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06/03/2010 - 08:10

Dia Internacional da Mulher, 8 de março

Mulheres têm forte presença no mercado de previdência privada.

O aumento da presença da mulher em diversas frentes na sociedade brasileira é tema de grande destaque, inclusive na previdência privada – segmento que, impulsionado pelo cenário positivo da economia brasileira, tem registrado taxas cada vez maiores de crescimento. Estudo realizado pela Brasilprev Seguros e Previdência, uma das líderes desse setor, a partir da sua base de 1,19 milhão de clientes (dado do final de 2009, quando o levantamento foi concluído) evidencia a forte presença das investidoras entre essa população, que já é de 43%.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 1992 a 2007, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é também crescente a participação das mulheres na contribuição da renda familiar. Se em 1992 a contribuição do rendimento delas era de 30,1%, em 2007 subiu para 39,8%. Também aumentou a quantidade de mulheres vivendo sozinhas (+37,1% no período) e com filhos (+26%). O número reflete um fenômeno segundo o qual elas têm assumido novos papéis sociais, mantendo, porém, também as funções tradicionais.

Tal fenômeno reflete-se também junto às clientes da Brasilprev. “Atualmente elas representam 43% do total de nossos clientes e o estudo aponta que o valor da contribuição média mensal entre elas vem crescendo mais que entre os homens. Enquanto o percentual de crescimento entre elas foi de 4,3% de 2007 para 2008 e 7,7% de 2008 para 2009, o aumento na contribuição masculina foi de 1,8% e 4,9% nos mesmos períodos, levando a valores cada vez mais próximos entre homens e mulheres”, revela o diretor de operações e produtos da Brasilprev, José Eduardo Vaz Guimarães.

Outro aspecto que chama atenção é que o público feminino adquire os planos de previdência da companhia mais cedo que os homens: “Entre as mulheres clientes da Brasilprev, 44% têm até 30 anos de idade, ao passo que entre os homens esse percentual cai para 37,4%, revelando uma maior consciência delas no planejamento financeiro de longo prazo”, completa o executivo.

Por fim, Vaz Guimarães ressalta outros fatores do perfil das clientes mulheres da Brasilprev: o ticket médio dos planos femininos é de R$ 192, ainda menor que o masculino, que é de R$ 236. A maior parte das investidoras é solteira – 56,2% –, optam mais pela modalidade VGBL que os homens: 48,5% frente a 43,4%, e têm a tendência de serem mais fiéis aos planos, visto que 53,2% delas escolheram o modelo de tributação regressiva enquanto eles, 49,3%. Destaca-se ainda que já é praticamente idêntica a opção por investimentos em fundos com renda variável em ambos os sexos: cerca de 30% tanto para os homens quanto para as mulheres.

Brasilprev - Com 16 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A tem como acionistas o Banco do Brasil, o Principal Financial Group e o Sebrae. A empresa é uma das líderes do mercado brasileiro de previdência complementar aberta, com R$ 27 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de mais de 1,19 milhão de clientes.

É líder em captação líquida de todo o mercado de previdência privada aberta, com 26,3% de participação, e possui o menor índice de resgates PGBL e VGBL do setor, 7,9% (no mercado em geral a média é de 11,9%). Em 2009, a empresa teve lucro líquido de R$ 257,9 milhões, 31,9% a mais quando comparado ao ano de 2008.

Com sede em São Paulo e mais de 80 consultores em todo o Brasil, a empresa totaliza mais de 780 colaboradores. Sua estratégia de vendas é focada em seu principal canal de comercialização: a rede de agências de Varejo, Atacado e Alta Renda do Banco do Brasil.

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