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05/03/2010 - 09:22

Quiosque: baixo investimento, facilidade de negociação do ponto e boa exposição da marca. É a proposta da franquia Espetíssimo

Primeiros pontos estão instalados em São Paulo e Jundiaí, mas há planos de prosseguir expansão por toda a capital e região metropolitana.

São Paulo – Quiosques são ótima opção de negócio. Instalados em supermercados, shoppings e outros pontos de grande circulação de pessoas, eles ocupam pouco espaço – o que se traduz em aluguéis acessíveis – e permitem flexibilidade na localização. A boa relação custo-benefício também é um dos fortes atrativos para investidores que desejam conduzir seu primeiro negócio próprio. “A Espetíssimo traz ao mercado a possibilidade de trabalhar com um negócio sem concorrência direta, de baixo investimento, fácil operação e grande aceitação em regiões de alta circulação de público consumidor”, garante Felipe Paoletti, sócio-diretor da marca, que iniciou seu sistema de franquias no ano passado oferecendo espetos para consumo imediato.

O jovem empresário comenta a oportunidade de aproveitar um negócio já em operação – e com público fiel – ao quiosque. “Quando instalado em centros comerciais, sejam grandes ou pequenos, o quiosque participa do movimento local e a operação se sustenta. Além disso, a burocracia da locação é menor e a oferta de pequenos pontos comerciais – a partir de 6 m² – é sempre maior”, diz.

Do ponto de vista arquitetônico, os quiosques Espetíssimo foram desenvolvidos por duas agências especializadas no assunto. As cores (vermelha e amarela) transmitem fácil comunicação, e as dimensões foram planejadas de maneira a permitir a mobilidade do atendente e a instalação de todos os equipamentos necessários (basicamente, um freezer com espaço para estoque, máquinas para assar os espetos e balcão). Estão disponíveis em dois tamanhos: Compact, com espaço de 6 m² e capacidade de produção de até 500 espetos/dia; e Maxi, com área de 9 m² e produção de 1.000 espetos/dia.

Para Paoletti, o baixo custo assegura rentabilidade maior ao negócio. O suporte da equipe franqueadora começa na escolha do ponto – que pode ser sugerido pelo candidato a franqueado, e cuja viabilidade será analisada pelo franqueador. “Auxiliamos na negociação com o supermercado ou diretamente com o proprietário do imóvel. Estamos abertos até mesmo a negociar nossas unidades próprias”, observa o empresário.

Além disso, não é necessária experiência no ramo de alimentação, já que será dado treinamento completo. Durante os primeiros 15 dias de operação – período considerado fundamental para o entrosamento no negócio –, franqueado e funcionários são treinados in loco na manipulação e manutenção de produtos e equipamentos, bem como na operação sob o aspecto administrativo. Faz parte do projeto um sistema operacional de alta tecnologia, com um PDV Touch Screen, com software de fácil manuseio monitorado pela matriz, o que facilita o controle operacional das lojas e agiliza emissão de pedidos, estoque e fornecimento dos espetos.

A maior exigência para esse tipo de negócio é que a pessoa tenha disponibilidade para realizar pessoalmente a operação, e esteja preparada para encarar longos períodos de trabalho, inclusive nos finais de semana. “O ramo de alimentação não para nunca e, com uma boa administração, o franqueado logo conquistará novas unidades, ampliando sua atuação e seus ganhos”, comenta Paoletti.

A Espetíssimo - Instalada inicialmente em sete pontos próprios – Cidade Dutra, Itaim Paulista, Jaçanã, Mooca, Tremembé e Vila São José, bairros de São Paulo, e Centro de Jundiaí –, a Espetíssimo, franquia de fast-food de espetos, nasce amparada pelo know-how de 30 anos de seu principal fornecedor, o conceituado Churrasquinho Jundiaí. Segundo o sócio-diretor da empresa, Felipe Lacerda Paoletti, a ideia de trabalhar com o formato quiosque surgiu junto com a concepção da franquia. “O próprio produto espetinho, que pode ser consumido por impulso e rapidamente no dia a dia, sugeriu o modelo”, afirma.

Também ao próprio produto – apreciado por pessoas de todas as classes –, o empresário atribui o rápido sucesso. Preocupação com higiene e preço acessível são outros fatores que destacam a Espetíssimo. “Nossos espetinhos são fornecidos congelados, e mantidos na refrigeração adequada até ser assados na hora do consumo, em máquina exclusiva, com total higiene, sem fumaça ou mau cheiro. Além disso, cada espetinho com 115 gramas custa apenas R$ 2,50”, detalha.

O baixo preço não descarta o valor nutritivo dos espetinhos, oferecidos nos sabores carne bovina e suína,, frango (sobrecoxa, peito e coração), linguiça (toscana e calabresa), kafta, queijo coalho, pão de alho e abacaxi. Podem ser acompanhados de diversos tipos de bebidas e consumidos no local ou levados para viagem, em embalagens apropriadas para o reaquecimento em micro-ondas.

Modelos de franquias - A Espetíssimo foi formatada de maneira a oferecer três modelos de franquia, todos com baixo investimento: Espetíssimo Compact – Trata-se de um quiosque compacto, de 6 m2, para atender à demanda local de médio giro diário. Comporta apenas uma máquina para assar o produto, reduzindo custos. A formatação permite, ainda, a colocação de banquetas, para maior conforto dos clientes durante o consumo dos espetos. O valor de investimento é de R$ 78 mil.

Espetíssimo Maxi – É um quiosque de 9 m2, ideal para locais de grande movimento, que conta com duas máquinas para assar e espaço para estoque. Por dispor de um balcão maior, a comunicação visual fica privilegiada por um layout leve e informal, associado a uma área de atendimento mais ampla, o que possibilita faturamento mais elevado. Permite a adoção de banquetas para o conforto dos clientes durante o consumo dos espetos. O valor de investimento é de R$ 96 mil.

Espetíssimo Rush Street – Lojas de rua, com 10 m2 a 12 m2, em áreas de grande movimento, localizadas principalmente em grandes cidades. São pontos de alto giro, portanto requerem a utilização de duas ou mais máquinas de assar espetos. Nesse modelo, há opção de colocar mesas e banquetas para maior conforto dos consumidores. O valor aproximado de investimento é de R$ 96 mil.

A expansão- A rede Espetíssimo iniciou sua atuação pela capital paulista. A intenção é marcar presença nas redes de supermercados, terminais rodoviários e pontos de grande movimento, seja em centros ou ruas comerciais. Faz parte dos planos imediatos de expansão a instalação de unidades nas cidades da Grande São Paulo. “Nosso crescimento será rápido, mas concreto”, avalia Paoletti.

Para este ano, o sócio-diretor da Espetíssimo planeja forte crescimento: “Nossa meta é chegar a 35 franquias, entre quiosques e lojas, o que equivale a uma expansão de 400% sobre os atuais pontos de venda”, afirma.

A meta é baseada em dados concretos. Com poucos meses de operação, a franqueadora é procurada diariamente por dez candidatos a investir na franquia. São empreendedores que veem no ineditismo do negócio, na fácil operação, na qualidade do produto e no baixo investimento a oportunidade de se tornar donos do próprio negócio. [ Site: www.espetissimo.com | E-mail: [email protected] ]

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