Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2010 - 08:45

Você sabe o que é comunicação ecológica?

O psiquiatra Jerome Liss apresenta as bases de um conceito inovador de comunicação. Indicada para grupos voltados para a transformação social e profissionais que lidam com o público, incluindo empresas, a comunicação ecológica pode estabelecer o equilíbrio necessário para o crescimento do grupo.

Imagine uma reunião com a participação de várias pessoas, todas querendo impor seus desejos ao mesmo tempo. Algumas são mais agressivas; outras mais acanhadas; e muitas nem sequer se manifestam. Esse desequilíbrio, claro, prejudica os interesses do grupo. Assim como ocorre na natureza, é possível estabelecer entre os humanos um equilíbrio entre as necessidades individuais e o crescimento do grupo. A comunicação ecológica desenvolve os recursos pessoais de cada um e respeita a diversidade, mantendo ao mesmo tempo a coesão do todo, de tal maneira que as pessoas possam atuar em conjunto tendo em vista um objetivo comum. No livro Gestão de grupos comunitários - As bases da comunicação ecológica (152 p., R$ 41,90), lançamento da Summus Editorial, o psiquiatra americano Jerome Liss revela os métodos fundamentais para criar e desenvolver uma comunicação democrática entre as pessoas.

Trata-se de um guia prático que ensina, passo a passo, a exercer a crítica construtiva, resolver conflitos, facilitar o diálogo, desenvolver projetos de interesse pessoal e social e cooperar com outros grupos. "A comunicação ecológica pode ser aplicada a todos os aspectos da vida humana, incluindo família, escola, trabalho e amizades, além de servir como referência para grupos comunitários", explica o autor. Essa modalidade de comunicação, diz ele, contempla o equilíbrio entre as necessidades do indivíduo e os objetivos do grupo.

Com muito humor, o autor trata de problemas comuns como a falta de foco e as rivalidades internas, oferecendo dicas valiosas, sempre acompanhadas de divertidas ilustrações que ajudam a compreender as situações descritas e conquistam o interesse dos mais jovens.

E o que a comunicação ecológica oferece? Métodos para um rigoroso autocontrole dos membros do grupo e também um facilitador, que contribuirá para a manutenção de um fluxo positivo. "Cultivar os seus recursos numa situação grupal significa ter a oportunidade de usar toda a sua capacidade expressiva durante a discussão de um projeto", esclarece o autor.

Segundo Liss, ao longo da história, os líderes têm tomado as decisões vitais e muitos de nós temos sido seguidores passivos, em vez de participantes ativos. Para mudar esse panorama, de acordo com o psiquiatra, precisaríamos nos unir e agir em conjunto, com participação mútua promovida por grupos comunitários.

O autor - Jerome Liss é consultor do Programa Alimentar Mundial, da Organização das Nações Unidas (ONU), médico pela Faculdade de Medicina Albert Einstein (Universidade Yeshivá, Nova York) e psiquiatra pela Universidade Harvard (Boston). Colaborou com Henri Laborit no estudo da neurofisiologia das emoções. É fundador e diretor da Sociedade Italiana de Terapia Biossistêmica e autor de diversos livros nas áreas de comunicação e psicologia. No Brasil, publicou Terapia biossistêmica - Uma abordagem original da terapia psicocorporal, em coautoria com Maurizio Stupiggia, e Energia e caráter 1, com vários autores, ambos pela Summus Editorial.

.[Editora: Summus Editorial | ISBN: 978-85-323-0651-7 | 152 Páginas| Preço: R$ 41,90 | Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 | Site: www.summus.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira