Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2010 - 09:17

Varejo reverte queda e cresce 0,2% em fevereiro, aponta Serasa Experian

Movimento nas lojas de material de construção foi o destaque do mês.

Depois de ter iniciado o ano de 2010 com recuo de 0,6% (janeiro de 2010 contra dezembro de 2009), a atividade do comércio voltou a crescer em fevereiro. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, houve expansão de 0,2% no movimento varejista nacional no mês de fevereiro, já livre das influências sazonais, comparativamente ao mês imediatamente anterior (janeiro 2010).

Com exceção do movimento das lojas de Veículos, Motos e Peças, que acusaram recuo de 0,7% no mês passado, todos os demais ramos varejistas pesquisados apresentaram crescimento mensal, já descontados os fatores sazonais. O destaque ficou por conta da atividade varejista das lojas de Material de Construção, que cresceu 3,0% no mês passado. Foi o quarto mês consecutivo de crescimento deste setor que já acumula variação positiva de 16,1% a partir de novembro de 2009, confirmando a atual trajetória de recuperação deste segmento, o mais atingido pelos efeitos da crise financeira internacional.

Na comparação anual, o mês de fevereiro registrou alta de 10,0% no movimento do varejo nacional, taxa bastante semelhante ao crescimento de 10,2%, neste mesmo critério de comparação, verificada no mês de janeiro de 2010. Fevereiro de 2010 tornou-se o quarto mês consecutivo em que a taxa anual de crescimento do varejo brasileiro ficou na casa dos 10%, dado que a base de comparação deste período (novembro de 2008 a fevereiro de 2009) encontrava-se bastante enfraquecida tendo em vista os impactos adversos da crise financeira sobre o consumo das famílias.

Por fim, no acumulado dos dois primeiros meses de 2010, a atividade do comércio registra crescimento de 10,1%, liderada pelo segmento de Veículos, Motos e Peças (21,0%) e de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (20,0%). Apenas o setor de Combustíveis e Lubrificantes apresenta queda neste critério de comparação (- 3,3%).

Metodologia - O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial constrói-se a série do indicador. A amostra compõe-se de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Perfil - A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxilia 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.| www.serasaexperian.com.br

Experian - A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de suas relações de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil. | www.experianplc.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira