Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2010 - 08:30

Programa “Qualidade de Vida” ajuda a reduzir 'turnover' a 0,5% no Centro Auditivo Telex

Empresa oferece a seus funcionários terapias orientais, treinamentos especiais para maratonas e moderna academia de ginástica na sede, em Botafogo (RJ).

O Centro Auditivo Telex, empresa pertencente à multinacional dinamarquesa Oticon, que fabrica e comercializa aparelhos auditivos, já registra a adesão de mais de 60% de seus funcionários a seu "Programa de Qualidade de Vida", implantado no edifício-sede, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O compromisso com a qualidade de vida reflete o lema da Telex - People First (pessoas em primeiro lugar). De acordo com Alessandra Agarez, gerente de RH, os gestores já estão conscientes da importância das atividades para a satisfação dos funcionários e um bom ambiente de trabalho.

Aulas de ioga, sessões de shiatsu, acupuntura, massoterapia, acompanhamento nutricional, ginástica laboral, academia de ginástica e corridas de rua compõem o programa. O diferencial é a possibilidade de os funcionários realizarem qualquer uma das atividades durante o expediente. A adesão ao programa é comprovada pelo preenchimento dos horários. A empresa também organiza eventos outdoor envolvendo a participação de funcionários, familiares e amigos, como passeio ciclístico, caminhada ecológica, arvorismo, dentre outras atividades.

"Um gerente nunca diz ao funcionário que ele não pode, por exemplo, fazer a sessão de acupuntura que está agendada. Ele o libera para uma escapadinha do serviço. Desta forma, o bom relacionamento entre líderes e liderados é garantido. Temos tido bom retorno. Nosso índice de turnover é baixíssimo, de 0,5%, certamente influenciado pelo programa de qualidade", relata Alessandra.

Terapeuta especializado em medicina chinesa, Luiz Mercanti aplica shiatsu e acupuntura na Telex. "As pessoas relatam bem-estar psíquico e físico. As queixas em relação a dores e lesões vão desaparecendo no decorrer do tratamento. Assim, o funcionário produz mais porque trabalha mais feliz e se ausenta menos".

Na academia de ginástica, esteiras, bicicletas e aparelhos de musculação de última geração ajudam os funcionários a diminuir a silhueta e a aumentar a auto-estima, sempre com o acompanhamento de um profissional de educação física.

O Centro Auditivo Telex também patrocina a participação dos empregados em maratonas. Para que estejam bem preparados, contratou inclusive o fisioterapeuta Reinaldo Musialowsky. Durante três vezes na semana, o especialista e mais 35 funcionários da Telex podem ser vistos correndo na pista Claudio Coutinho, na Praia Vermelha. No momento, a preparação é para a Maratona de Buenos Aires, que ocorre em outubro. Os melhores vão participar, com tudo pago pela empresa.

No ano passado, com o projeto “Terapias Orientais: uma contribuição para a gestão de pessoas”, o RH do Centro Auditivo Telex obteve o 2º lugar na modalidade Gestão de Pessoas - Categoria Profissional -, do 15º Prêmio Ser Humano Osvaldo Checchia 2009, promovido pela ABRH-Nacional. “O prêmio significa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido por nós de promover o equilíbrio na saúde dos funcionários e seu bem-estar, inclusive por meio das terapias orientais. A premiação indica, principalmente, que estamos no caminho certo na gestão de nossos talentos”, conclui Alessandra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira