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06/03/2010 - 08:39

Mulher: a principal marca para qualquer produto

Por meio delas roupas, perfumes, calçados, músicas e tantos outros produtos ganham o mundo e se tornam referência.

Apesar de sabedoras da importância e responsabilidade que têm nos lares, com os filhos e maridos, muitas vezes, as mulheres esquecem que são fonte inspiradora de muitos artistas, de invenções e das artes plásticas. Na próxima segunda-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, essas questões são um pouco mais exploradas e lembradas.

Para os compositores, as mulheres são letras de músicas apaixonadas, elas são as fiéis, as infiéis. Já para os inventores, elas representam um mercado magnífico, que desfilam sapatos divinos, são adeptas a cosméticos de ponta, tudo para garantir que a beleza, que tanto encanta os homens, seja prolongada. E, finalmente, nas artes plásticas, a mulher é a modelo de obras inesquecíveis, de embalagens comerciais que lembram e se tornam verdadeiras marcas.

“Por muitas vezes vemos esses produtos e não conseguimos enxergar quanta tecnologia está envolvida para garantir seu resultado final, ou seja, quantas patentes e marcas fazem parte integrante de um simples produto que nós, mulheres, inspiramos e somos o público-alvo para o consumo”, explica Maria Isabel Montañés, advogada, agente da Propriedade Industrial e Intelectual e diretora da Cone Sul Assessoria Empresarial.

Segundo a empresária, para boa parte dos homens as mulheres são consumistas, porém ela questiona como resistir a uma fragrância de perfume, que no Brasil não é objeto de registro, contrariamente a outros países que já possuem em suas legislações de propriedade industrial a possibilidade de registrar produtos olfativos. “Graças às mulheres, muitos perfumes nem precisam ser vistos, apenas o aroma permite descobrir seu nome e o mesmo ocorre com os frascos de perfume, ao olhá-los já sabemos a procedência, o aroma e a marca. Isso é o poder da marca”, observa Maria Isabel.

Na história da moda há muitas mulheres referência como, por exemplo, Coco Chanel. “Ela foi um ícone, não apenas por ter sido a primeira mulher a confeccionar e criar chapéus e roupas, como também pela sua garra empresarial, tornando-se marca de alto renome”, destaca a empresária.

São muitas as mulheres inesquecíveis e importantes que passaram por nossa historia, mas todas, sem exceção, fizeram e ainda fazem de suas obras e pessoa, a marca registrada. “Contudo, não apenas estas mulheres que tanto admiramos têm sua importância e sua marca, cada uma de nós, somos importantes para alguém, deixamos pegadas inconfundíveis e nossa marca pessoal por onde passamos”, conclui.

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