Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2010 - 10:23

Empresários da construção civil iniciam o ano otimistas

Brasília - Os empresários da indústria da construção civil iniciaram este ano confiantes, revela a Sondagem da Construção Civil, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Segundo a pesquisa, divulgada no dia 9 de março (terça-feira), no último mês de fevereiro os empresários tinham perspectivas positivas para os próximos seis meses, apesar do pequeno recuo no índice de expectativa sobre o nível de atividade na comparação com janeiro, que caiu de 70,6 para 68,4 pontos.

O indicador da Sondagem da Construção Civil varia de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 revelam expectativa positiva dos empresários. Em fevereiro, eles também se declararam otimistas em relação a novos empreendimentos e serviços nos próximos meses. O índice caiu na comparação com janeiro (70 para 68,2 pontos), mas permanece bem acima dos 50 pontos. Conseqüentemente, continuam igualmente elevadas as intenções de compras de matérias-primas, que registraram 69,7 pontos.

Na comparação mês a mês, a evolução do nível de atividade em janeiro ficou estável frente ao registrado em dezembro de 2009 e o indicador passou de 53,7 pontos para 50,5 pontos, bem próximo à linha divisória. “Não obstante, a estabilidade se deu em patamar elevado,” diz a pesquisa da CNI.

O índice de nível de atividade efetivo em relação ao usual apresentou leve queda frente ao mês anterior (de 53,2 para 52,9 pontos), mas manteve-se acima dos 50 pontos, o que revela que o nível de atividade em janeiro de 2010 foi superior ao usual para o mês. “Ressalte-se que a atividade está acima do usual apenas para as empresas de maior porte, em especial as grandes,” aponta o estudo.

Entre as pequenas empresas, o índice de nível de atividade efetivo em relação ao usual situou-se em 50,5 pontos, e entre as médias, o indicador ficou em 51,9 pontos, o que denota que o nível de atividade em janeiro está próximo ao usual para o mês.

A Sondagem da Construção Civil de janeiro de 2010 foi realizada com 335 empresas, sendo 192 pequenas, 106 médias e 37 grandes. O período de coleta de dados ocorreu entre 1º e 24 de fevereiro último.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira