Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2010 - 10:00

Pesquisa compara participação feminina nos cargos das melhores empresas do Brasil, Estados Unidos, México e Europa

Estudo exclusivo conduzido pelo Great Place to Work, empresa global especialista em ambiente de trabalho, levantou dados sobre a participação feminina no ambiente corporativo das melhores empresas no Brasil, Estados Unidos e México. Em 2009, as mulheres ocupavam 43% dos postos de trabalho das “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil” e 46% dos cargos das “Melhores Empresas para Trabalhar – Estados Unidos”. As mulheres equivalem a 45% da força de trabalho das “Las Mejores Empresas para Trabajar – Mexico” e 39% nas 100 melhores empresas da Europa.

No Brasil, as mulheres estão em 36% dos postos de liderança, inclusive na presidência de empresas como Brasilata, Byofórmula, Cultura Inglesa, Ericsson, Instituto Itaú Cultural, Laboratório Sabin, Magazine Luiza, Prezunic, Quintiles Brasil e Zanzini Móveis. No México, entre diretores e gerentes, a participação feminina é de 21% e 40%, respectivamente; nos Estados Unidos, elas ocupam 40% dos cargos de chefia.

São Paulo - O Great Place to Work, empresa global especialista em ambiente de trabalho e pioneira na análise do ambiente corporativo, concluiu uma pesquisa sobre a participação feminina nos postos de trabalho das companhias que integram as listas “Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil, México, Estados Unidos e Europa. Com dados de 2009, o compêndio comprova que os gestores das melhores empresas associam as profissionais à competências como capacidade de lidar com diferentes perfis de pessoas; bom desempenho em situações adversas; e empenho para inspirar e motivar as equipes. A pesquisa mostra, também, que na comparação da participação feminina no ambiente corporativo no Brasil, Estados Unidos, México e Europa, o índice mais baixo é o das empresas europeias.

No Brasil, 43% dos postos de trabalho das 100 “Melhores Empresas para Trabalhar” são ocupados por mulheres, sendo 36% postos de liderança, totalizando 19.586 em postos de chefia. No total, as empresas que integram o ranking empregam 403.587 profissionais, dos quais 174.902 são mulheres. O processo de ascensão feminina no ambiente corporativo brasileiro tem sido contínuo: em 1997 apenas 11% dos cargos de liderança eram ocupados por mulheres. Hoje, 10 das melhores empresas são presididas por mulheres – Brasilata, Byofórmula, Cultura Inglesa, Ericsson, Instituto Itaú Cultural, Laboratório Sabin, Magazine Luiza, Prezunic, Quintiles Brasil e Zanzini Móveis. Nas empresas geridas por mulheres, o índice de confiança dos funcionários é maior: 83% versus 81% (companhias lideradas por homens).

Em contrapartida, as mulheres brasileiras demonstram níveis de satisfação menores do que os homens: na média geral, o índice de satisfação é 83% contra 76% das mulheres. A análise mostra que apesar de todo o avanço da participação feminina no mercado de trabalho, ainda existem diferenças importantes – atuando em uma mesma posição profissional, a mulher ganha menos, leva mais tempo para atingir cargos de liderança e dedica mais tempo ao estudo, formação e aprimoramento profissional. Das 100 melhores empresas brasileiras, 54 têm sede no Estado de São Paulo – companhias que contam com 44% de mulheres; 36% dos cargos de chefia (diretoria, gerência e supervisão) são ocupados por mulheres.

Nos Estados Unidos, dados da pesquisa “100 Best Companies to Work” – publicada pela revista Fortune – mostram a ocupação feminina em 46% dos postos de trabalho das melhores e 40% dos cargos de liderança, sendo quatro o número de empresas que têm mulheres na presidência: Sally Jewell (Recreational Equipment Inc.); Terri L. Kelly (W.L. Gore & Associates Inc.); Donna Hyland (Children´s Healthcare of Atlanta); e Maxine Clark (Build-A-Bear Workshop).

No México, a análise da pesquisa “Las Mejores Empresas para Trabajar – Mexico”, aponta que o índice de participação feminina nas é de 45%. Entre os diretores e gerentes, o índice de participação feminina é de 21% e 40%, respectivamente. O índice de satisfação das mulheres mexicanas com a empresa para as quais trabalha é equivalente ao masculino, ou seja, 78%

Segundo José Tolovi Jr., CEO Global do Great Place to Work, a participação das mulheres está praticamente equilibrada no Brasil, México e Estados Unidos no ambiente corporativo das “Melhores Empresas para Trabalhar”. “Na Europa notamos que há disparidade entre a participação feminina e masculina nos postos de trabalho. Um outro dado revelado pela pesquisa é que embora Brasil e México tenham índices muito próximos, o Brasil apresenta melhores resultados na ocupação feminina nos postos de chefia”, analisa Tolovi Jr.

Avaliação internacional - O Great Place to Work realiza no Brasil, há mais de uma década, a pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar” – pesquisa que hoje é conduzida em 44 países, sendo coordenada pelos 37 escritórios da empresa global, especialista em ambiente de trabalho. Com a missão de “Construir uma sociedade melhor, ajudando as empresas a transformar seu ambiente de trabalho”, o Great Place to Work® se dedica a ajudar as organizações de qualquer tamanho a compreender as características, práticas e atitudes que conduzem à criação de um excelente lugar para trabalhar.

A pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar é baseada em duas avaliações: uma com os colaboradores, que respondem a um questionário – o Trust Index© – sobre o ambiente de trabalho, voluntário e anônimo, por meio do qual descrevem a realidade da empresa e explicam o que consideram único e diferenciado em seu ambiente de trabalho. O resultado da pesquisa é baseado na avaliação do nível de confiança dos funcionários, em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade (que representam a Confiança), Orgulho e Camaradagem. A outra avaliação, feita com a própria empresa, detalha as práticas conduzidas pelas organizações – por meio do Culture Audit© –, envolvendo as três perpectivas da gerência, que são Atinge seus objetivos (Inspirando seus colaboradores; Compartilhando informações; Ouvindo com sinceridade); Com pessoas que dão o melhor de si (Reconhecendo o bom trabalho; Desenvolvendo pessoas e profissionais; Cuidando dos indivíduos); e que trabalham juntas como uma família/equipe (Recrutando com foco na cultura; Celebrando as conquistas; Compartilhando os resultados).

A participação dos colaboradores responde por 67% da média final da empresa e se baseia nas respostas concedidas ao questionário Trust Index©, que expressa o índice de confiança dos colaboradores para com a organização, e na avaliação dos comentários feitos pelos funcionários. A avaliação das práticas das empresas, expressas no Culture Audit©, tem peso de 33%.

Great Place to Work® - Fundado nos Estados Unidos há mais de uma década – por Robert Levering e Amy Lyman –o Great Place to Work®, empresa global especialista em ambiente de trabalho, conduz a pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar em 44 países. O resultado da pesquisa é baseado na avaliação do nível de confiança dos funcionários, em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem e nas práticas de gestão de pessoas das empresas.

Do ponto de vista gerencial, um great place to work é uma organização que…… Atinge seus objetivos:

Inspirando seus colaboradores; Compartilhando informações; Ouvindo com sinceridade …Com pessoas que dão o melhor de si:

Reconhecendo o bom trabalho; Desenvolvendo pessoas e profissionais; Cuidando dos indivíduos …E que trabalham juntas como uma família/equipe:

Recrutando com foco na cultura; Celebrando as conquistas; Compartilhando os resultados …Em um ambiente de Confiança.

Com a missão de construir uma sociedade melhor, ajudando as empresas a transformar o ambiente de trabalho, o Great Place to Work® acompanha de perto as tendências no campo da gestão de pessoas em todos os países em que atua e oferece serviços de consultoria, pesquisas de ambiente organizacional, palestras, seminários e eventos.

Fundado no Brasil por José Tolovi Jr. – atual CEO Global do Great Place to Work® Inc. –, o Great Place to Work® desenvolve no País as pesquisas Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil (em parceria, na área de divulgação, da Revista Época, da Editora Globo); Melhores Empresas para Trabalhar – TI & Telecom; Melhores Empresas para Trabalhar – Rio de Janeiro; e Melhores Empresas para Trabalhar – Campinas e Região. [ www.greatplacetowork.com.br e www.gptw.com.br.]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira