Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2010 - 09:35

Mais de 3 milhões de empresas podem ser beneficiadas pela computação em nuvem

Queda nos preços, facilidade de uso e diversidade de serviços estão entre as apostas dos fornecedores dessa tecnologia para este mercado, que corresponde a 98% das empresas existentes no país.

Se de um lado, a virtualização e a computação em nuvem (cloud computing) são consideradas as tecnologias da vez pelas grandes corporações porque reduzem custos e são verdes, de outro, começaram a despontar para as pequenas e micro (MPEs) como ótima oportunidade de investir em ferramentas que até pouco tempo seriam inviáveis financeiramente.

De olho nesse segmento, que de acordo com estimativas da Hostlocation, data center especializado em MPE´s, pode corresponder a um mercado potencial de mais de 3 milhões de usuários, considerando o último levantamento do Sebrae, que aponta 98% das 5,1 milhões de empresas existentes no país como micros e pequenas, é que o provedor está lançando um novo pacote de ferramentas, o “Servidor em Minutos”.

A estrutura é baseada em um parque de equipamentos Dell e Cisco e oferece painel de controle para hospedagem de sites; banco de dados; e-mail corporativo; servidor para games; backup; e-mail marketing e streaming. Também pode ser fornecido o servidor como infra-estrutura na nuvem, ou seja, o cliente compra o serviço e instala o software que ele desejar. Neste caso, pode ainda adquirir o gerenciamento do servidor, que pode ser feito pela Hostlocation, por R$300,00 mensais.

Safatle explica que as pequenas e micros geralmente têm conhecimento técnico bem restrito. Por isso na maioria das vezes acabam optando pelo pacote de gerenciamento, em que a equipe da Hostlocation faz a administração total do serviço e o cliente final não precisa contratar um profissional da área técnica para fazer isso. O usuário simplesmente utiliza.

Com planos de ter 70% de toda sua estrutura em nuvem até o final de 2.010, a Hostlocation está migrando seus servidores virtuais e dedicados para a nova estrutura. “Tanto a nuvem quanto os servidores virtuais operam com virtualização. A diferença é que a nuvem usa vários equipamentos, inclusive storages, garantindo total acesso ao serviço e aos dados em caso de falha de qualquer equipamento”, explica Marcelo Safatle, diretor executivo do data center. [ www.hostlocation.com.br | Twitter: twitter.com/hostlocation].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira