categoria.

Informações sobre a Dow - A Dow alia a força da ciência e da tecnologia ao “Elemento Humano” para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, geração e conservação de energia renovável e aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para mais de 160 países e em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2009, a Dow teve vendas anuais de US$ 45 bilhões e empregou aproximadamente 52.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 214 unidades fabris em 37 países ao redor do mundo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma.| Site: www.dowbrasil.com e www.dow.com.

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