Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2010 - 09:33

Tecnologias sobre quatro rodas

Maior feira nacional de ciências e engenharia vai acontecer em São Paulo, e reúne soluções automotivas inovadoras, desenvolvidas por jovens estudantes brasileiros.

Enquanto as indústrias automobilísticas estão recorrendo a engenheiros experientes para desenvolverem suas tecnologias, um grupo de estudantes brasileiros que ainda nem saiu da escola e sequer tem habilitação para dirigir criou soluções que podem ser incorporadas por elas em seus carros. Algumas dessas inovações serão apresentadas nos próximos dias 9 a 11 de março, no campus da USP, em São Paulo, durante a 8ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI).

No total, estarão em exposição na mostra 280 projetos, de várias áreas do conhecimento, desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todas as regiões do País. Entre eles estão soluções para problemas comuns enfrentados no dia-a-dia pelos motoristas ao volante, como para estacionar o carro próximo à calçada ou abastecê-lo com gasolina nos postos de combustíveis. Confira abaixo algumas das tecnologias que estarão em exibição na mostra:

Kit anti-adulteração – Abastecer o carro com gasolina nos postos brasileiros virou um dilema para o consumidor, em função dos inúmeros casos de adulteração de combustível que vieram à tona nos últimos anos. Para garantir que ele não leve gato por lebre, três estudantes de São Caetano do Sul (SP) desenvolveram um sistema pelo qual o próprio motorista pode verificar se a gasolina comercializada no posto atende às especificações da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Para isso, bastará injetar uma mostra de 100 ml da gasolina em um tubo, instalado ao lado do pino de trava da porta do automóvel. E em poucos segundos, o sistema acusará, em um display de LCD instalado no painel do carro, se o combustível está adulterado e qual a porcentagem de adulteração. O sistema possui sensores de luminosidade, que verificam a variação de cor da gasolina de acordo com o nível de adulteração.

Carro H2O – Um dos maiores desafios com os quais as montadoras de veículos estão se deparando para viabilizar a venda de carros movidos a hidrogênio é a falta de postos de abastecimento deste tipo de combustível. Para provar que a tecnologia pode ser viável, um grupo de estudantes do Rio de Janeiro desenvolveu o protótipo de um carro movido a hidrogênio e a gás natural veicular (GNV) que gera combustível a partir da água doce, como a da torneira. Com um litro de água dá para abastecer o carro com hidrogênio por uma semana, com a vantagem de o veículo emitir 94% menos poluição que um modelo convencional movido totalmente a gasolina ou a álcool. Isso se deve ao fato de a queima do hidrogênio resultar em vapor d’água e a do GNV ser mais completa do que a de outros combustíveis.

Manobra de carro mais fácil – A maioria dos novos modelos de automóveis possui sistemas de sensores que auxiliam os motoristas na baliza, emitindo um sinal sonoro sempre que o veículo se aproxima de um objeto. Porém, o que esses dispositivos não fazem é calcular a distância do carro em relação à calçada. Para ajudar os motoristas nesta tarefa, de modo que eles possam estacionar o carro a uma distância de 30 centímetros do passeio público, conforme estabelece o Código Brasileiro de Trânsito, dois estudantes do Maranhão criaram um sistema com essa finalidade. Composto por sensores, que ficam instalados na lateral do carro, o sistema emite um sinal sonoro que alerta o condutor quando o veículo estiver muito distante ou próximo da calçada, informando a distância.

Despoluidor de escapamento – A poluição atmosférica, gerada pela emissão fumaça do escapamento de veículos movidos a diesel, já pode ser reduzida. Três estudantes de Ipatinga (MG) criaram um equipamento capaz de filtrar os compostos tóxicos que estão presentes no ar expelido com a queima do diesel. Batizado de Despoluidor Eólico, ao ser acoplado no escapamento, o dispositivo promete reter as partículas nocivas, sem prejudicar o rendimento do veículo.

. [ A mostra de projetos da FEBRACE 2010 será realizada de 9 a 11 de março, das 14h às 19h, no estacionamento da Escola Politécnica da USP, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é franca. Projetos que estarão na FEBRACE no site www.febrace.org.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira