Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2010 - 09:43

FIESC assina acordo de cooperação com câmara da indústria alemã

Florianópolis - A Federação das Indústrias (FIESC) assinou no dia 3 de março (quarta-feira), acordo de cooperação com a Câmara de Indústria de Neubrandenburg, da Alemanha. Na avaliação da FIESC, o protocolo, assinado durante visita de uma comitiva do estado alemão de Mecklenburg à entidade, busca intensificar o intercâmbio com Santa Catarina nas áreas de energias renováveis e educação.

O ministro da economia, trabalho e turismo de Mecklenburg, Gerold Jürgens, afirmou que a Alemanha já tem parcerias com Santa Catarina nessa área, mas que os alemães querem ampliar as ações, com investimentos nas matrizes eólica, biomassa e biogás. Segundo Jürgens, hoje, 45% da energia usada em Mecklenburg é renovável. O ministro disse que a indústria do turismo é forte no estado, que recebe cerca de 10 milhões de turistas por ano, mas devido ao envelhecimento da população européia é preciso direcionar os investimentos para áreas como a saúde e biotecnologia.

Jürgens também afirmou que os alemães buscam intercâmbio com o estado na área de educação. O SENAI/SC já desenvolve ações nessa área com universidades daquele país, e deve ampliar o relacionamento a partir de abril, quando uma comitiva catarinense visitará universidades alemãs.

Para o presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa, o Brasil carece de investimentos em infraestrutura, especialmente na área de transporte. Segundo ele, o país pode buscar na Alemanha conhecimento na área logística, principalmente em navegação fluvial, que é tão comum no país europeu, enquanto no Brasil as atividades deste modal ainda são incipientes. "Parcerias com a Alemanha são muito importantes para o desenvolvimento tecnológico e para a formação de profissionais de qualidade para estado", afirmou Corrêa.

Em 2009, Santa Catarina exportou US$ 272 milhões para a Alemanha. Na pauta de embarques estão carne de frango, móveis e motores elétricos. Neste mesmo período, o estado importou US$ 316,7 milhões, principalmente em equipamentos e matérias-primas para a indústria.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira