Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2010 - 09:40

Alcoa entre as 60 empresas participantes de estudo sobre a emissão de gases de efeito estufa no ciclo de vida de um produto

Rodas Forjadas de Alumínio Alcoa serão avaliadas por meio da iniciativa.

A Alcoa é uma das 60 empresas mundiais que passam a testar um protocolo piloto para quantificar e reportar as emissões dos gases de efeito estufa durante o ciclo de vida de um produto. A Iniciativa do Protocolo de Gases de Efeito Estufa está sendo lançada pelo Instituto de Recursos Mundiais (WRI) e pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD).

O WRI e o WBCSD desenvolveram duas novas normas de Protocolo de Gases do Efeito Estufa: a Norma de Quantificação e Apresentação de Relatórios do Ciclo de Vida dos Produtos e a Norma de Contagem e Apresentação de Relatórios de Escopo 3 (cadeia de valor corporativo). A Alcoa testará a primeira Norma por meio da mensuração do impacto sobre as mudanças climáticas de suas Rodas Forjadas de Alumínio.

"Estamos honrados ao poder participar dessa avaliação e prevemos que os resultados nos permitirão melhor calcular e informar quais os efeitos de nossos produtos sobre as mudanças climáticas. Sentimos que as Rodas Forjadas renderiam um ótimo estudo, já que seu uso proporciona benefícios de sustentabilidade, como a redução de consumo de combustível e de emissões de gases do efeito estufa", afirma Tim Myers, presidente mundial da Divisão de Rodas e Produtos de Transporte da Alcoa.

Os testes de rodagem fornecerão uma base real para assegurar que as normas possam ser realmente implementadas por empresas de diversos setores, tamanhos e regiões de todo o mundo. As empresas que participam dos testes de rodagem representam 17 países de todos os continentes e mais de 20 setores industriais. As constatações da Alcoa com essa avaliação de diversos meses de duração contribuirão para a publicação final das normas, prevista para o final deste ano.

Perfil da Alcoa - Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 63 mil funcionários em 31países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [ Site www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira