Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2010 - 09:06

Hamburg Süd e Aliança participam do Tobacco Industry Golf Tournament

Evento acontece anualmente para celebrar o início da comercialização da safra de fumo.

Rio Grande do Sul, 4 de março de 2010 – Nos próximos dias 6 e 7 de março (sábado e domingo), a Hamburg Süd e a Aliança Navegação e Logística participarão do Tobacco Industry Golf Tournament (TIGT), que acontecerá em Santa Cruz do Sul (RS). Novamente as empresas serão patrocinadoras de um dos mais tradicionais eventos de golfe, que espera reunir mais de 150 jogadores entre representantes da indústria fumageira, fornecedores, clientes internacionais, importadores e exportadores em sua 17ª edição.

O Vale do Rio Pardo, que congrega os municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz, abriga as indústrias beneficiadoras de tabaco e empresas de cigarro com destaque internacional. A região é considerada o maior complexo fumageiro do mundo.

De acordo com Renê Wlach, gerente da Hamburg Süd e da Aliança na região Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande), o tabaco é a carga conteinerizada de maior volume embarcada via Porto de Rio Grande. “Em 2009, mesmo com os problemas mercadológicos e a forte concorrência, nossa participação manteve-se em 25% do total exportado”, afirma.

Segundo o executivo, o tabaco tem sido uma carga regular no Porto de Rio Grande e o volume tem crescido mesmo sob pressão de restrições de consumo. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtos mundial da commoditie e o ocupa o primeiro lugar no ranking das exportações mundiais.

“Acreditamos que a tendência é de crescimento nos próximos anos. O tabaco é um produto exportado em larga escala aos mercados consumidores, o que gera renda e desenvolvimento nas regiões produtores e em toda a cadeia logística”, afirma Wlach.

Apesar da crise mundial, o volume de vendas cresceu e, conforme o gerente, se houvesse mais oferta do produto no Brasil, também teria sido vendido. “O mercado de tabaco é muito diversificado e pode-se dizer que o produto é exportado para mais de 160 países e o setor ainda tem diversas oportunidades comerciais em outros países”, diz.

Dados preliminares levantados junto ao Sindicato da Indústria do Fumo da Região Sul do Brasil (SindiTabaco) indicam que o setor, de uma produção de 739 mil toneladas, exportou, em 2009, 672 mil toneladas, o que totalizou US$ 3,02 bilhões em vendas externas, um aumento de 11% no valor negociado em relação ao período anterior, graças à recuperação nos preços. Para 2010, a perspectiva é de queda nas exportações em razão do excesso de chuva durante o processo produtivo.

O torneio - O Tobacco Industry Golf Tournament acontece anualmente para marcar o início da comercialização da safra do fumo. Durante o evento, Renê Wlach, juntamente com Diogo Oishi, do departamento de Recursos Humanos, Julio Salvati, coordenador de vendas para o Rio Grande do Sul e Juergen Mathi, gerente de commodities, prestigiarão o evento.

“O torneio é esperado ansiosamente por todos. Os bons contatos se revertem em possíveis negócios nas semanas que sucedem o evento, além de se configurar em uma oportunidade para ampliarmos o relacionamento com executivos do setor, trocando informações sobre volumes, épocas de embarque e venda”, comenta Wlach.

. [ XVI Tobacco Industry Golf Tournament (TIGT), dias 07 e 08 de março de 2009 (sábado e domingo), no Santa Cruz Country Club, Avenida Leo Kraether, 2.227 – Bairro Country – Santa Cruz do Sul. Telefone: (51) 3711-3362].

Hamburg Süd - Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. A Hamburg Süd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da década de 40, também é um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas com tecnologias inovadoras.

Em 2007, a empresa movimentou 2,14 milhões de TEUs. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos químicos e autopeças.

Aliança Navegação e Logística - Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

Com faturamento de R$ 2,4 bilhões em 2008, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou cerca de 518 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 15 portos nacionais e possui 14 escritórios próprios no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira