Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2010 - 11:11

Eternit registra receita líquida consolidada dE R$ 582 milhões em 2009

O crescimento da receita líquida nos mercados interno e externo são decorrente do comportamento dos preços nas linhas do fibrocimento e amianto crisotila.

A receita líquida consolidada da Eternit alcançou R$ 582 milhões em 2009: um crescimento de 6,9% em relação a 2008. A receita líquida proveniente de exportações, quase totalmente do amianto crisotila, somou R$ 130,2 milhões, um crescimento de 8,7% em relação a 2008. O bom desempenho de vendas no mercado externo foi reflexo da recuperação de preços e pela valorização do dólar frente ao real no primeiro semestre de 2009.

“A forte demanda por materiais de construção permitiu à companhia terminar 2009 operando em capacidade máxima na linha de produtos acabados e na mineração”, informa Élio A. Martins, presidente do Grupo Eternit.

O aumento do custo dos produtos vendidos, maior que a receita líquida, também impactou o lucro líquido da Eternit, que, em 2009, somou R$ 73,2 milhões, uma redução de 9,9% em relação ao ano anterior. O mesmo fator causou uma redução de 8,4% no EBIT (lucro operacional antes do resultado financeiro e impostos) da Eternit em relação a 2008 e totalizou R$ 105,6 milhões. Em 2009, o EBITDA apresentou redução de 7,4% quando comparado com 2008 e totalizou R$123,5 milhões.

A Eternit encerrou o ano de 2009 com market-share de 30% no mercado brasileiro de fibrocimento e atingiu o patamar recorde de vendas: 730,6 mil toneladas. O forte desempenho no segundo semestre conseguiu minimizar os efeitos da crise global que afetaram negativamente o volume vendido de fibrocimento no primeiro semestre. No final do ano, a companhia possuía 14% de market-share no mercado mundial de amianto crisotila, 1% a mais que em 2008.

Os investimentos no ano somaram R$ 28,8 milhões. “Tivemos uma redução de 55,6% em relação ao anterior, principalmente devido ao grande investimento que fizemos em 2008 para aumento de capacidade produtiva. Já em 2009, a companhia concentrou esforços para avaliar aquisições visando a diversificação de seus negócios”, comenta Martins.

As ações da Eternit apresentaram valorização de 69,1% no ano e o IBOVESPA cresceu 82,7%, apresentando o melhor desempenho entre os principais índices de ações do mundo. Com o aumento de capital realizado no último trimestre de 2009, aliado a valorização de suas ações, o valor de mercado da Eternit atingiu R$ 773,3 milhões em 31 de dezembro de 2009.

Segundo o presidente, em 2010, a Eternit manterá foco no seu Programa Estruturado de Expansão e Diversificação, implementado em 2007, que tem o objetivo de consolidá-la como empresa de produtos e soluções para a construção civil, além de elevar a receita bruta para R$ 1 bilhão até 2011. O mais novo passo foi a aquisição da Tégula, empresa líder no segmento de telhas de concreto, no início deste ano. Com essa operação, a companhia passa a ter uma participação próxima a 16% do mercado total de coberturas, além dos 30% do mercado de telhas de concreto e 30% no segmento de fibrocimento, tornando-se a maior e mais diversificada empresa de coberturas do País.

Quarto trimestre 2009 - No quarto trimestre de 2009, o volume vendido de fibrocimento totalizou 195,4 mil toneladas, uma evolução de 4,8% em relação ao mesmo período de 2008. O volume de vendas de amianto crisotila no mesmo período comparativo cresceu 10,1% e somou 77,7 mil toneladas no último trimestre do ano.

A Eternit registrou receita líquida consolidada de R$ 156,4 milhões no quarto trimestre, um crescimento de 2,2% em relação ao mesmo período de 2008. A receita proveniente de vendas para o mercado interno somou R$ 127,9 milhões, uma evolução de 12,1%. Por outro lado, a receita líquida com exportações retraiu 26,8% no comparativo entre o quarto trimestre de 2008/2009 e totalizou R$ 28,5 milhões.

O aumento do custo dos produtos vendidos e das despesas operacionais consolidados foram maiores que o crescimento da receita líquida consolidada e impactou o EBITDA da Eternit, que retraiu 28,3% no comparativo dos dois anos e totalizou R$ 30,1 milhões. O lucro líquido da Eternit no quarto trimestre de 2009 foi de R$ 17,2 milhões, uma redução de 33,9% em relação a 2008.

.[ Encontro APIMEC - A apresentação APIMEC-SP dos resultados da Eternit será realizada no dia 11 de março, a partir das 08h30, na sede da Eternit, localizada na Rua Dr. Fernandes Coelho, 85 – 1º. Andar, Pinheiros, São Paulo. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (11) 3107-1571 ou [email protected]].

Eternit - Com 70 anos de atividades, a Eternit é líder nos mercados de cobertura, painéis e placas cimentícias. A empresa tem sede em São Paulo e cinco fábricas, localizadas estrategicamente, nas cidades de Colombo (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Simões Filho (BA) e Anápolis (GO), onde está a subsidiária Precon Goiás. Possui sete filiais nos municípios de Colombo (PR), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Simões Filho (BA) e São Paulo (SP). Também detém a Tégula, subsidiária integral, que produz telhas de concreto, com cinco fábricas localizadas em Atibaia (SP), Içara (SC), Anápolis (GO), Frederico Westphalen (RS) e Camaçari (BA). Seus produtos são oferecidos em mais de doze mil pontos de venda em todo o Brasil. Uma das maiores mineradoras de amianto crisotila do mundo, é a, subsidiaria integral, SAMA S.A. Minerações Associadas, que está situada no município de Minaçu, em Goiás, compõe o grupo.

Companhia de capital aberto, desde 1948, o Grupo Eternit faz parte do Novo Mercado, nível máximo de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA). Em 2006 e 2007, o Programa de Relações com Investidores da Eternit ficou entre os cinco melhores do mercado brasileiro (empresas “small & mid cap”), de acordo com IR Magazine Awards Brazil e em 2008 ganhou o Prêmio ABRASCA de melhor relatório anual para companhias abertas com receita líquida abaixo de R$ 1 bilhão e em 2009 o programa de Governança Corporativa da Eternit foi eleito o melhor da America Latina pela IR Global Rankings. | Website: www.eternit.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira