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05/03/2010 - 10:12

Michelin lança unidade do serviço exclusivo Refill em Goiás


A Michelin vai inaugurar mais uma unidade Refill, um serviço exclusivo da marca no mercado de pneus de carga. O local escolhido desta vez foi Goiânia, que possui 3,6% da frota nacional de veículos comerciais, totalizando mais de 73,5 mil caminhões e ônibus, segundo a ANIP (Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos). Esta inovação leva ao cliente economia no custo por quilômetro rodado e mais vantagem competitiva no setor de transportes.

O Refill é voltado para pneus da marca com Tecnologias de Durabilidade Michelin em suas carcaças, caracterizadas pelo conjunto: Banda de Rodagem Michelin + Processo Michelin + Sistema de Qualidade Michelin, apoiado pela Garantia Refill.

Esse conjunto proporciona um rendimento quilométrico superior a 40% na vida total do pneu, se comparado à atual oferta do mercado, e faz o produto usado Michelin ficar novo de novo, permitindo o máximo aproveitamento de sua vida útil.

"A Michelin, líder na fabricação de pneus para caminhões e ônibus, é a única fabricante a oferecer o ‘refil’ do pneu. Essa é uma inovação exclusiva e durável, que assegura ao cliente a qualidade do serviço Refill na carcaça Michelin", destaca Luiz Carlos Thiebaut, gerente Setorial de Vendas para pneus de ônibus e caminhões da Michelin.

A nova planta Refill atenderá toda a região de Anápolis, Goiânia, Brasília, Aparecida de Goiânia, Formosa e Luziânia. A escolha da revenda NorteSul pela Michelin foi motivada pela alta qualidade dos serviços realizados.

"Para garantir a economia e a segurança, é preciso que a carcaça suporte a reforma e que o serviço seja feito por profissionais comprometidos com a qualidade, proporcionando assim os benefícios do serviço Refill ao transportador", explica o executivo.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Qualimétrica com transportadores e autônomos, a pedido da Michelin, a recapagem no Brasil é realizada em mais de 80% dos pneus de carga vendidos. Esse pneu recapado é uma opção presente na cultura de mercado e tem um peso importante sobre o custo total de uma frota, assim como a carcaça, parte integrante do ativo das empresas e é encarada como bem de valor.

O Refill, lançado em 2007, inicialmente no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, já representa 15% da produção de uma planta de serviço de recapagem. Em seguida, o Refill também foi oferecido em Porto Alegre e Vitória. Grandes frotas, como Grupo 1001, Rio Ita e Costa Verde, do Rio de Janeiro; Transportes Luft, Della Volpe e Grupo Transultra, de São Paulo; Vito e Megaforte, de Minas Gerais, e Dalla Valle Transportes, do Rio Grande do Sul, utilizam o serviço.

Com o Refill, depois da primeira vida, a carcaça Michelin é submetida a uma espécie de teste para validação de sua condição e recebe uma nova banda de rodagem. Nesse processo, os grandes diferenciais são as máquinas utilizadas:

EPD – Electronic Perforation Detector: sistema eletrônico de identificação de microfuros, furos e danos no interior do pneu imperceptíveis a olho nu (ganho em média de 20% na qualidade da detecção);

CCA – Computer Controlled Application: aplicação automatizada da goma de ligação, por extrusão, garantindo adequadamente o preenchimento das escariações e a uniformidade desta interface em toda a superfície da carcaça Michelin. Nesta operação, eliminamos as possíveis bolhas de ar entre as rugosidades provocadas durante a raspagem. Sobre esta base, aplicamos automaticamente, de forma tensionada e centrada, a banda de rodagem, mantendo a perfeita adesão à carcaça Michelin. A grande vantagem deste processo é a garantia da integridade da carcaça Michelin para a rodagem.

A Michelin inovou com um Sistema de Informação que possibilita o acompanhamento do pneu durante a sua vida útil, para assim reforçar a qualidade do serviço Refill. O sistema permite o acompanhamento individual das carcaças em todas as etapas do processo Refill, o registro e o controle da garantia.

Tecnologias de Durabilidade Michelin - Para o total aproveitamento dos benefícios do Refill, é imprescindível que a carcaça conte com “Tecnologias de Durabilidade Michelin”, inovações tecnológicas que tornaram a carcaça radial do pneu sem câmara mais robusta, segura, resistente e durável.

"O Refill dá continuidade a um processo que a Michelin vem desenvolvendo há quatro anos. Inicialmente reforçamos as carcaças dos pneus. Depois, inovamos mais uma vez ao oferecer ao mercado uma solução que visa à estratégia da Michelin em aprimorar continuamente seus produtos e serviços", completa Thiebaut.

Bandas de rodagem disponíveis para Refill - A banda Michelin Bavette XTE2-B foi desenvolvida para aplicação em pneus Michelin de uso rodoviário para eixos portadores de reboque, semirreboques e trucks de caminhões e ônibus, que trafegam em pistas pavimentadas de médias e longas distâncias. Esta banda possui bases mais largas, o que proporciona melhor adesão à carcaça e reduz a incidência de arrancamentos e descolagem, na região dos ombros.

O principal benefício das bandas especialmente desenvolvidas para os eixos truck e semirreboques deve-se à redução dos arrancamentos que, aliado ao processo Refill de fabricação, oferece 10% a mais em quilometragem.

A banda XD Coach, por sua vez, foi a primeira banda de rodagem do mercado especialmente desenvolvida para eixos de tração de ônibus rodoviário, com um desenho inédito no setor de recapagem. Uma escultura lamelizada com cinco sulcos longitudinais e compostos de borracha de alta performance garantem excelente aderência em pisos secos e molhados até o final da vida, além de baixo nível de ruído, proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros.

Em testes realizados em ônibus rodoviários, a banda XD Coach apresentou um ganho de quilometragem de até 25% em performance comparativamente às bandas tradicionalmente utilizadas.

A banda de rodagem XZU3 foi desenvolvida para ônibus urbanos e possui formato inovador: quatro sulcos profundos e largos, maior volume de borracha e melhor escoamento de água, possibilitando mais economia, quilometragem e segurança. A banda de rodagem XZU3 tem a mesma tecnologia do pneu novo Michelin XZU3 que proporciona o melhor custo-benefício do mercado de utilização urbana.

Além disso, a banda XZU3 apresenta o mesmo sistema inovador autoblocante 3D, exclusivo Michelin, que atua diretamente na melhoria da aderência do pneu ao solo, aumentando a estabilidade ao veículo e proporcionando mais segurança aos passageiros. O sistema permite contato progressivo do pneu com o solo, reduzindo o deslizamento da banda de rodagem e o desgaste.

Em testes realizados com clientes, a banda apresentou rendimento quilométrico médio 15% superior em relação à principal banda urbana concorrente.

A banda XDE2+ tem desenho exclusivo para eixos de tração de pneus rodoviários aplicados em cavalos-mecânicos e caminhões, que trafegam em pisos pavimentados e percursos sinuosos com aclives e declives, em trajetos médios e longos. Larga e plana, com tacos distribuídos de forma otimizada, a XDE2+ propicia excelentes distribuição da carga e transmissão de torque em solo seco e molhado, com baixo nível de ruído e desgaste mais uniforme. Sulcos largos, profundos e abertos permitem uma boa drenagem da água, além de manter um baixo nível de retenção de pedras.

Para completar, a banda XZE2+ é voltada para aplicação toda posição, nos mais variados tipos de veículos que transportam carga ou passageiros, e também trafegam em pisos pavimentados e percursos sinuosos com aclives e declives, em trajetos médios e longos. Com quatro sulcos longitudinais profundos, aliados a sua escultura lamelizada, a XZE2+ oferece excelente aderência em pisos molhados, enquanto os ribs, mais largos nos ombros, proporcionam uma forma de uso mais uniforme, com melhor aproveitamento da banda de rodagem e comportamento nas curvas.

Ambas utilizam um composto de borracha de alta performance que garante um aumento no rendimento quilométrico de até 20%, no XDE2+ , e de 15%, no XZE2+, na comparação com suas gerações anteriores.

Este composto conta com um processo de co-extrusão, que une dois tipos de borracha na mesma banda, o que permite uma redução no aquecimento da carcaça, garantindo o melhor rendimento quilométrico, ou seja, mais vida para o pneu.

A missão da Michelin é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Assim, o Grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, equipamentos de mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA. A Michelin também presta serviços online de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias turísticos, de viagem, de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários. O Grupo, cuja sede é localizada em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 117 mil pessoas no mundo inteiro e possui 68 unidades industriais implantadas em 19 países. [www.michelin.com]

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