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10/03/2010 - 08:43

Positivo Informática cresce 2,5 pontos percentuais em market share, e fecha 2009 com 16,1% do mercado total de computadores


Recorde histórico de vendas e receita bruta em 2009: 1,778 milhão de unidades, crescimento de 10,9% em relação a 2008, e R$ 2,513 bilhões de faturamento, 12,7% superior ao ano anterior, o lucro líquido1 de R$ 47,9 milhões no quarto trimestre de 2009 – aumento de 291,2% – revertendo o prejuízo do mesmo período de 2008, graças aos esforços da companhia para superar os desafios da crise. Em 2009, o lucro líquido1 totalizou R$ 127,7 milhões, com margem líquida de 5,9%.

Curitiba – A Positivo Informática, maior fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional, anuncia seus resultados do quatro trimestre e do ano de 2009. A companhia se mantém na liderança do mercado brasileiro de computadores há mais de cinco anos consecutivos, beneficiada pela sua solidez financeira, conhecimento do mercado nacional e posicionamento nos segmentos varejo e governo. Esses fatores possibilitaram à empresa apresentar crescimento em todos os trimestres do ano, apesar dos efeitos da crise financeira mundial no primeiro semestre de 2009.

A companhia ampliou seu market share de 2,2% em 2004 para 16,1% no ano passado no mercado total, com avanço de 2,5 pontos percentuais (p.p.) em 2009 em relação a 2008, o que representa percentual superior de 107,2% e 141,3% em unidades vendidas se comparado às 2ª e 3ª colocadas. Ao desconsiderar o mercado cinza, que totalizou 34,8% no ano, a participação da companhia no mercado oficial foi de 24,7%, aumento de 2,9 p.p. em relação a 2008.

“No período mais agudo da crise, estivemos ainda mais presentes nas redes varejistas, com grandes campanhas promocionais, honramos todos os compromissos com fornecedores, nos aproximamos dos investidores e o mais importante: preservamos nosso capital humano, elemento chave para o crescimento sustentável da empresa”, afirma Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática.

Evolução ano a ano de market share no mercado total - A estratégia de vendas no varejo possibilitou à companhia um crescimento expressivo de 21,4% no volume vendido em 2009, comparado a 2008, enquanto este segmento como um todo cresceu apenas 4,3% no mesmo período. Sua participação de mercado atingiu 29,9% em 2009, com avanço de 4,2 p.p. em relação ao ano anterior. Esta participação é superior à soma da participação dos 2º, 3º e 4º colocados. A empresa se mantém na liderança do mercado de governo e educação há 13 trimestres consecutivos e, em 2009, a participação nesse segmento foi de 34,9%, aumento de 4,2 p.p. em relação a 2008, superando em unidades a soma dos 2º, 3º e 4º colocados. Apesar dos impactos da crise financeira mundial que levou a postergações de investimentos pelas empresas, a Positivo Informática registrou, no mercado corporativo, 2,8% de market share – um avanço de 0,3 p.p. na comparação anual.

Recorde de computadores vendidos e de receita - A companhia obteve recorde de vendas e crescimento de 10,9% em relação a 2008, com 1,778 milhão de computadores vendidos em 2009, apesar da retração de 6,4% do mercado total brasileiro apontada pela IDC. As vendas de notebooks cresceram 50,2% e representaram 40,2% do total de PCs, ou 714,2 mil unidades. Os desktops vendidos superaram mais uma vez a casa de um milhão no ano, com 1,064 milhão de unidades.

No varejo, as vendas registraram crescimento de 21,4% sobre 2008, totalizando 1,432 milhão de computadores. No 4T09, a companhia vendeu 430,6 mil computadores nesse segmento, no qual é líder há mais de cinco anos consecutivos, segundo a IDC. Este volume representa um crescimento de 39,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2009, a receita bruta registrou recorde e totalizou R$ 2,513 bilhões, resultado 12,7% maior do que em 2008. No 4T09, a receita bruta totalizou R$ 701,8 milhões, crescimento de 19,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro líquido1 cresceu 291,2% no 4T09 em relação ao mesmo período de 2008, registrando R$ 47,9 milhões, e representando margem líquida² de 7,8%, avanço de 12,7 p.p. na mesma comparação. Em 2009, o lucro líquido1 totalizou R$ 127,7 milhões, com margem líquida² de 5,9%.

O EBITDA1 totalizou R$ 66,0 milhões no 4T09, crescimento de 168,7% em relação ao 4T08. A margem EBITDA² foi de 10,8%, crescimento de 6,0 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2009, o EBITDA1 registrado foi de R$ 177,3 milhões, representando 8,1% da receita líquida.

No decorrer de 2008 e 2009, foram pagos proventos em dinheiro no valor líquido de R$ 41,1 milhões, referentes aos resultados de 2008, representando payout de 27,9%. Em Assembleia Geral Ordinária, marcada para 27 de abril de 2010, a companhia irá propor a distribuição de R$ 50 milhões na forma de dividendos relativos ao resultado de 2009, perfazendo payout de 39,1%.

Mudanças em 2009 e perspectivas para 2010 - A Positivo Informática prosseguiu, em 2009, com os projetos iniciados em 2008 com a fabricação de placas-mãe de desktops e de monitores LCD, com a implementação da produção própria de placas-mãe de notebooks e a montagem de placas de memória, maximizando a utilização da estrutura da fábrica de placas já existente. No fim do ano, foi concluída com sucesso a primeira fase de implantação do projeto ERP, que deverá beneficiar significativamente a sustentabilidade da companhia e por meio do qual se espera, no médio e longo prazos, melhorias na eficiência operacional. Foram realizados investimentos em ampliação de capacidade produtiva de computadores e de placas nas fábricas de Curitiba (PR) e de Manaus (AM), de forma a deixar a empresa pronta para capturar o crescimento do mercado brasileiro, cujo cenário para os próximos anos é muito promissor. Em dezembro, foi anunciada a aquisição da marca Kennex, que vem a complementar a bem-sucedida estratégia de vendas no mercado de varejo.

As perspectivas para 2010 são bastante promissoras ao considerar-se a melhoria dos principais indicadores que impactam o desempenho do mercado brasileiro de computadores, como a confiança do consumidor em nível recorde desde fevereiro de 2008, o nível de emprego, a disponibilidade de crédito e a ainda baixa penetração de PCs nos lares. Para a Positivo Informática, soma-se também a forte carteira de entregas para clientes de governo projetada para 2010, estimada em mais de 300 mil unidades. “Não divulgamos projeções, porém cabe mencionar que a consultoria IDC estima para roten mercado nacional de computadores em 2010 crescimentos de 16% para o mercado total e de 20,5% para o varejo, em relação a 2009. A renovação dos benefícios da Lei do Bem confirma a inclusão digital como um dos pilares da política social no país. E o computador, que continua no topo da lista de desejos dos brasileiros, estará cada vez mais presente nos lares de todas as classes sociais”, ressalta Hélio Rotenberg. [ www.positivoinformatica.com.br/ri].

¹O Ajuste pela Subvenção para Investimentos: os números referentes às contas de receita líquida, lucro e ao EBITDA foram ajustados neste documento. A estas contas foi somada a parcela referente à subvenção para investimentos que foi contabilizada como passivo circulante e que será reconhecida no resultado à medida que os investimentos obrigatórios em P&D relativos a esse montante sejam amortizados. O intuito desse ajuste é comunicar ao investidor como seriam os resultados considerando a totalidade da subvenção para investimentos incorrida no período. ² Em relação à receita líquida ajustada.

Positivo Informática: Fundada há 20 anos, a Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante de computadores do país. Líder há cinco anos ininterruptos, já produziu mais de cinco milhões de computadores. Emprega cerca de 5,8 mil colaboradores em suas três fábricas, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), com faturamento de R$ 2,513 bilhões em 2009. Seus produtos são comercializados em mais de 7,8 mil pontos de venda. Além da central de relacionamento, sua rede de assistência técnica é formada por cerca de 450 empresas distribuídas por todo o país. Líder também na área de tecnologia educacional, suas soluções estão presentes em cerca de 12 mil escolas públicas, 2,4 mil escolas particulares, mais de 900 pontos de venda em todo o Brasil e são exportadas para mais de 30 países. [www.positivoinformatica.com.br].

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