Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2010 - 09:25

Ford Transit Chassi, nova solução para o transporte urbano de carga


A Ford lança este mês a Transit Chassi, versão que amplia a linha de vans e furgões mais moderna do mercado brasileiro. Além de contar com todas as vantagens já conhecidas da Transit, de desempenho, economia, segurança e tecnologia, o modelo representa uma nova solução para o transporte de cargas urbanas volumosas. Oferece facilidade para a instalação de implementos e pode comportar baú de até 20,3 m3, com o melhor aproveitamento de espaço da categoria.

"A Transit Chassi traz mais versatilidade para o transporte urbano, com um nível sem igual de eficiência e tecnologia. É uma solução prática e moderna para os clientes que exigem o melhor, com economia em todo o ciclo de operação", diz Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul.

A Ford Transit vendida no Brasil tem a mesma configuração da versão encontrada na Europa, onde é líder de mercado há mais de quatro décadas. Ao lado da van de passageiros e dos furgões curto ou longo, a nova versão chassi vem atender o crescente mercado de veículos comerciais leves de uso urbano com perfil adequado para trafegar nas zonas de restrição ao uso de caminhões.

Maior volume- Como as demais versões da linha, a Transit Chassi é equipada com o motor Ford Duratorq 2.4, o maior torque da categoria, com 310 Nm (@ 1.750-2.000 rpm) e potência de 115 cv. Além de transportar uma carga útil de 1.696 kg, oferece uma das maiores capacidades volumétricas do segmento. Essa vantagem deve-se ao fato de ter a maior distância entre-eixos, de 3.954 mm, espelhos com hastes estendidas que garantem a visibilidade mesmo com implementos mais largos, e para-choque e lanternas que comportam implementos com balanço traseiro maior.

O peso bruto total homologado de 3.500 kg permite que o veículo seja conduzido por motoristas com habilitação B. O conjunto trem de força tem capacidade máxima de tração de 6.000kg.

Segmento em expansão-Dentre outras aplicações, a Transit Chassi é indicada para o transporte de alimentos, móveis, flores, roupas e diversos tipos de cargas volumosas com baixo peso específico. É um segmento competitivo, com muitos produtos concorrentes, diferenciados por aspectos técnicos e pelo preço, e com tendência de se expandir por todo o País devido ao crescente aumento das restrições ao tráfego de caminhões nos grandes centros.

Sem contar os modelos mais simples, menos equipados e com capacidade de carga inferior, que competem em uma faixa diferente de mercado, o segmento de veículos comerciais leves chassi cabine cresceu 52,5% em 2008 e 64,2% em 2009, quando somou 2.031 unidades. Para 2010, é esperado um avanço de quase 20%, com 2.430 unidades. "Nosso objetivo é atingir 14% do segmento este ano com a nova Transit Chassi", destaca Oswaldo Jardim.

Desempenho e economia-A Ford Transit é a linha mais avançada de vans e furgões disponíveis hoje no Brasil, seja no design, na motorização ou na tecnologia. É um veículo desenvolvido para trazer o melhor resultado nas diferentes aplicações de transporte urbano, tanto do ponto de vista econômico quanto operacional.

Seu avançado motor Duratorq 2.4, com injeção common-rail integrada aos demais sistemas eletrônicos do veículo e sistema de controle e proteção ativa, produz torque equivalente a um propulsor de 3 litros, com baixo consumo de combustível e emissões. Ele atende o padrão Euro 3 e é predisposto a atender também o futuro nível Euro 5. A tubulação do escapamento com sistema flexível reduz as vibrações e ruídos no interior da cabine.

O câmbio de seis marchas contribui para o excelente desempenho, consumo e dirigibilidade, otimizando as respostas do motor. Na direção da Transit, o motorista se sente como se estivesse em um carro de passeio, com comandos leves e um nível de conforto não encontrado em outros veículos do segmento.

Conjunto completo de segurança-A Transit conta também com o conjunto mais completo de equipamentos de segurança da categoria. Seu sistema de partida em rampa (HLA), integrado ao ABS, impede que o veículo deslize para trás em subidas quando se tira o pé do pedal do freio. Ao detectar essa condição, sensores mantêm o freio acionado por um instante, dando tempo para que o acelerador seja acionado.

Tem também controle eletrônico de estabilidade (ESP) integrado ao motor e ao ABS. Seu sistema de controle e auxílio de tração impede o patinamento das rodas em partidas ou em pavimentos de baixa aderência.

"Esse conjunto de dispositivos de segurança corrige eventuais deslizes do motorista e contribui para evitar acidentes, que trazem prejuízos econômicos e operacionais para as transportadoras. A ergonomia e o conforto proporcionados ao motorista, da mesma forma, reduzem o seu desgaste físico, outro fator importante de segurança que muitas vezes não é mensurado e também está ligado à ocorrência de acidentes", diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

Conveniência e produtividade-A Transit Chassi vem com travamento e abertura de todas as portas por controle remoto, que facilita a operação de carga e descarga. Também vem equipada de série com outros itens exclusivos no segmento, que aumentam o conforto e a produtividade da operação: vidros e retrovisores elétricos, rádio CD-player com controle no volante, código antifurto e entrada de áudio auxiliar, travamento automático das portas a 8 km/h, duas tomadas de 12 V no painel e luz de cortesia com temporizador. O único opcional é o ar condicionado.

O motorista dispõe de oito níveis de ajuste do banco e apoio para o braço, que permitem encontrar a posição mais ergonômica de dirigir e reduzem o cansaço. Diversos porta-objetos distribuídos na cabine, com porta-garrafa, e as superfícies no painel para o apoio de pastas, laptops e teclados de sistemas de monitoramento oferecem praticidade para o trabalho.

Os retrovisores elétricos com haste estendida e espelho convexo facilitam as manobras e oferecem boa visibilidade contra colisões laterais, além de possibilitar a utilização de baús mais largos. A regulagem de altura dos faróis por meio de um botão no painel é outro item que aumenta a segurança, garantindo uma iluminação eficiente em qualquer condição de carga. A chave codificada com imobilizador eletrônico e o alarme à prova d'água auto-recarregável, também de série, protegem o veículo contra furto.

Manutenção econômica - Outra vantagem da Transit Chassi é a manutenção econômica. Seu projeto, aperfeiçoado em mais de 40 anos de uso na Europa, segue os melhores padrões de qualidade e engenharia para garantir confiabilidade de operação e alta durabilidade, que se traduzem em economia para o transportador.

Além do baixo consumo de combustível, ela tem a cesta básica de peças mais barata da categoria comprovada por levantamentos da Anfavea e do Cesvi, com diferenças que chegam a 34,5% e 42%, respectivamente, em relação aos concorrentes. E conta com a garantia de assistência técnica dos 130 distribuidores Ford Caminhões no Brasil, executada por pessoal treinado na fábrica.

Além de oferecer confiança e durabilidade, o projeto da Ford Transit se destaca também pela sustentabilidade. Cerca de 95% dos materiais usados na sua produção podem ser reciclados, dentro dos mais modernos padrões mundiais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira