Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2010 - 08:39

Grendene: receita líquida atinge 16,7% em 2009, e alcança R$ 1,5 bilhões

Lucro líquido de R$ 272,2 milhões é 13,7% maior que o registrado em 2008.

Sobral – A receita líquida de vendas da Grendene (BM&FBOVESPA: Novo Mercado - GRND3) cresceu 19,1% no 4º trimestre de 2009 (R$ 427,7 milhões para R$ 509, 4 milhões) e 16,7% no acumulado do ano (de R$ 1,3 bilhão para R$ 1,5 bilhão). Os resultados comprovam o acerto de seu modelo de negócios e o compromisso com a estratégia desenvolvida nos últimos anos, onde manteve atenção às diferentes conjunturas econômicas. Já o lucro líquido da companhia ficou 13,7% superior ao ano anterior, com R$ 272,2 milhões.

Ao longo do ano, as vendas da empresa ganharam escala e atingiram a marca de 165,7 milhões de pares de calçados 13,2% a mais que em 2008 (146,4 milhões). Deste total, 117,4 milhões foram destinados ao mercado interno e 48,3 milhões ao externo.

Com um cenário de demanda crescente, a empresa já deu início a uma série de estudos visando à ampliação de suas unidades fabris ainda em 2010. “A ascensão das classes C e D - impulsionadas pelo incremento salarial, bem como pelo acesso a linhas de crédito para diferentes segmentos-, vem fortalecendo e sustentando o crescimento da Grendene nos últimos anos”, comenta Francisco Schmitt, diretor de Relações com Investidores da Grendene.

As receitas de exportação da Grendene permaneceram estáveis (R$ 355 milhões em 2009 contra R$ 355,6 milhões no ano anterior), mesmo com crise nos mercados internacionais que ocasionaram uma forte retração das vendas de calçados brasileiros no mercado externo. Conforme dados da SECEX/Abicalçados, as exportações brasileiras de calçados em 2009, em comparação às de 2008, diminuíram 27,7% em dólar; 23,7% em volume de pares vendidos e 5,3% o preço médio, enquanto a Grendene apresentou queda de 8,3 % na receita bruta em dólar, mas manteve o volume de pares estável com queda de 9,1% no preço médio em dólar. São da Grendene as marcas brasileiras de calçados mais vendidas no exterior (50,9% dos calçados brasileiros exportados no 4º trimestre de 2009 e 38,1% no acumulado do ano passado).

Para 2010, a Grendene deve reforçar sua estratégia com fortes investimentos em mídia, comunicação, além de pesquisas para a identificação de diferentes segmentos e desenvolvimento de produtos. A empresa também negocia uma série de novos licenciamentos para as futuras coleções. “A Grendene busca o equilíbrio entre a ampliação da sua escala de atuação e a manutenção de um crescimento sustentável, tanto para o mercado doméstico quanto para o mercado externo”, afirma Francisco Schmitt.

Com relação aos dividendos, foram distribuídos aos acionistas R$ 110 milhões referentes ao exercício de 2009. Já o Lucro por ação, a uma razão de R$ 0,91, apresentou crescimento de 13,7% com relação ao ano anterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira