Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2010 - 09:37

Passeio virtual é opção para quem quer conhecer o acervo do Museu do Relógio

Mas encontra dificuldades para visitá-lo pessoalmente.

Seja por morar numa localidade distante, ter incompatibilidade de horário ou não estar disposto a encarar o trânsito caótico de São Paulo, o potencial frequentador do Museu do Relógio “Profº Dimas de Melo Pimenta” talvez não consiga ver de perto as maravilhosas máquinas de controle do tempo ali abrigadas. Mas ele pode matar um pouquinho da curiosidade fazendo um “passeio virtual” pelo site do Museu.

Cerca de 600 peças, em sua maior parte de interesse histórico e cultural, compõem o acervo do Museu do Relógio “Profº Dimas de Melo Pimenta”, o único do gênero na América Latina.

Instalado no interior da empresa Dimep Sistemas, no bairro de Vila Leopoldina, em São Paulo, o Museu funciona no horário comercial, de segunda a sexta-feira. O esquema é perfeito para receber excursões, principalmente de escolas, mas nem sempre é compatível com a agenda de quem mora ou trabalha longe e tem restrições de horário.

Para dar uma oportunidade a esses potenciais visitantes, a Dimep disponibiliza uma ferramenta de “visita virtual”: [www.dimep.com.br/passeio_virtual.php] e começar o passeio pelo fascinante salão, escolhido pelo professor Dimas de Melo Pimenta (1918-1996), fundador da Dimep e criador do Museu, para abrigar a “nata” de sua belíssima coleção.

Um pouco de história.: O Museu - Em 1950, durante uma viagem à cidade de Aparecida (SP), o empresário Dimas de Melo Pimenta adquiriu um relógio de bolso confeccionado em prata lavrada, com mostrador de esmalte decorado. Era o primeiro item de uma coleção que, na década de 1990, somava aproximadamente 800 peças.

Foi dessa coleção particular que se originou, em 1975, o Museu do Relógio. Quem o visita se encanta com os cucos de origem inglesa e alemã, talhados em madeira maciça; com as antiguidades, que incluem desde relógios do sol surgidos por volta de 5 000 a.C. até o relógio de bolso de um ponteiro só, criado no século 17; e, também, com os relógios curiosos ou divertidos, como o que pode ser programado para coar café na hora de despertar, o lúgubre macaco que mexe os olhos e o relógio que “caminha” no sentido anti-horário, igualzinho ao mostrado no filme “Benjamin Button”.

DIMEP- Fundada há 73 anos, a DIMEP Sistemas evoluiu da fabricação de relógios de ponto para a condição de desenvolvedora de soluções tecnológicas altamente sofisticadas para os controles de ponto e acesso. Em 1997, obteve certificação pela ISO 9001.

A DIMEP é líder no mercado brasileiro e exporta para diversos países da América, Europa e África, além de manter filiais em Portugal, no México e nos Estados Unidos.

Cada vez mais moderna, a DIMEP tem se empenhado em ampliar sua participação em questões de interesse social. Exemplo disso é o apoio dado à Campanha “Todos pela Educação”, que une governos, empresas e entidades do terceiro setor na busca de soluções para os problemas educacionais do País.

. [ Museu do Relógio Profº Dimas de Melo Pimenta, de segunda à sexta – 09h às 11h30 e 14h às 17h, todo segundo sábado do mês – 09h às 11h30 e 14 às 17hAv. Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina, São Paulo/SP | Informações: (11) 3646-4000. Entrada gratuita]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira