Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2010 - 09:41

Assocon inicia em Rio Verde projeto pioneiro de capacitação da mão-de-obra em propriedades de produção de gado de corte


Foi realizado entre os dias 22 e 26 de fevereiro/2010, em Rio Verde (GO), um projeto que visa à capacitação de funcionários de confinamentos. A Escola de Capacitação em Confinamento da Assocon, finalizada em 26 de fevereiro, reuniu aproximadamente 40 pessoas, entre alunos, professores e funcionários de confinamentos da região. Nesse período foram apresentados temas variados ligados à atividade de produção pecuária, incluindo parte técnica e gerencial.

Na opinião do presidente do Sindicato Rural de Rio Verde (GO), Bairon Pereira Araújo, o evento foi um sucesso. “Particularmente me sinto muito orgulhoso de ter participado dessa iniciativa pioneira e para usar um jargão comum às salas de aula, a Assocon merece nota 10 pela iniciativa”, declara.

O diretor executivo da Assocon, Juan Lebrón, avalia como positivo o evento que segundo ele atingiu seu objetivo maior de levar informação técnica e gerencial aos que necessitam, além de institucionalmente a Assocon assumir um papel de difusora de informações sobre a atividade de confinamento no Brasil.

A Assocon contou com o apoio de empresas que enviaram parte do corpo técnico para atuar como instrutores. O conteúdo do curso abrangeu: nutrição de bovinos de corte, sanidade, operações com máquinas e equipamentos, gestão administrativa, manejo racional de gado corte, planejamento do confinamento e identificação animal.

Segundo Carolina Paes Barretto, gerente de marketing da Assocon, os alunos tiveram ótimo índice de aproveitamento. “Após o término de cada aula a turma era imediatamente avaliada e o resultado alcançado nas provas atingiu média de 91% de aproveitamento”, comenta. “As aulas foram ministradas com linguagem de fácil compreensão, o que permitiu aos alunos interagirem bem com os professores, sanando dúvidas e/ou dando exemplos do dia-a-dia para ilustrar alguma dificuldade”, destaca.

Segundo Alair Batista Pinheiro, técnico da fazenda Don Quixote, localizada no município de Cocalzinho (GO), participante do curso, o objetivo era aprender sobre o dia a dia da fazenda com foco em confinamento, e agora a meta é aplicar esse conhecimento para aumentar ainda mais a produtividade do rebanho. "Foi muito boa essa viagem. Acredito que a Escola de Capacitação em Confinamento melhorará cerca de 30% em nossa produtividade. Já voltei colocando em prática tudo o que aprendi, desde a inseminação da vaca até entrega do boi para os nossos funcionários", comemora Alair.

José Carlos Ereno Jr. gerente da Ipameri Agropecuária, de Juçara (GO), propriedade do pecuarista João Paulo Canto Porto, representou o time dos associados da Assocon na região junto com outras três propriedades: Fazenda Santa Fé (Ricardo Merola), Vera Cruz Agropecuária (Rodrigo Penna Siqueira) e Fazenda São Lucas (Alexandre Parise).

Ereno, que é profissional experiente e conhece bem as peculiaridades que envolvem a pecuária de corte em confinamento, destaca como pontos fortes da escola os temas escolhidos e a forma como foram apresentados em sala de aula. “É muito importante que o operacional funcione alinhado com a gestão do negócio, ainda mais dentro de uma atividade que oferece pouca margem para erros como é o confinamento”, comenta o administrador que atribui ao profissional de campo uma importância fundamental no resultado final da produção. “O planejamento é feito, mas quem conduz o negócio é o funcionário”, diz.

Na programação que reuniu especialistas de diferentes áreas, os técnicos da Tortuga Companhia Zootecnica Agrária abriram a semana falando sobre a fisiologia digestiva dos ruminantes, manejo nutricional em confinamento, formulação de ração e a importância de minerais na dieta do bovino. A Allflex falou sobre a importância da identificação animal e a Assocon sobre a importância da gestão de custos no confinamento A Casale Máquinas e Equipamentos deu sua contribuição abordando a manutenção preventiva dos diversos equipamentos para confinamento. Os laboratórios Intervet Schering Plough e Pfizer Saúde Animal apresentaram conceitos de manejo sanitário, boas práticas de aplicação de medicamento e principais enfermidades no confinamento. Para encerrar a semana, a Beckhauser apresentou os principais conceitos de práticas de bem estar animal.

A Escola de Capacitação em Confinamento Assocon segue com sua programação nos próximos meses, já com duas etapas agendadas nas cidades de Barra do Garças (MT), entre os dias 12 e 17 de abril e Campo Grande (MS), de 24 a 29 de maio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira