Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2010 - 08:14

Takaoka: cinco décadas de tecnologia em equipamentos para anestesia e terapia intensiva

Fundada em 1957, a KTK é uma das mais tradicionais indústrias de equipamentos hospitalares. Hoje, a empresa conta com 300 colaboradores distribuídos em duas unidades fabris: Vila Paulicéia, em São Bernardo do Campo e São João Clímaco, em São Paulo. Líder absoluta em aparelhos para anestesia, com cerca de 50% de market share, exporta para mais de 30 países, mercado responsável por 20% de seu faturamento.

Para este ano, seu faturamento está previsto em torno de R$ 60 milhões. Para os próximos anos está previsto o crescimento de 10% o ano. Ainda em 2010, serão investidos um milhão de reais no lançamento de dois novos produtos o SAT Premium – equipamento de anestesia para concorrer com os equipamentos importados mais sofisticados, e o Vint 500 - ventilador neonatal desenvolvido para o mercado externo. Atualmente, são produzidos em média de 1.000 equipamentos na área de anestesia e em terapia intensiva, 2.150 unidades. Hoje, os produtos Takaoka possuem mais de 30 milhões de horas de cirurgia no Brasil.

De olho no mercado internacional, a KTK acaba de fechar uma parceria com um revendedor em Portugal e na África do Sul. “Nosso objetivo é atingir países da Europa, Ásia e África”, ressalta o diretor geral Sammy Roger.

História da KTK – A maioria dos estudantes de medicina aprendeu a manipular um aparelho de anestesia num equipamento KTK. Em 1951, o dr. Kentaro Takaoka, um jovem médico anestesista, cansado de enfrentar a falta de equipamentos adequados para exercer a prática da profissão, resolveu desenvolver um aparelho de dimensões reduzidas, capaz de executar a ventilação artificial controlada.

Sua trajetória estava apenas começando. Ele testou seu invento em animais durante quatro anos. Em 1955, o respirador Takaoka foi testado pela primeira vez em ser humano, marco histórico da anestesia no mundo. Após dois anos, dr. Kentaro decide fabricar seu invento em maior escala, fundando assim a K.Takaoka Indústria e Comércio Ltda. “Desde o início nosso objetivo é desenvolver novas tecnologias, contribuindo para o crescimento da anestesia e da medicina”, ressalta Roger. Atualmente, a KTK dispõe de uma extensa linha de produtos entre equipamentos e acessórios para anestesia, medicina intensiva, monitorização e oxigenioterapia.

Seus equipamentos são de fácil e pouca manutenção, com tecnologia própria e nacional. São altamente competitivos e sua margem de preço está em torno de 20% abaixo dos produtos importados.

Hoje, com o surto da gripe suína, a KTK oferece ao mercado equipamentos de alta tecnologia para atender casos de terapia intensiva (UTI), são eles: Smart; Color e Carmel.

Perfil - Atendimento técnico em todo o Brasil | † Líder em equipamentos de anestesia com 60% do mercado | † Ocupa o 6º lugar em equipamentos destinados à terapia intensiva, com 20% de market share |† Certificada pela ISO 13485 e pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – com o certificado de Boas Práticas de Fabricação | † Possui mais de 90 patentes registradas no mundo | † Exporta para mais de 30 países: Cuba; México; Argentina; África do Sul; Ucrânia; Rússia; Eslováquia; Ásia (Arábia Saudita, Emirados Árabes, Índia, dentre outros) e América Latina (Bolívia, Chile, Venezuela, Panamá, dentre outros). | † Seus principais concorrentes: Drager (Alemã); Maquet (Suíça); Dixtal/Phillips e Intermed; Viasys e GE (americanas) | † Grandes vendas: Desde 2005, a KTK comercializa para o Ministério da Saúde brasileiro. Ao total foram vendidos 2.300 ventiladores para as ambulâncias do SAMU e outros serviços de atendimento emergencial. | † Unidades vendidas de equipamentos de anestesia de todas as empresas KTK e concorrentes: 2.000 a 2.500 ao ano. | † Unidades vendidas de equipamentos de terapia intensiva de todas as empresas KTK e concorrentes: 8.000 ao ano. | † Participação da KTK na rede privada e na rede pública: Seu atendimento está concentrado na rede pública, ou seja, três vezes mais que na rede particular de hospitais. | † Parceria importante: Penlon (Inglesa) – fabricante de vaporizadores calibrados com chave seletora (sistema de segurança).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira