Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2010 - 09:06

“O processo de projeto e a Sustentabilidade na produção da Arquitetura”

Livro do arquiteto Márcio Porto será lançado no dia 10 de março (quarta-feira).

A InterfaceFLOR, maior fabricante de carpetes modulares do mundo, é uma das patrocinadoras do livro “O processo de projeto e a Sustentabilidade na produção da Arquitetura” assinado pelo arquiteto Márcio Porto. Com lançamento marcado para o dia 10 de março, na Livraria da Vila na Al. Lorena, S. Paulo, o livro teve origem em uma tese de mestrado do arquiteto, finalizada em 2006, resultado de pesquisas iniciadas em 2003.

A vivência de Márcio Porto nos EUA no início da década (entre 1999 e 2000) aflorou seu interesse pela arquitetura sustentável. “Lá já existia a discussão sobre o assunto há muito tempo, principalmente na Califórnia, onde a preocupação ambiental é muito forte. Hoje, o assunto é bastante recorrente no Brasil entre os escritórios de arquitetura”, afirma Márcio Porto, arquiteto e autor da obra.

Para a americana InterfaceFLOR a questão sustentável é fundamental para o mundo moderno, pois desde 1994, o fundador e atual Chairman da empresa Ray Anderson tem como objetivo deixar de utilizar os recursos naturais que não possam ser repostos.

“Livros como o do Márcio Porto são importantes para o mercado por reafirmarem a necessidade de mudarmos conceitos e investirmos cada vez mais em produtos e processos que não prejudiquem o meio ambiente”, afirma Luciano Bonini, Diretor de Marketing & Comunicação da InterfaceFLOR para a América Latina.

Na época em que a InterfaceFLOR começou suas operações, produzir carpetes era um processo tóxico, pois a matéria-prima base era extraída de derivados de petróleo, que poluem o ar e água e geram toneladas de lixo. Após 15 anos, a InterfaceFLOR diminuiu as emissões de gases em 82%, o consumo de combustível fóssil em 60%, desperdício em 66%, inventando e patenteando máquinas, materiais e processos de manufatura sustentáveis. Com isso, as vendas cresceram em 66%, dobrando os rendimentos e aumentando as margens de lucros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira