Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2010 - 08:22

Novell e Cloud Security Alliance anunciam primeiro Programa de Certificação de Segurança para estimular a adoção da Computação em Nuvem

San Francisco, CA - Especialistas do setor lançam programa independente “Trusted Cloud Initiative” para desenvolver Modelo de Referência de Gerenciamento de Identidades, Educação e Critérios de Certificação para provedores de Computação em Nuvem

A Novell e a Cloud Security Alliance (CSA), anunciaram o lançamento do primeiro Programa de Certificação de Segurança e Educação para provedores de computação em nuvem. Chamado de"Trusted Cloud Initiative", o programa auxiliará os provedores de nuvem a desenvolver práticas e configurações de gerenciamento de identidades, acesso e compliance seguras, inter-operáveis e recomendadas pela indústria.

Agora, as organizações que estiverem considerando adotar a computação baseada em nuvem poderão contar com um padrão confiável para reduzir suas preocupações com segurança, governança e controle de seus dados e ativos de TI.

"A maneira como as identidades são, ou gerenciadas ou compartilhadas na nuvem, cria barreiras significativas para a adoção de serviços em nuvem pelas empresas", afirmou Alan Boehme, SVP de Estratégia e Arquitetura de TI Corporativa do ING Américas, e membro do conselho da CSA. "À medida que construímos um guia de referência de segurança e um roteiro de certificação consensual, estamos criando um terreno comum para as empresas e provedores de nuvem, e esperamos acelerar a adoção desse modelo de computação," concluiu o executivo.

"Em ambientes tradicionais de TI, a organização controla suas aplicações, servidores e infra-estrutura de armazenamento. Entretanto, a arquitetura de controle muda profundamente para as ofertas de nuvens públicas", disse Jim Reavis, diretor executivo da CSA. "Quando uma organização coloca recursos de TI e dados confidenciais, como nomes pessoais, endereços e números de telefone na nuvem, os problemas de controle e confiabilidade, devem ser abordados através de um programa de certificação confiável administrado por terceiros. Quando a Novell propôs a iniciativa, abraçamos a idéia imediatamente”.

"Nossos clientes precisam de um selo de confiança visível. Acreditamos firmemente que a educação, a clareza e as diretrizes de segurança aprovadas pela indústria irão impulsionar a adoção da computação em nuvem, ao eliminar as preocupações de segurança que estão inibindo muitas organizações ", afirmou Dipto Chakravarty, membro do CSA, e vice-presidente de engenharia de Identidade e Segurança da Novell. "A experiência e liderança de nossa empresa em segurança e gerenciamento de identidade na nuvem, demonstra que a Novell está firmemente empenhada em contribuir com a Trusted Cloud Initiative," explicou o executivo.

Os critérios de certificação, o selo e o roteiro serão definidos pelos membros da Cloud Security Alliance, uma organização sem fins lucrativos formada para promover a utilização das melhores práticas para garantir segurança em ambientes de Computação em Nuvem. Os membros da CSA representam stakeholders da indústria, organizações de usuários finais, serviço em nuvem, SaaS e fornecedores de tecnologia. Estes incluem a Novell, Microsoft, Dell, Rackspace, Qualys, HP, Intel, Cisco, McAfee, ISACA, CPOD e Symantec, bem como representantes individuais de empresas Global 2000 e governos de todo o mundo. Nick Nikols, vice-presidente de produtos de gerenciamento de Identidade e Segurança da Novell, atuará como um co-presidente para a iniciativa e Liam Lynch, estrategista-chefe de segurança para o eBay também ocupará uma co-presidência. Os dois executivos apresentaram hoje uma introdução à certificação Cloud Trusted Initiative no Encontro de Cúpula da Cloud Security Alliance.

Segundo Nils Puhlmann , CSO da Zynga e membro do conselho da CSA, esta iniciativa é oportuna. "Reconhecemos que há diversos esforços em curso para o estabelecimento de padrões relacionados com a computação em nuvem, e a CSA tem participação ativa em praticamente todos eles. Estamos empenhados em alinhar a certificação Trusted Cloud Initiative com outros padrões e ser um parceiro responsável da indústria", afirma Puhlmann. "Entretanto, o que torna este projeto tão oportuno é que podemos montar o modelo de referência e critérios de certificação baseados em normas existentes, e vamos concluí-lo em 2010. Gostaria de agradecer a Novell por ajudar a agilizar esse importante programa.”

Mais informações sobre a certificação Trusted Cloud Initiative da Cloud Security Alliance podem ser encontradas em www.trusted-cloud.com.

Para mais informações sobre a Novell e seus projetos de segurança em Computação em Nuvem, visite: www.novell.com / cloud-security.

Sobre a Cloud Security Alliance - Cloud Security Alliance [www.cloudsecurityalliance.org] é uma organização sem fins lucrativos formada para promover a utilização das melhores práticas para garantir segurança em ambientes de Computação em Nuvem, e fornecer educação sobre suas utilizações, como forma de ajudar a proteger todas as outras formas de computação.

Cloud Security Alliance é composta por muitos especialistas do setor, que representam uma ampla variedade de disciplinas, e estão unidos em seus objetivos.

Sobre a Novell : Novell, Inc. (Nasdaq: NOVL) fornece a plataforma Linux com melhor arquitetura e maior interoperabilidade além de um portfólio de software de gerenciamento integrado que auxilia clientes em todo o mundo a reduzir custos, riscos e complexidade. Com seu software de infra-estrutura e um ecossistema de parcerias, a Novell integra harmoniosamente ambientes de TI heterogêneos, permitindo que pessoas e tecnologia trabalhem em conjunto. | www.novell.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira