Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2010 - 08:28

Exame de Medicina Nuclear modifica tratamento de linfoma

Tema do Congresso de Medicina Nuclear, setembro, Belém do Pará.

Entre os exames aplicados na Oncologia, um dos mais poderosos é a PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) com a qual é possível analisar o corpo inteiro, sem que o paciente seja submetido a maior exposição radioativa, e diferenciar tumores benignos de malignos, determinar a fase do câncer e monitorar o resultado do tratamento.

A Medicina vive a transição de diagnóstico baseado em técnicas anatômicas para diagnóstico baseado em técnicas metabólicas. Os tumores malignos consomem glicose avidamente, o que faz com que possam ser detectados através da PET Scan com Glicose Marcada. Isso significa que é possível avaliar o funcionamento dos órgãos “in vivo”.

Tumores malignos, geralmente, possuem metabolismo de glicose aumentado, alteração detectada pela PET, que usa o radiofármaco FDG (Fluor Depoxi Glicose), um análogo da glicose.

“A partir deste exame, o médico é capaz de decidir com segurança e rapidez como será o tratamento e acompanhar a evolução do paciente.”, explica o dr. José Soares Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN).

As vantagens versus o custo tornam a PET Scan cada vez mais importante no diagnóstico e no acompanhamento de tumores. Nos casos de linfoma, o resultado do exame modifica o tratamento proposto em cerca de 30% a 40% das situações, o que na prática, para o paciente, significa melhor qualidade de vida, menos sofrimento e até maior sobrevida.

Os linfomas correspondem a 8% dos tumores malignos e, em geral, acometem jovens. Com a evolução dos métodos terapêuticos, a taxa de cura a longo prazo é de mais de 80%. Mas, para tanto, é fundamental individualizar o tratamento, o que só pode ser feito com o uso de um método diagnóstico que avalia com precisão a extensão da doença e a resposta terapêutica, o que é perfeitamente realizado pela PET Scan.

A partir de junho, o exame PET Scan terá cobertura dos planos de saúde para diagnóstico de linfoma e câncer de pulmão, segundo resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e este é um dos temas do XXV Congresso Brasileiro de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular, que acontece entre 4 e 7 de setembro de 2010, em Belém do Pará.

. [ XXV Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear e Imagem Molecular, de 4 a 7 de setembro de 2010, na Hotel Hilton, Belém do Pará. Informações: (11) 3262-5438, e-mail [email protected] | Inscrições pelo site: www.sbbmn.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira