Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2010 - 08:08

Santo Antônio Energia adota tecnologia de comunicação móvel no controle da segurança do trabalho


Caneta digital da QSE Tecnologia oferece mais agilidade e segurança ao tráfego de dados do campo de obras.

Com solução tecnologia própria na área da comunicação móvel, a QSE Tecnologia em Inspeção, maior empresa brasileira em certificação e gerenciamento de projetos de petróleo, óleo, gás e energia, acaba de fechar negócio com a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, no rio Madeira, em Porto Velho (RO), para equipar a gerência de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) com a O’Pen, caneta digital utilizada em operações de captação e transferência de informações escritas à mão. A O’Pen é tecnologia exclusiva da Makem, empresa criada pela QSE para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas na comunicação móvel.

Segundo engenheiro Ronicarlos Pereira, presidente da QSE, o maior diferencial competitivo da empresa no mercado de certificação e inspeção é o “arsenal” próprio de ferramentas desenvolvidas sob medida para as empresas clientes. “Nossos investimentos em tecnologia da informação são permanentes para levarmos as melhores práticas em gerenciamento, com fluxo rápido e em tempo real, itens essenciais para a tomada de decisões das companhias que operam no mercado de energia”, diz Pereira.

A QSE Tecnologia é a empresa responsável pela integração do sistema de transmissão de dados para a gerência de SST da concessionária. “A partir do uso da O’Pen, os relatórios e check list da área de SST, realizados pelos técnicos de segurança em campo, são transmitidos em tempo real, já que as informações são transferidas para uma base de dados via Bluetooth ou por um sistema de comunicação em rede e descarregadas em qualquer computador. Ainda oferecemos como vantagem a operação simplificada da tecnologia”, diz Ronicarlos Pereira, presidente da QSE.

Já o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Santo Antônio Energia, Marcelo Prado, afirma que “com esta tecnologia será possível fazer o acompanhamento diário das ações de campo e realizar a gestão preventiva de riscos”. O Programa de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pela Santo Antônio Energia, tem o objetivo de conscientizar os trabalhadores e as empresas regionais de Porto Velho sobre a importância do cuidado com a segurança do trabalho para a preservação da vida e da saúde dos trabalhadores. “A velocidade no recebimento de informações aliada a agilidade no tempo de resposta pode salvar uma vida. Isso é o mais importante na gestão da área de Saúde e Segurança do Trabalho”, finaliza Prado.

Usina Hidrelétrica Santo Antônio - Com potência instalada de 3.150 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 44 milhões de pessoas, a UHE Santo Antônio tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas, pois utiliza tecnologia de ponta e menos agressiva ao meio ambiente. A Santo Antônio Energia é a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país – tem, entre seus acionistas, as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira