Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2010 - 08:24

Exxonmobil,Ashoka e Centro Internacional de Pesquisa sobre a Mulher lançam desafio para o desenvolvimento econômico feminino

Inscrições vão até 14 de abril, pela internet, para ideias inovadoras que usem a tecnologia em prol do avanço econômico de mulheres em paises em desenvolvimento.

A ExxonMobil, em parceria com a Plataforma Changemakers da Ashoka e oCentro Internacional de Pesquisa sobre a Mulher (ICRW), lança o concurso global Mulheres | Ferramentas | Tecnologia: Criando Oportunidades e Poder Econômico, um desafio inovador cujo objetivo é identificar soluções transformadoras para promover o avanço econômico de mulheres por meio da tecnologia. Os parceiros estão em busca de ideias criativas e abordagens sustentáveis que permitam que mais mulheres em países em desenvolvimento sejam colaboradoras ativas e líderes na economia, que passa por rápidas mudanças.

Participantes de todo o mundo podem inscrever as suas ideias até 14 de abril no site [http://www.changemakers.com/pt-br/tecnologiaemulheres], que tem ficha de inscrição também em português. O formato online público permite que a discussão e a colaboração com outros inovadores e especialistas selecionados se dê de forma muito aberta.

“Esperamos que as ideias e soluções geradas por Mulheres | Ferramentas | Tecnologia desencadeie uma transformação profunda na maneira como as mulheres em países em desenvolvimento vivem e trabalham”, aposta Lorie Jackson, diretora da Iniciativa de Oportunidades Econômicas para Mulheres da ExxonMobil.“A tecnologia tem o potencial de iniciar uma reação em cadeia que resulta no avanço econômico das mulheres que, por sua vez, eleva o padrão de vida, fortalece as famílias e comunidades e contribui para um progresso global significativo.”

As iniciativas serão julgadas por um painel de especialistas que inclui Pam Darwin, vice-presidente de Geociência da ExxonMobil, Geeta Rao Gupta,presidente da ICRW, Andrés Carlos Randazzo, membro da Ashoka e fundador da SANUT, Bisi Adeleye-Fayemi, cofundadora e diretora executiva do African Women's Development Fund e Christine Grumm, presidente e CEO da Women’s Funding Network. Os finalistas serão anunciados em meados de junho.

“O avanço econômico das mulheres é diretamente associado à sua capacidade de acessar e usar a tecnologia”, afirma Charlie Brown, diretor executivo da plataforma Changemakers da Ashoka. “Estamos empolgados por trabalhar com alguns dos inovadores mais criativos de todo o mundo a fim de desenvolver soluções revolucionárias para aproveitar a tecnologia e fazê-la cumprir sua promessa de mudar o mundo – todo o mundo – para melhor.”

Uma boa fonte de inspiração para os desafios propostos é um novo estudo investigativo intitulado "Bridging the Gender Divide in Technology” (Ultrapassando a divisão entre os sexos na tecnologia, disponível em inglês em[ http://www.icrw.org/women-and-technology/index.html], que foi conduzido pelo ICRW e financiado pela ExxonMobil Foundation. O documento, que explora o vínculo entre tecnologia e capacitação econômica de mulheres, está sendo publicado concomitantemente ao lançamento do desafio e mostra tecnologias existentes que ajudam as mulheres a aumentar sua produtividade, criar novas iniciativas empreendedoras e pôr em prática ocupações para geração de renda. O documento destaca o que precisa ser feito para melhorar a maneira como as tecnologias são desenvolvidas e implantadas de modo a beneficiar mulheres.

“Quando se considera o potencial inexplorado de metade da força de trabalho do mundo, a combinação de mulheres, ferramentas e tecnologia pode desencadear uma mudança verdadeiramente transformadora”, comenta Anju Malhotra, vice-presidente de Pesquisa, Inovação e Impacto da ICRW.

O Desafio Mulheres | Ferramentas | Tecnologia faz parte da Iniciativa de Oportunidades Econômicas para Mulheres e foi anunciado na reunião anual da Clinton Global Initiative em Nova York, em setembro de 2009. Na reunião, a ExxonMobil foi uma das patrocinadoras da primeira programação especial da Clinton Global Initiative cujo foco se concentra no investimento em meninas e mulheres.

A Iniciativa de Oportunidades Econômicas para Mulheres (antiga Iniciativa de Educação de Mulheres e Meninas) foi lançada em 2005 e já investiu mais de $30 milhões de dólares em programas que beneficiaram diretamente milhares de mulheres em 64 países em desenvolvimento.

Perfil - A Exxon Mobil Corporation e a ExxonMobil Foundation, o principal braço filantrópico da Exxon Mobil Corporation nos Estados Unidos, estão engajadas em várias atividades filantrópicas que promovem a educação, a saúde, a liderança econômica de mulheres e as políticas públicas nas comunidades onde a ExxonMobil mantém operações significativas. Nos Estados Unidos, a ExxonMobil apoia iniciativas para melhorar o ensino de matemática e ciências a partir do ensino pré-primário. Globalmente, a ExxonMobil oferece financiamento para ajudar mulheres a realizar seu potencial econômico e para combater a malária e outras doenças infecciosas nos países em desenvolvimento.[www.exxonmobil.com/community]

Perfil - A Ashoka é a associação global dos principais empreendedores sociais do mundo – homens e mulheres com soluções para os mais urgentes problemas sociais que promovem mudanças no sistema. A plataforma Changemakers da Ashoka cria oportunidades para que as organizações e os indivíduos determinem mudanças sociais significativas e mensuráveis. Por meio de competições colaborativas, a Changemakers conecta a elite de associados da Ashoka, uma comunidade online de inovadores sociais e investidores pioneiros, para inspirar e liderar soluções inovadoras para os desafios mais prementes do mundo. Enfocando a maneira pela qual líderes em empreendedorismo social, órgãos governamentais, corporações e cidadãos resolvem problemas vitais e constroem suas comunidades, a Changemakers e seus parceiros lançam ideias promissoras para fomentar o desenvolvimento e os investimentos. | www.changemakers.com.

O Centro Internacional de Pesquisa sobre a Mulher (ICRW) é uma das principais organizações internacionais de pesquisa que trabalha para promover a capacitação de mulheres, promover a igualdade entre os sexos e lutar contra a pobreza no mundo em desenvolvimento. Para tanto, a ICRW trabalha com parceiros nos setores público e privado e com a sociedade civil, com o intuito de desenvolver pesquisas empíricas, criar capacidadese defender maneiras práticas baseadas em evidências de mudar políticas e programas. | Site: www.icrw.org.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira