Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2010 - 10:20

Engenharia da Confiabilidade é solução para minimizar custos e aumentar desempenho do setor elétrico

Na década de 90, o setor elétrico brasileiro passou por profundas mudanças estruturais. Com a abertura de mercado, que começou com as privatizações e as alterações no modelo institucional do setor, aumentou a importância de se buscar excelência operacional, para assegurar o atendimento dos requisitos de continuidade e qualidade do suprimento de energia elétrica.

A utilização de equipamentos e sistemas cada vez mais complexos e caros, aliada à alta competitividade, tem exigido das empresas do setor a busca constante por redução de custos e melhorias no desempenho de equipamentos e processos. Para isso, essas empresas têm adotado um novo enfoque para a gestão de ativos baseado na utilização de metodologias científicas de confiabilidade como: análise de dados de vida, confiabilidade de sistemas, análise de causa raiz e manutenção centrada em confiabilidade (RCM).

Esse conjunto de metodologias tratadas pela Engenharia da Confiabilidade tem como principal objetivo gerenciar ativos físicos, durante o todo o ciclo de vida. Em outras palavras, obter o menor custo de aquisição, manutenção e operação dos equipamentos, que assegure a confiabilidade necessária para atender os requisitos estabelecidos pelo setor elétrico para o processo, sistema e equipamentos.

Dentre os benefícios obtidos pelo setor elétrico, gerados através da aplicação da confiabilidade podemos citar:

Aumento da capacidade de prever ocorrências: Eventos imprevistos geralmente causam maiores impactos em custos, produção, segurança e meio ambiente, do que eventos como manutenções e paradas programadas;

Identificação dos pontos de baixa confiabilidade no sistema elétrico: Essa identificação permite avaliar, quantitativamente, o impacto de melhorias ou alternativas de expansão. Dados de nossas consultorias indicam que melhorias implementadas, a partir de uma análise de confiabilidade, asseguram que a meta anual de disponibilidade, exigida na Resolução Normativa ANEEL 270/2007, seja atingida evitando descontos de receita por parcela variável;

Definição de indicadores de desempenho para acompanhar a performance dos ativos: Esses indicadores permitem avaliar periodicamente a evolução de cada um dos processos envolvidos e a eficiência com que os mesmos estão sendo tratados. A partir dos indicadores, são estabelecidas as estratégias requeridas para atingir as metas;

Otimização das políticas de manutenção e periodicidade de intervenções preventivas: Nossos estudos apontam que essa abordagem, com base no RCM, pode reduzir as tarefas da manutenção entre 20% e 50%;

Definição da quantidade ideal de itens em estoque: Para assegurar a disponibilidade do sistema e reduzir custos de posse, estocagem e manutenção.

O primeiro passo para implementar a confiabilidade na empresa é desenvolver uma cultura organizacional com visão estratégica, envolvendo todas as áreas (manutenção, operação, processo, projetos, suprimentos) com o apoio da alta administração da empresa. Enfim, toda a organização deve estar consciente que a Engenharia da Confiabilidade é o caminho para garantir o fornecimento de energia com o menor custo operacional.

. Por: Cid Augusto Costa, engenheiro eletricista e atua como consultor e gerente técnico em Engenharia da Confiabilidade da ReliaSoft Brasil. Participou de projetos e ministrou treinamentos em confiabilidade e sistemas de gestão da performance de ativos para empresas como Braskem, Vale, Suzano, Marinha, Positivo, Quattor, Votorantim e Motorola.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira