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10/03/2010 - 09:25

ALL cresce 5,8% em volume no Brasil em 2009

A ALL – América Latina Logística (Bovespa: ALLL11), maior operadora logística da América Latina, anuncia os resultados do quarto trimestre e do ano de 2009, com aumento de 5,8% em volume no Brasil, passando para 35,6 bilhões de TKUs.

O volume de commodities agrícolas cresceu 6,0% no ano, impulsionado pelo aumento de 6,6% nos volumes dos fluxos principais e 1,8% no volume de cargas de retorno. Entre os principais destaques, o crescimento de 16,8% no volume de soja e 6,3% no milho. No segmento de produtos industriais, o acréscimo foi de 5,3%, principalmente em função de um crescimento de 30,8% em produtos florestais e 12,2% em contêineres. “O aumento demonstra os fortes fundamentos do nosso negócio, em um ano marcado por uma quebra de 12% na safra de grãos na região em que atuamos e uma redução de dois dígitos na produção industrial brasileira”, completa Paulo Basílio, Diretor-Superintendente da ALL.

O EBITDA Consolidado decresceu 10,9% para R$ 1,1 bilhão, devido principalmente a uma queda de 1,7% no preço médio, em grande parte reflexo do repasse da queda no preço do diesel. A ALL registrou no ano Receita Consolidada de R$ 2,78 bilhões, praticamente em linha com o ano anterior. O Lucro Liquido do período foi de R$ 31,7 milhões.

Quarto Trimestre - No quarto trimestre, a ALL registrou queda de 7,1% no volume do Brasil, devido ao fraco desempenho operacional, impactado, principalmente, por chuvas acima da média histórica em grande parte da malha ferroviária da empresa no país. O EBITDA Consolidado sofreu redução de 53,7%, para R$ 121,8 milhões. A Receita Consolidada foi de R$ 540 milhões, 19% inferior em relação a 2008.

No quarto trimestre, a ALL Argentina registrou queda de 24,5% em receita e 50,2% em volume. “As perspectivas para o 2010 argentino são positivas, com uma previsão de aumento em 40% na safra”, completa Basilio.

Investimentos e Perspectivas 2010 - Em 2009, o volume investido foi 5,5% maior do que em 2008, alcançando R$ 716,8 milhões, dos quais R$ 409,2 milhões destinados a projetos de expansão no Brasil.

O crescimento do CAPEX no Brasil deve-se, principalmente, aos trabalhos do Projeto Rondonópolis, que prevê a construção de uma linha de 260 km no Estado do Mato Grosso, ligando Alto Araguaia a Rondonópolis. No ano de 2009, foram investidos cerca de R$ 115 milhões no projeto, dos quais 90% via financiamento junto ao BNDES. “O projeto tem importância estratégica para a companhia, pois estenderá significativamente nosso principal corredor de escoamento agrícola”, afirma Basílio.

Em dezembro, a ALL efetivou o contrato do Projeto Rumo, com a obtenção, pelo cliente, do total de R$ 1,2 bilhão de investimentos previstos para o projeto e direcionados à compra de vagões e locomotivas, investimento em terminais e duplicação do trecho de acesso ao Porto de Santos. Em quatro anos, o projeto permitirá à ALL quintuplicar o volume de açúcar transportado pela empresa, para 9 milhões de toneladas/ano.

Em preparação para 2010, a ALL já encomendou dez novas locomotivas AC44 da GE, mais resistentes e eficientes em consumo de diesel e custos de manutenção do que a atual frota da companhia. Investimentos em via permanente, terminais e tecnologia, também foram realizados com o objetivo de incrementar a produtividade da companhia.

“Estamos otimistas em relação à performance de 2010. De acordo com estimativas da CONAB, a safra de soja deve crescer mais de 18% em nossa área de atuação. Além disso, o período de colheita foi antecipado, influenciando positivamente os volumes e preços. A perspectiva é também positiva para o segmento industrial, com previsão de crescimento em 8% contra queda de 7% em 2009, e para a Argentina, que deve ter uma safra 40% maior. Deveremos ter sob contratos take-or-pay mais de 70% de todo o volume previsto para o ano”, afirma Paulo Basilio, Diretor Superintendente da ALL.

Instituto ALL - O ano foi marcado pela consolidação do Instituto ALL de Educação e Cultura, que obteve crescimento de 55% sobre 2008, com mais de 190 mil pessoas beneficiadas com ações de responsabilidade socioambiental, e recebeu a certificação OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Projetos itinerantes, como os Vagões do Conhecimento e Vagões Ambientais, estiveram presentes em mais de 60 municípios, interagindo com 27 mil crianças.

As Campanhas de Segurança foram além das blitzes nas Passagens de Nível, chegando às escolas próximas à linha férrea e beneficiando 63 mil crianças.

Mais de 200 mil horas de treinamento foram realizadas na Universidade Corporativa da ALL - UNIALL e 4,3 mil colaboradores participaram de treinamentos gerenciais, técnicos e de aperfeiçoamento.

Perfil ALL - Maior empresa independente de serviços de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e nas regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.095 locomotivas, 31.650 mil vagões e 700 veículos rodoviários, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara. Com a incorporação da Brasil Ferrovias em 2006, incluiu em suas operações o acesso ao Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país. [ www.all-logistica.com ]

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