Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2007 - 08:04

Congresso da COTAL reunirá na Espanha importantes personalidades do Turismo

Torremolinos: Ponto de União com a América Latina

A nova edição do Congresso da Cotal, com a realização da Feira de Turismo, Arte e Cultura da América Latina na Europa (Eurocotal), parece confirmar a previsão feita pelo prefeito de Torremolinos, Pedro Fernández Montes, que declarou que "o mês de junho passará para a história turística da América Latina como o início de um novo período para os interesses turísticos do Caribe, América do Sul e Central na Europa", destacando a importância para Torremolinos, onde se realiza o evento - centro da legendária Costa do Sol na Espanha - "como sede e ponto de união entre as ofertas da América Latina e da demanda européia".

No Programa de dois dias de trabalhos intensos - 7 e 8 de junho (sexta-feira e sábado) - destacam-se a importância e a representatividade dos painelistas e palestrantes, que apresentarão uma ampla visão internacional com a participação de empresários, de acadêmicos e profissionais de setores públicos, como de associações e de ONGs vinculadas ao setor turístico. As atividades propostas abordarão uma ampla temática relacionada a questões importantes sobre operações turísticas e, em particular, sobre o crescente intercâmbio entre a América e a Europa.

Depois do discurso de abertura, que ficará a cargo do prefeito da cidade anfitriã, o presidente dos trabalhos, Miguel Hakim, diretor da Secretaria Geral de Cooperação Iberoamericana, fará a introdução das sessões acadêmicas. Amparo Fernández, da Secretaria Geral do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, inaugurará a Conferência.

A Conferência de Abertura será ministrada por Eduardo Fayos-Solá, gerente educacional e de conhecimento da Organização Mundial de Turismo, que em viagem recente discursou no Salón Illia del Senado de la Nación. A Conferência Inaugural Técnica estará a cargo de Francisco Madrid Flores, subsecretário de Operação Turística da Secretaria de Turismo do México.

A Mesa Redonda Empresarial será formada pelos presidentes da Anato (Colômbia), Associação de Agentes de Viagens (FEAVV / AEDAV), Associações de Linhas Aéreas (ALA), CATAI-Tours, e atuando como moderador o representante da Exceltur Turísticas.

A Mesa Redonda seguinte, intitulada Inovação nas Estratégias dos Destinos e Empresas Turísticas, terá como moderador Jesús Felipe Gallego, diretor-geral da ASEHS-Aidetur. Participarão dela Miguel Torruco Marqués, presidente da Confederação Nacional Turística do México, Alejandro Hidalgo, Delegado Nacional do Meio Ambiente e Turismo Sustentável da TUI-Espanha, e Luis Moya Cosano, sub-diretor de Inovação de Turismo Andaluz.

A Cerimônia de Inauguração do Congresso da Cotal concluirá os trabalhos, quando se dará a entrega do prêmio País Estrella 2007.

A América Latina na oferta turística mundial - Na sexta-feira 8 de junho, terá início, no período da manhã, o tradicional Workshop do evento, entre operadores turísticos da América Latina e Europa. Às 17 horas, a COTAL apresentará sua Mesa Redonda, que vem despertando interesse dos setores acadêmicos e empresarial pela projeção continental que alcança, como por exemplo a que abordará A Atualidade da Oferta Turística Latinoamericana. Ariel Dulevich Uzal, ex-Subsecretário de Turismo da Argentina, será o moderador do painel, do qual participarão Elías Rajbe Ex Presidente de AVAVIT (Venezuela), Luis Felipe Aquino, Secretário da Cotal e diretor da BTC Bolsa Turística do Caribe (República Dominicana), e Juan Carlos Chervatín, presidente da Associação Argentina de Operadores de Viagens e Turismo - AAOVYT (Argentina).

A terceira atividade proposta terá início com a Assembléia Geral Ordinária da COTAL, seguida das reuniões do Comitê Executivo da Federação Espanhola de Agências de Viagens e da Associação Empresarial de Agências de Viagens Espanholas, entre outras previstas.

O Programa completo - resumido neste texto - dá início a uma outra etapa na vida da entidade, que visa consolidar os objetivos institucionais imprimindo em suas atuais diretrizes uma marca de renovação em suas ações internacionais. O presidente da COTAL, Juan Carlos Suárez, por ocasião da convocação para o Congresso, defende uma "América Latina unida, para mostrar ao mundo as possibilidades maravilhosas que tem a oferecer, tanto para o turismo como também para o desenvolvimento humano". Ele conclui que "a América Latina deve e merece estar no patamar mais alto no que diz respeito à oferta turística mundial".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira