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03/03/2010 - 09:46

Brasileiros projetam US$ 30 milhões em negócios na Expocomer

Pavilhão Brasileiro montado pela Apex-Brasil na feira que acontece na Cidade do Panamá reúne 34 empresas em busca de negócios nos segmentos de alimentos, indústria têxtil, construção, tecnologia e serviços.

Trinta e quatro empresas brasileiras dos mais diversos segmentos participam, de 3 a 6 de março, da 24ª edição da Feira Expocomer com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O evento acontece no Centro de Convenções Atlapa, na Cidade do Panamá, e é visto como uma oportunidade única de estabelecer contatos com mais de 2.500 executivos que estarão presentes na ocasião por conta de missões comerciais oriundas da América, Ásia, Europa e Caribe. A estimativa da Apex-Brasil é de que cerca de US$ 30 milhões em negócios sejam fechados na feira e nos 12 meses seguintes. O número é 50% maior do que na edição de 2009 da feira.

A Expocomer é uma exposição comercial multissetorial. Os principais segmentos da feira são alimentos, têxteis, construção, tecnologia e serviços. A feira também permite aos participantes exibirem seus produtos e serviços aos mercados locais e regionais, introduzir novidades e tendências, avaliar a reação dos potenciais consumidores e utilizar a Zona Livre de Colón, no Panamá, como ponte para a reexportação de produtos para o Caribe, América Central e América do Sul. Pavilhão brasileiro

O pavilhão brasileiro, organizado pela Apex-Brasil, ocupa uma área de 500m², com quarenta estandes ocupados pelas companhias nacionais que participam da ação da Agência. Estarão no evento empresários brasileiros dos mais diversos setores, tais como jóias, moda, decoração, objetos de arte, peixes da Amazônia, engenharia de pesca, malhas, consultoria de projetos, brinquedos, farinha de milho convencional, tubos em polietileno, software, transmissores de temperatura e umidade relativa, móveis, duchas elétricas, alimentos em conserva, molho de pimenta, chás, carne seca, carne salmoura, água mineral, portas e portões elétricos e estruturas metálicas.

O Pavilhão Brasil espera receber a visita de cinco mil empresários e promover pelo menos 500 encontros efetivos de negócio. A área terá um espaço institucional, utilizado por Apex-Brasil, Embaixada do Brasil no Panamá e por integrantes de uma missão empresarial paralela, organizada pela Rede CIN (Centro Internacional de Negócios) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A abertura está programada para as 11h do dia 3 de março, e o Pavilhão do Brasil terá sua cerimônia de abertura oficial às 15h do mesmo dia, com participação dos embaixadores do Brasil no Panamá, Eduardo Prisco Paraíso Ramos, e do Panamá no Brasil, Gabriela Garcia. A Câmara de Comércio Brasil-Panamá (www.camarabrasilpanama.com.br) também está envolvida no apoio aos brasileiros presentes no evento.

Zona livre de comércio - Em 2009, estiveram na Expocomer 481 expositores de 28 países. Os negócios realizados durante o evento chegaram a US$ 100 milhões. O Pavilhão Brasileiro teve 51 empresas que fecharam negócios de US$ 20 milhões e fizeram 1.200 contatos com compradores estrangeiros.

O Panamá é um ponto de distribuição para a América Latina e conta com a maior zona livre de comércio do ocidente. Em 2009, o Brasil exportou para o país centroamericano US$ 210 milhões. Os principais produtos comercializados pelos brasileiros com os panamenhos foram aviões a turbojato (US$ 13 milhões), preparações químicas contraceptivas para espermicidas (US$ 8,7 milhões), cimentos não-pulverizados (US$ 5,67 milhões), medicamentos de estrogênios e progestogenios em doses (US$ 5,4 milhões) e geradores de corrente alternada (US$ 5,28 milhões).

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