Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2007 - 08:11

Sebrae lança programa para estimular uso de tecnologia da informação

O Proimpe, fruto da parceria do Sebrae com entidades representativas do setor de software e serviços, visa incluir as micro e pequenas empresas no mundo digital.

Brasília - Inserir as micro e pequenas empresas no mundo digital e ao mesmo tempo auxiliar o crescimento das MPE prestadoras de serviços de Tecnologia da Informação (TI) e desenvolvedoras de softwares. Com esses objetivos, o Sebrae lançou, nesta terça-feira (22), em conjunto com as entidades representativas do setor de software e serviços, o Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (Proimpe).

São ao todo 14 projetos que visam fomentar o processo de informatização das pequenas empresas e também gerar negócios para o mercado nacional fornecedor de soluções de TI. O valor total do Proimpe é de cerca de R$ 12 milhões, sendo R$ 4,2 milhões aportados pelo Sebrae Nacional e o restante como contrapartida das entidades.

Na cerimônia do lançamento do Proimpe, realizada no auditório do Sebrae Nacional, estavam presentes o diretor-técnico do Sebrae, Luiz Carlos Barboza, os gerentes da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia, Paulo Alvim, e da Unidade de Atendimento Individual, Enio Pinto, o coordenador-adjunto da Softex, Djalma Petit, o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro), Ricardo Kurtz, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Técnicos de Informática e Similares (Fenainfo), Maurício Mugnaini, e Antônio Sérgio de Carvalho, representante do Banco do Brasil.

Segundo o gerente do Sebrae Paulo Alvim, a proposta do Proimpe, que tem foco na inclusão digital das MPE, é organizar a oferta de software e de prestação de serviços de TI e fazer paralelamente uma organização da demanda de usuários de pequeno porte para ferramentas de TI. "Esse é um instrumento que se soma a uma série de ações que o Sebrae vem conduzindo na área de atendimento coletivo, em que temos um conjunto de 26 projetos em TI, e se soma a todo um esforço da área de mercado de usar TI como instrumento de comercialização", ressalta.

O coordenador-adjunto da Softex, Djalma Petit, reforçou a necessidade de ações, como o Proimpe, para desenvolver o mercado de TI e para que este fique nas mãos de empresas brasileiras. "Na última vez que fizemos um cálculo, as empresas brasileiras de TI detinham apenas 20% do mercado. Isso mostra a dificuldade que temos para competir com as empresas internacionais", diz.

Para a informatização das MPE em geral, diversas ações estão previstas. Haverá a capacitação de pequenas empresas fornecedoras e também das empresas em geral para o uso de Tecnologia Informação e Comunicação em seus processos negociais e gerenciais. Também será feita a aceleração do processo de certificação das pequenas empresas fornecedoras de softwares. Visando à aproximação da demanda e da oferta por soluções de tecnologia, o Proimpe conceberá também um projeto de catálogo eletrônico.| Por: Giovana Perfeito/Sebrae Nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira