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03/03/2010 - 09:31

Brasileiros chegam com agenda cheia à CeBIT 2010

41 expositores brasileiros consolidam presença internacional através de feira alemã.

A participação na CeBIT abre as portas do mercado internacional para empresas brasileiras, além de servir como oportunidade para que os executivos entrem em contato com o que existe de mais avançado em tecnologia da informação.

A gaúcha Unacorp, especializada em serviços de desenvolvimento de software, participa como expositora na CeBIT desde 2007 e já tem, em pouco tempo, conseguido reconhecimento internacional, além de chegar na Alemanha com uma série de encontros marcados com profissionais interessados em fazer negócios.

“Sentimos que há uma consolidação da nossa marca”, afirmou Eduardo Radziuk, diretor executivo da empresa. Ele conta que logo no primeiro dia recebeu no estande a visita de representantes de países como Inglaterra e Itália, que já conheciam o nome da sua companhia, devido às vindas anteriores a Hannover.

Convites e muitas reuniões - “Também tenho recebido vários e-mails nos convidando para reuniões durante a CeBIT”, lembra. Radziuk ressalta que está com o calendário cheio nos próximos dias. “Temos agenda lotada para amanhã e depois, com empresas da Itália, Alemanha, Inglaterra, Sérvia e Argentina”, enumera.

Além disso, ele destaca também uma reunião com a Invest in Spain, agência de promoção de cooperação internacional da Espanha, país que é o parceiro oficial da CeBIT em 2010. “E fomos convidados também para fazer uma apresentação de 30 minutos no Flat World Forum, um dos eventos da feira”, informou. A Unacorp está apresentando na CeBIT o Digital Recording System (DRS), solução para gravação digital de áudio e vídeo. “Já temos esse software sendo usado para gravar julgamentos em tribunais no Rio Grande do Sul e estamos negociando o programa com representantes de Dubai, que querem ter a solução no sistema jurídico do país”, diz Radziuk.

Empresas do Paraná, pela primeira vez em Hannover - “Viemos a Hannover não só para nos apresentar no mercado externo, mas para ver o que o mundo tem de melhor em novidades”, afirmou Jorge Badotti, diretor da TS Tecnologia e Sistemas, empresa paranaense especializada em hardware e software para monitoramento e gestão de sistemas para indústrias e manufaturas, expositora pela primeira vez na feira alemã. “A CeBIT é uma vitrine mundial e aqui podemos conhecer o que o mundo oferece de mais avançado em tecnologia”, afirmou Badotti. Ele veio também representando o consórcio Curitiba Offshore Center, que reúne 16 empresas do ramo de TI da capital do Paraná. “Entre os nossos alvos principais no mercado externo estão os Estados Unidos e países da Europa Ocidental”, destaca.

A CeBIT foi aberta oficialmente ao público especializado na manhã desta terça-feira, com o tradicional passeio da chanceler Angela Merkel pelos pavilhões da feira. A visita da chefe de governo alemã foi realizada em companhia do primeiro-ministro da Espanha, país parceiro oficial da CeBIT em 2010, José Luis Rodriguez Zapatero. Ambos os líderes passaram por 15 estandes, durante as duas horas e meia de caminhada.

Este ano, a CeBIT é dedicada ao tema “Connected Worlds”, em que são abordadas as interconexões de todos os aspectos da vida cotidiana através da internet.

Nesta 25ª edição da CeBIT, o Brasil está representado por 41 empresas e entidades, cuja maioria está reunida em dois estandes coletivos, um para as empresas de software e outro dedicado às companhias que oferecem soluções de telecomunicação.

O “Projeto Participação Brasileira na CeBIT 2010” conta com o apoio da Hannover Fairs do Brasil, representante exclusiva da feira no país, e é realizado pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), Softsul (Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software) e pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).

A iniciativa acontece pelo 11º ano consecutivo, dentro do Programa Setorial Integrado para o Setor de Software e Serviços Correlatos - PSI-SW, desenvolvido pela Softex, e este ano conta também com a adesão do Projeto Brasil IT Emerging Players, ambos apoiados pela APEX-Brasil – Agência de Promoção das Exportações e Investimentos. O objetivo é inserir software e serviços brasileiros no mercado internacional e promover a marca Brasil IT+. [www.hanover.com.br ou www.cebit.de ].

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