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09/03/2010 - 10:23

Antarctica Sub Zero chega ao Rio de Janeiro


Antarctica Sub Zero garrafa 600ml e lata Marca líder no Rio de Janeiro, com 30% de participação de mercado no estado, Antarctica prestigia os cariocas com um novo produto: Antarctica Sub Zero, cerveja que passa por um processo de dupla filtragem e estará disponível nos supermercados e bares da cidade a partir da primeira semana de março. O diferencial do lançamento é a combinação de um líquido especialmente elaborado para ser mais refrescante com o seu moderno processo de fabricação, fruto da troca de conhecimento entre o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da AmBev e outras áreas de referência da AB InBev.

"Lançamos Antarctica Sub Zero em julho de 2009 em São Paulo e, desde então, o produto já chegou aos apreciadores de cerveja de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. O próximo passo é levar a nova cerveja para o Rio de Janeiro, estado em que Antarctica tem excelente desempenho e onde o clima favorece o consumo de uma cerveja mais refrescante, principal atributo de Antarctica Sub Zero", afirma Marcel Marcondes, diretor de marketing de Antarctica. "Vale ressaltar que Antarctica está muito presente no imaginário do consumidor no período pós-carnaval, já que a marca tem forte presença nos blocos de rua da cidade. Por isso, consideramos o momento ideal para apresentar a novidade ao carioca", completa Marcel.

Processo produtivo - Para ser produzida, Antarctica Sub Zero passa por um sistema de dupla filtragem a frio, realizada a uma temperatura de -2° Celsius. Durante o procedimento, a linha de produção fica coberta por uma fina camada de gelo e a cerveja chega quase a congelar. O líquido resultante tem como principais características a refrescância acentuada e o amargor menos marcante.

"Verificamos, por meio de pesquisas realizadas mensalmente com mais de 2,5 mil consumidores de todo o Brasil, que refrescância é uma das características mais valiosas de uma cerveja. A constatação, aliada ao fato de que Pilsen é o tipo de cerveja mais consumida no Brasil e no mundo, resultou no lançamento da Antarctica Sub Zero. Queremos oferecer aos apreciadores de cerveja uma experiência de consumo diferenciada nesta categoria", adianta Marcel.

Agregar tecnologia ao processo de fazer cerveja foi possível devido ao intercâmbio de informações entre a AmBev e a AB InBev. A equipe de mestres-cervejeiros liderada por Luciano Horn, que assina o desenvolvimento do produto, passou cerca de um ano e meio trocando informações com equipes instaladas em diferentes partes do mundo. Horn visitou fábricas na Europa para conhecer melhor as tecnologias disponíveis e, depois de muito estudo, pesquisa de campo e testes foi possível chegar ao produto final: um líquido extremamente refrescante.

"O desenvolvimento de Antarctica Sub Zero foi feito em duas etapas. Primeiro trabalhamos para achar a composição ideal dos principais ingredientes da cerveja, o malte e o lúpulo, que resultasse em um líquido refrescante. Depois, focamos na implementação da tecnologia de dupla filtragem a -2ºC", revela Luciano Horn. O mestre-cervejeiro explica que a baixa temperatura auxilia na aglomeração das partículas formadas durante a fermentação e a dupla filtragem possibilita a retirada destas partículas. "A composição combinada à moderna tecnologia de produção resultam em um líquido com amargor menos acentuado e extremamente refrescante", completa ele.

Para Marcel, o novo produto foi especialmente desenvolvido para estar inteiramente alinhado com o posicionamento da marca Antarctica e para complementar o seu portfólio. "Antarctica tem em seu DNA o conceito de refrescância. O nome, a cor azul, os pinguins do logotipo, todas as referências da marca remetem à sensação de frescor. O conceito está até mesmo na origem da marca, que nasceu como uma fábrica de gelo. Portanto, Antarctica Sub Zero une a tradição cervejeira de Antarctica com os atributos de sabor que privilegiam esta percepção de refrescância", afirma ele.

Além do Rio de Janeiro, o produto pode ser encontrado em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Lançada em julho do ano passado, a marca apresenta crescimento constante e registra mais de 2,5% de participação de mercado nas praças onde está presente [dados Nilsen/Janeiro 2010].

Campanha e Ações Promocionais - A estratégia de divulgação de Antarctica Sub Zero no Rio de Janeiro foi iniciada com um teaser para TV que contou com a participação do ator global Rodrigo Lombardi. A versão completa do filme irá ao ar no dia 11 de março (quinta-feira). Além do tradicional comercial em TV, a nova cerveja contará com uma série de ações de impacto voltadas ao consumidor. Entre estas, um bar móvel projetado para unir a degustação do novo produto com ambientação que remete ao processo de produção da nova cerveja - a dupla filtragem a -2º C – e ao seu principal atributo, a refrescância, percorrerá pontos estratégicos da cidade. A marca também promoverá ações de degustação em diversos bares e promoção no formato compre e ganhe em supermercados.

Características Antarctica Sub Zero.: Cerveja tipo pilsen | Duplamente filtrada a uma temperatura de -2ºC | Líquido de cor dourada Larger (baixa fermentação) | Amargor menos marcante e refrescância acentuada | Teor alcoólico: 4,6% | Servir bem gelada. [www.antarcticasubzero.com.br]

Cervejas Pilsen e Antarctica - A cerveja tipo pilsen é a mais popular do mundo e caracteriza-se por ser clara, de cor dourada, de baixa fermentação e com espuma duradoura. A Cia Antarctica Paulista foi fundada em 1885 e, em 1888, lança a cerveja Antarctica e em 1935 os famosos pingüins de Antarctica passaram a integrar o seu rótulo, acompanhados de uma estrela dourada. Em 1984 é constituído o Grupo Antarctica. [www.ambev.com.br]

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