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05/03/2010 - 09:43

AmBev: lucro líquido cresce 11,8% e atinge R$ 5,789 bilhões em 2009


Lucro líquido (normalizado) cresce 11,8% e atinge R$ 5,789 bilhões em 2009, Companhia registra crescimento orgânico da receita líquida (11,1%) e do volume (5,1%) em relação a 2008, no quarto trimestre de 2009, EBITDA (normalizado) atingiu R$ 3,021 bilhões, com margem de 44,6%, e volume de vendas de cerveja no Brasil aumentou organicamente 12,1% no 4T09, comparado com o mesmo período do ano anterior.

A AmBev registrou EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) de R$ 10,361 bilhões no ano passado, resultado orgânico 12,3% superior ao alcançado no ano de 2008. O lucro líquido normalizado foi de R$ 5,789 bilhões em 2009, um crescimento reportado de 11,8% em relação ao ano anterior. O lucro normalizado por ação ficou em R$ 9,39 em 2009, cifra 11,4% superior à registrada em 2008.

O volume total de vendas da AmBev no ano passado apresentou crescimento orgânico de 5,1% em relação a 2008, e atingiu 154,7 milhões de hectolitros. Nesta mesma comparação, o volume de cerveja cresceu 5,9% organicamente, enquanto o volume de RefrigeNanc (não-alcóolicos e não-carbonatados) apresentou expansão de 3%, também considerando o resultado orgânico. A receita líquida de vendas aumentou 11,1% organicamente e somou R$ 23,194 bilhões no ano.

Quarto trimestre de 2009 - No quarto trimestre do ano passado, o lucro líquido normalizado da companhia foi de R$ 1,794 bilhão, 2,6% superior ao do mesmo período de 2008. O EBITDA normalizado da AmBev registrou aumento orgânico de 9,1% em relação a igual intervalo de 2008, encerrando o período no valor de R$ 3,021 bilhões. Impulsionado pelo forte desempenho das operações no Brasil, o volume total de vendas da AmBev apontou aumento orgânico de 6,1%, com crescimento de 7,1% em cervejas e aumento de 3,5% em RefrigeNanc.

Desempenho da AmBev no Brasil em 2009 - Fatores como clima favorável e aumento real da renda disponível do consumidor, aliados ao constante investimento em inovações, influenciaram positivamente no desempenho da companhia no Brasil. As operações no país alcançaram um EBITDA normalizado de R$ 7,138 bilhões em 2009, representando um crescimento orgânico de 12,2%, com fortes desempenhos registrados em cerveja e refrigeNanc.

O volume total de vendas no país registrou crescimento orgânico de 9,4% em 2009, na comparação com o ano anterior. O aumento do volume de vendas obtido pela operação do Brasil em 2009 foi, dentre outros fatores, resultado dos investimentos feitos em inovações e, principalmente, em embalagens econômicas. Elas oferecem uma melhor relação custo benefício para os consumidores, que adquirem mais produto por um preço menor. Contudo, como a AmBev já havia previsto, esta política comprometeu o desempenho na relação receita líquida por hectolitro.

Comparado com o ano anterior, o aumento da receita líquida por hectolitro foi de 2,7% - abaixo da inflação do período. Outro fator que contribuiu para este cenário foi o aumento de 15% da carga tributária. "Vale lembrar que a AmBev não repassou este ajuste aos consumidores. Ou seja, mantida a carga tributária nos níveis atuais, teremos todas as condições de investir cada vez mais em produção, inovação e, consequentemente, gerar novos empregos. O que também deve garantir um crescimento orgânico na arrecadação de impostos no país", diz Nelson Jamel, diretor financeiro e de relações com investidores da AmBev.

Se não houver aumento de impostos para o setor e o mercado continuar crescendo, a previsão da AmBev para 2010 é de investir até R$ 2 bilhões no Brasil - o que significa um aumento de 100% em relação a 2009 -, o maior investimento já realizado pela empresa em um único ano desde a sua criação. Este montante será destinado à ampliação de fábricas ou à construção de novas linhas de engarrafamento em 13 estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Amazonas.

Se comparado com 2008, o volume de vendas de cerveja no país aumentou organicamente 9,9%. As receitas com cerveja atingiram R$ 12,064 bilhões em 2009, o que representa um crescimento orgânico de 12,5%. O EBITDA normalizado das operações de cerveja no país ficou em R$ 5,883 bilhões, aumento orgânico de 10,9%.

Já em RefrigeNanc a expansão do volume de vendas no mercado brasileiro foi de 8,1% em termos orgânicos. As receitas registraram alta orgânica de 11,9% para R$ 2,567 bilhões. O EBITDA normalizado deste segmento alcançou R$ 1,254 bilhão no ano passado, o que significa um crescimento orgânico de 18,6% sobre 2008.

"Estamos muito satisfeitos com nossos resultados em 2009. Quando começamos o ano, decidimos nos concentrar em duas prioridades: inovação e produtividade. Esta foi uma estratégia de sucesso, como mostram nossos números de 2009, e acredito que irá nos ajudar a construir a base para o crescimento a curto e longo prazo", diz João Castro Neves, diretor geral da AmBev.

Desempenho da AmBev no Brasil no 4T09 - As operações da AmBev no país alcançaram um EBITDA normalizado de R$ 2,219 bilhões no último trimestre do ano passado, representando um crescimento orgânico de 11% se comparado com o mesmo período do ano anterior. Mantendo a mesma comparação, o aumento orgânico do volume total de vendas no Brasil foi de 11,6%.

O volume de cerveja no país aumentou organicamente 12,1% no trimestre. A receita líquida na categoria cresceu 19% no mesmo período. De acordo com a Nielsen, a companhia aumentou sua média de participação no mercado de cerveja em 260 pontos percentuais durante o quarto trimestre de 2009.

O volume de RefrigeNanc avançou 10,3% no país, aumentando em média 40 pontos percentuais na participação de mercado, de acordo com a Nielsen. A categoria também registrou relevante crescimento das receitas, avançando 14,5%.

Crescimento orgânico e EBITDA normalizado - A AmBev divulga desde o terceiro trimestre de 2007 os resultados orgânicos de suas atividades, que refletem o desempenho da companhia sem considerar os efeitos das oscilações cambiais e de mudanças de escopo. Tais mudanças ocorrem quando a empresa adquire ou vende ativos, inicia ou descontinua atividades.

O termo "normalizado" se refere às medidas de desempenho (EBITDA, EBIT, Lucro Líquido, Lucro Por Ação) antes de itens não-recorrentes, como receitas ou despesas que não ocorrem no curso normal das atividades da empresa e por isso são apresentados separadamente para um maior entendimento do desempenho da companhia. | MaxPR

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