Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2010 - 08:14

Fórum Econômico Mundial anuncia os Jovens Líderes Globais 2010

Jovens líderes de 72 países são premiados por sua liderança destacada, realizações profissionais e compromisso com a sociedade Desses jovens líderes selecionados, 18 são da América Latina. Os Jovens Líderes Globais são escolhidos em diversos setores, como negócios, governo, meio acadêmico, mídia, organizações sem fins lucrativos e arte e cultura, em todas as regiões do mundo Os Jovens Líderes Globais participam de forças-tarefa que abordam desafios específicos de interesse público com o objetivo de moldar um futuro melhor

Genebra, Suíça – O Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) divulgou seus Jovens Líderes Globais (Young Global Leaders - YGL, sigla em inglês) para 2010. Essa honraria, concedida anualmente pelo Fórum, identifica e reconhece até 200 jovens líderes de todo o mundo, destacados por suas realizações profissionais, compromisso com a sociedade e potencial de contribuição para moldar o futuro do mundo.

Para 2010, o Fórum selecionou 197 Jovens Líderes Globais de 72 países e em todos os âmbitos de intervenção social (negócios, sociedade civil, empresários sociais, política e governo, arte e cultura e opinião e mídia). O novo grupo conta com representantes de todas as regiões: Extremo Oriente (43), Ásia Meridional (21), Europa (46), Oriente Médio e África Setentrional (14), África Subsaariana (17), América do Norte (38) e América Latina (18). A seleção deste ano tem o maior equilíbrio de sexos até hoje, com 38% de mulheres.

“O Fórum Econômico Mundial é uma comunidade que representa verdadeiramente os mais diferentes grupos de interesse, composta por responsáveis globais pela tomada de decisões, onde os Jovens Líderes Globais representam a voz do futuro e as esperanças da próxima geração. A diversidade da comunidade YGL e seu compromisso no sentido de moldar um futuro melhor por meio de iniciativas de interesse público são ainda mais importantes num momento em que o mundo carece de novas energias para solucionar árduos desafios”, disse Klaus Schwab, Fundador e Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial.

Selecionados em um grupo de quase 5.000 candidatos, os jovens líderes globais foram escolhidos por um comitê de seleção, presidido pela Rainha Rania Al Abdullah, do Reino Hashemita da Jordânia, e composto por 30 líderes eminentes da mídia internacional, inclusive Jorge Fontevecchia, editor e proprietário do Diário Perfil, da Argentina.

Os Jovens Líderes Globais 2010 refletem a diversidade das regiões e grupos de interesse. Os líderes escolhidos na América Latina incluem, entre outros, Esteban Piedrahita, Diretor Geral do Departamento de Planejamento da Colômbia (da Colômbia); Alfredo A. Capote, Diretor Gerente da Goldman Sachs (do México); Felipe Aldunate, Editor-Chefe da AméricaEconomia (do Chile); Wyclef Jean, Fundador da Fundação Yélé do Haiti (do Haiti); e Christina K. Lopes, Presidente e Membro do Conselho Consultor da CKL Consulting (do Brasil).

“Sinto-me estimulada por colaborar com os Jovens Líderes Globais e espero unir forças com os inovadores do Vale do Silício e com líderes da China e do Oriente Médio”, declarou Christina K. Lopes, da CKL Consulting, do Brasil. “É particularmente gratificante ser escolhida como Jovem Líder Global no mesmo ano em que o Presidente Lula foi agraciado com o prêmio de Estadista Global. O mundo está pronto para o Brasil e o Brasil está pronto para o mundo. Humildemente, levo bastante a sério este manto de liderança e espero representar com excelência o Brasil e a América Latina com os outros Jovens Líderes Globais da região.”

Os premiados de 2010 farão parte do Fórum dos Jovens Líderes Globais, uma comunidade mais ampla composta atualmente por 660 pessoas de destaque. Os Jovens Líderes Globais reúnem-se em uma cúpula anual, que este ano ocorrerá de 2 a 7 de maio, em Dar es Salaam, na Tanzânia – pela primeira vez na África e a maior reunião dos Jovens Líderes Globais – já realizada – bem como em eventos e reuniões do Fórum ao longo do ano. Esses eventos permitem que os Jovens Líderes Globais construam uma comunidade sólida e diversificada, para produzir um entendimento melhor das prioridades regionais e globais e engajar-se em iniciativas para abordar problemas específicos de interesse público (leia mais sobre as forças-tarefa YGL ou visite www.redesignourworld.com).

“No primeiro contato com a comunidade dos Jovens Líderes Globais você se sente entrando em uma sala onde todos desejam mudar o mundo, e eles não estão simplesmente pensando nisso, eles estão fazendo algo eficaz e relevante nesse sentido”, disse Alvaro Rodriguez Arregui, Co-Fundador e Sócio Gerente da IGNIA Partners, do México, e um dos premiados em 2005. “Após essa experiência, você percebe um senso de total responsabilidade. Simplesmente, não é mais possível virar as costas para tal responsabilidade que lhe foi dada como um presente. A seguir, você começa a perguntar-se: qual será minha contribuição para construir um mundo melhor? E com a energia e motivação contagiantes que você recebe da comunidade dos Jovens Líderes Globais, você entra imediatamente em ação, com a convicção de que pode fazer a diferença. Multiplique esse efeito por centenas de pessoas: é assim o poder dessa comunidade.”

Fórum de Jovens Líderes Globais - Criado em 2004 pelo Professor Klaus Schwab, o Fórum dos Jovens Líderes Globais é uma comunidade única, que representa os mais diferentes grupos de interesse, composta pelos mais extraordinários jovens líderes do mundo, que dedicam uma parte de seu tempo para, em conjunto, abordar os desafios globais e que estão comprometidos a devotar parte de seu conhecimento e energia para, coletivamente, trabalhar por um futuro melhor. Juntos, os Jovens Líderes Globais trabalham para descobrir soluções inovadoras para os problemas atuais mais prementes, por meio de diversas iniciativas e fluxos de trabalho, além de funcionarem como catalisadores para a próxima geração de líderes.

O Fórum Econômico Mundial é uma organização internacional independente, comprometida em melhorar a situação mundial por meio do envolvimento dos líderes em parcerias a fim de definir as prioridades globais, regionais e setoriais. Constituído como uma fundação em 1971 e sediado em Genebra, na Suíça, o Fórum Econômico Mundial é uma entidade imparcial e sem fins lucrativos, sem vínculos políticos ou partidários nem interesses nacionais. [www.weforum.org]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira