Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2007 - 09:55

Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro comemora os 198 anos da Polícia Militar

O Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) lotou de praças, oficiais e deputados, no dia 22 de maio, para comemorar os 198 anos da Polícia Militar do estado. Os deputados Coronel Jairo (PSC) e Domingos Brazão (PMDB) entregaram uma placa comemorativa ao comandante geral da PM, coronel Ubiratan Ângelo. "Temos plena confiança no seu comando. Faça dessa Casa sua tribuna para reivindicar seus direitos e defender nossa corporação", disse Coronel Jairo, que, em troca, também recebeu uma placa das mãos de Ubiratan em homenagem à data. "Mesmo vivendo tempos difíceis, é importante valorizar a corporação", ressaltou Brazão. Para Jairo, a ocasião é motivo de grande festa e uma prévia para as comemorações do bicentenário de fundação da corporação, a ser comemorado daqui a dois anos. Além de Brazão e Jairo, estiveram presentes no encontro os deputados Paulo Ramos (PDT), Flávio Bolsonaro (PP), Dica (PMDB) e Zito (PSDB).

Em seu discurso, o coronel Ubiratan fez um breve histórico da criação da entidade, em 1809, e disse se sentir orgulhoso de fazer parte dela. "O cenário pode estar diferente, mas a nossa função sempre foi a mesma: preservar a ordem pública", ressaltou o comandante-geral. A história da PM começa em 13 de maio de 1809 quando D. João criou a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia da Corte, formada por 218 guardas com armas e trajes idênticos aos da Guarda Real Portuguesa. Era composta por um Estado-Maior, três regimentos de Infantaria, um de Artilharia e um esquadrão de Cavalaria. Seu primeiro comandante foi José Maria Rebello de Andrade Vasconcellos e Souza, ex-capitão da Guarda de Portugal.

A Divisão Militar teve participação decisiva em momentos importantes da história brasileira, tais como na independência do País. No início de 1822, com o retorno de D. João VI a Portugal, começaram as articulações para tornar o Brasil independente e a Guarda Real de Polícia, ao lado da princesa D. Leopoldina e do Ministro José Bonifácio de Andrade e Silva, manteve a ordem pública na cidade de forma coesa e fiel ao então príncipe D. Pedro, enquanto ele viajava às terras do atual Estado de São Paulo.

Os deputados aproveitaram a ocasião para falar sobre a corporação. "A falta de estrutura da PM prejudica muito o trabalho dos policiais. As famílias deles sofrem muito. Tenho esperança de que, nesse governo, as coisas vão melhorar. Fui criado por um militar em casa e acredito nas corporações militares", disse o deputado Flavio Bolsonaro, filho atual deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura a morte de policiais no estado, o deputado Paulo Ramos fez questão de ressaltar o número de policias assassinados nesse ano, exigindo melhores condições para a classe. "Estamos torcendo muito para que nossa corporação melhore as condições de trabalho, que não passam somente pelo aumento de salário", explicou Ramos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira