Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2010 - 11:17

Nova norma de coordenação modular favorece o mercado de blocos de concreto

Uma nova norma para coordenação modular para a construção civil entrará em consulta pública em fevereiro. Resultado de um estudo realizado com diversos segmentos da construção civil, a nova norma regulamentará a construção modular no Brasil, que atualmente não é obedecida por diversos segmentos. “A indústria de blocos de concreto é uma das únicas a seguir o padrão da coordenação modular. Esperamos que, com a entrada em vigor da norma, a coordenação modular seja de fato a base fundamental para a construção em um padrão aberto”, diz Carlos Alberto Tauil, secretário executivo da Associação Brasileira da Indústria de Bloco de Concreto, BlocoBrasil.

Elaborada com base na normativa internacional: ISO 1006/1983 – Building Construction – Modular Coordination – Basic Module; ISO 1791 – 1983 - Building Construction – Modular Coordination – Vocabulary, e ISO 2848 – 1984 - Building Construction – Modular Coordination – Principles and Rules, a nova norma adota o padrão de espaço de coordenação de 100 mm. As definições de medida real, verificada diretamente do objeto, e a medida nominal, que é a esperada de um objeto e definida antes da fabricação, serão definidas a partir da medida de coordenação modular, facilitando a verificação e a padronização dos diversos componentes construtivos pela cadeia produtiva da construção civil. A partir da normatização haverá somente a medida de coordenação, que é de 100 mm.

Tauil explica que a compatibilidade de medidas será garantida pelo módulo de 100 mm. “Isso será interessante principalmente para os fabricantes de blocos de concreto, que já seguiam este padrão de módulo, e agora com a norma poderão continuar garantindo a precisão na aplicação de seus materiais”, diz.

A nova norma está inserida nos Programas para Fortalecer a Competitividade da Construção civil brasileira, abarcados pela Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), sob a coordenação geral do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). A BlocoBrasil participa dessas discussões, em conjunto com a ABCP e o Sinaprocim/Sinprocim. “A tendência é de que, após sua implantação, haja um salto de qualidade na construção civil brasileira rumo à industrialização, favorecendo também a exportação de produtos desse importante setor da economia brasileira”, avalia Marcelo Kaiuca, presidente da BlocoBrasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira