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05/03/2010 - 08:19

Cruzeiros de março


Temporada marítima já registra aumento de 40% no número de turistas.

Neste mês de março, 14 navios farão mais de 60 roteiros no litoral brasileiro. Desses, cinco são temáticos e inéditos, como o Movida Latina, com aulas e shows de salsa, samba e zouk, Anos Dourados, com música das décadas de 50/60, Baila Comigo, dirigido aos que querem aprender a dançar todos os ritmos, Dolce Vita, voltado às práticas de bem estar, como ioga e reiki, e Humor, com shows, comédias stand-up e imitações.

A temporada de Cruzeiros Marítimos, que começou em outubro do ano passado e vai até maio próximo, é a maior já realizada em águas brasileiras. Seus 18 navios, dois a mais do que na temporada anterior, devem levar aproximadamente 900 mil turistas para passeios pela costa do país, segundo prevê a Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar). Das embarcações, quatro já deixaram o país: CVC Soberano, CVC Zenith, Grand Celebration e Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros.

Até agora, cerca de 90% das cabines já foram vendidas, o que representa que 760 mil pessoas já compraram suas viagens, um aumento de 40% no número de cruzeiristas na comparação com a temporada passada, concluída com 540 mil turistas.

O Rio de Janeiro vai receber 14 navios: Costa Concordia; Costa Magica; Costa Victoria; CVC Soberano; Grand Celebration (Ibero); Grand Mistral (Ibero); Grand Voyager (Ibero); MSC Armonia; MSC Lirica; MSC Musica; MSC Opera; MSC Orchestra; Splendour of the Seas; Vision of the Seas.

Estima-se que aproximadamente 450 mil turistas estarão a bordo dos 193 Cruzeiros que os 14 navios farão para a região, número 67% maior do que o da temporada passada. Em 2008/2009, foram 112 Cruzeiros, que levaram quase 270 mil cruzeiristas.

Impacto dos cruzeiros na economia - “Os Cruzeiros Marítimos são uma atividade de enorme geração de emprego e renda nos destinos que visitam. O navio funciona como degustador do destino e incentiva o consumo de produtos locais. Outro ponto interessante é que o cruzeirista é fiel ao seu modelo de lazer e se sente aguçado em viajar em outros navios, mesmo que façam rota idêntica à anterior”, afirma o subsecretário de Turismo do Rio de Janeiro, Pedro Guimarães.

O público dos navios, na opinião do subsecretário, geralmente tem bom poder aquisitivo. “Consome férias e lazer em curto espaço de tempo e gera benefícios para as cidades. Além disso, os Cruzeiros são integradores de modelos de transportes, pois fomentam a indústria aeroportuária e hoteleira”.

Estimativas dos órgãos ligados ao turismo do Rio de Janeiro indicam que cada cruzeirista estrangeiro gasta, em média, US$ 300 por dia, quantia fácil de ser ultrapassada devido às várias opções que a cidade oferece, onde se incluem restaurantes, shows, casas noturnas e compras.

Abremar – A Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas foi fundada em janeiro de 2006 para representar institucionalmente um dos segmentos mais promissores da indústria turística nacional: o turismo marítimo. Seu objetivo é trabalhar com afinco pela regulamentação dos Cruzeiros de cabotagem – entre portos do mesmo país. Defende também a modernização da infra-estrutura portuária e pretende formar agentes de viagens especializados na venda de cruzeiros, contribuindo, ainda, para reforçar a divulgação da atividade no país e no exterior. Atualmente, tem 19 empresas associadas entre armadoras e operadoras de turismo no Brasil, entre elas, Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, CVC e Royal Caribbean. Site: [www.abremar.com.br]

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