Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2010 - 09:29

Brasil é escolhido para o debate das relações mundiais do trabalho

No mês de maio, país será sede do CIETT 2010.

Como país emergente da vez, o Brasil ganhou o direito de sediar o Congresso Mundial de Terceirização e Trabalho Temporário (CIETT). Os países europeus, principalmente, querem ver “in loco” como o Brasil vem abrindo novos postos de trabalho. No maior evento mundial do setor, será debatida a terceirização como alternativa para a situação mundial de desemprego. No ano passado, o mundo perdeu 27 milhões de empregos.

No Brasil, 54% das indústrias terceirizam o trabalho. O índice chega perto de 75% nas grandes empresas, ultrapassa 60% nas médias e atinge mais de 40% nas pequenas, segundo levantamento feito pela CNI. Especialistas brasileiros e do exterior, entre eles Marcio Pochmann, presidente do IPEA, estarão em maio, em São Paulo para o encontro organizado pelo Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Terceirização de Serviços e Trabalho Temporário).

De acordo com Vander Morales, presidente do Sindeprestem e também da Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário), a realização do evento no Brasil é uma grande oportunidade para o debate de idéias sobre a atividade de terceirização no mundo todo e, principalmente, aqui no país, onde gera milhares de empregos. “A flexibilização das leis ajusta as relações de trabalho à realidade econômico-social de cada país”, diz.

Em 2009, o congresso foi realizado em Portugal, com a participação de 21 países, que debateram a flexibilização das leis trabalhistas para a maior geração de empregos, levando em conta que mudou o modo de produção na economia moderna. A medida, adotada na Espanha há mais de uma década, diminuiu na época o índice de desemprego de 22% para 8,4%, o que permitiu a criação de duas milhões de vagas.

Tema central - No Brasil, o CIETT será realizado no WTC Convention Center, em São Paulo, nos dias 26, 27 e 28 de maio, e terá em sua programação palestras, workshops e feira de negócios voltada para a atualização e capacitação dos profissionais da área. Em paralelo, ocorrerá o 1º Fórum Brasil de Relações do Trabalho na Terceirização e Trabalho Temporário, reunindo mo mesmo espaço empresários e profissionais do setor de serviços, tomadores e prestadores de serviços especializados. “O evento permite trazer diferentes experiências e a troca de idéias e experiências”, diz Fernando Calvet, presidente do comitê organizador do congresso.

“A via da flexibilidade como trabalho decente” é o tema central do CIETT 2010, iniciando um grande debate sobre as relações trabalhistas. O professor Marcio Pochamnn, diretor do IPEA, afirma que o congresso evidenciará a importância do Brasil no cenário mundial. “O CIETT possibilitará analisar a temática do emprego e trabalho no contexto atual de forma técnica, tendo em vista a carência da sociedade por relações trabalhistas mais flexíveis”.

Entre os palestrantes do evento estão o consultor Max Gehringer, a diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo, o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, e a diretora de Recursos Humanos da Embraer, Eunice Batista. A especialista alemã Conny Czymoch coordenará os debates dos convidados internacionais, como David Arkless, da Inglaterra, e Donna Koeltz, da Suíça.

Perfil - O Sindeprestem foi fundado no dia 4 de junho de 1991 com o objetivo de representar institucionalmente as empresas de trabalho temporário e de serviços terceirizados do Estado de São Paulo. O sindicato representa as prestadoras de serviços nos planos trabalhista, tributário, legal e sindical. Oferece recursos e métodos para auxiliar as prestadoras de serviços diante de instabilidades e fragilidades da economia do país: encargos, custos de produção, taxas de juros e a complexidade das leis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira