Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2010 - 11:04

MPEs crescem, mesmo com a crise

Pesquisa do Sebrae-MG mostra reação dos empresários para enfrentar o período de turbulência.

Apesar da crise econômica mundial, a maioria das micro e pequenas empresas (MPEs) mineiras dos setores de indústria, comércio e serviços registraram aumento do faturamento e das vendas em 2009. Cerca 60% das empresas admitiram terem sido impactadas negativamente no período. O resultado é apontado por 533 empresários que participaram da pesquisa Sondagem de Avaliação de Desempenho e Perspectiva das Micro e Pequenas Empresas Mineiras (2009/2010), realizada pelo Sebrae-MG.

De acordo com a maior parte dos entrevistados, as MPEs mineiras melhoraram o desempenho no ano passado. Destaque para o aumento do faturamento e das vendas.

Os resultados poderiam terem sido melhores se não fosse a falta de preparo gerencial. Os empresários assumiram alguns pontos fracos da empresa como a falta de capital de giro e os altos custos.

Para tentar reverter o cenário desfavorável, a maioria das empresas adotou estratégias como a intensificação do relacionamento com os clientes, aprimorando os processos de atendimento e aperfeiçoando os produtos e serviços.

Durante a turbulência, os entrevistados disseram ter adotado medidas para minimizar os efeitos da crise, como o corte de gastos e a redução de preços.

Apesar do cenário de incerteza, a maioria das empresas realizou algum investimento em 2009, financiado com recursos próprios. A decisão pode indicar cautela dos empresários em não contrair dívidas, devido a dificuldade para a obtenção de crédito.

Apesar dos transtornos, a maior parte dos empresários disse que a crise estimulou as empresas a melhorem a gestão, tornando-as mais preparadas para futuras adversidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira