Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2010 - 08:30

McAfee informa que o Scareware deverá ser a ameaça mais nociva para os internautas em 2010

O programa malicioso, que é um falso antivírus, têm infectado cerca de 1 milhão de máquinas por dia.

São Paulo – O Scareware, um falso software antivírus, é o primeiro golpe descrito no novo portal da McAfee, o Alerta de Ameaças aos Consumidores (Consumer Threat Alert), que usa tecnologias da empresa e informações internas coletadas pelo McAfee Labs para deixar os usuários a par das ameaças on-line mais recentes e perigosas. Segundo a McAfee, Inc. (NYSE: MFE), é possível que este venha a ser o golpe on-line que mais cause prejuízos este ano, resultando em perdas financeiras e danos significativos aos computadores dos usuários.

Golpes com falsos antivírus custam anualmente milhões de dólares aos consumidores. O Scareware é um dos mais predominantes, perigosos e sofisticados golpes on-line já criados. Ele faz aproximadamente um milhão de ataques por dia em todo o mundo e o McAfee Labs estima que os cibercriminosos lucrem mais de US$ 300 milhões de dólares no mundo todo aplicando golpes nos usuários que instalaram o Scareware em suas máquinas.

A McAfee constatou um aumento de 660% na quantidade de Scareware no decorrer dos últimos dois anos e um aumento de 400% nos incidentes relatados nos últimos 12 meses. "É assustador. Eu vi uma janela pop-up dizendo que meu computador estava com vírus e eu só consegui pensar em tudo o que poderia perder”, disse Stevie Wilson, uma vítima do Scareware, editora de moda e moradora da cidade de Los Angeles e que compartilha sua história neste vídeo. “Era idêntico a um programa de segurança legítimo. Então, eu digitei as informações do meu cartão de crédito para garantir minha proteção. Porém, depois de perder muito dinheiro e muito tempo, percebi que havia entregado meus dados financeiros aos criminosos”, lamenta.

“Mesmo os usuários mais experientes são alvos de ataques de ameaças on-line, já que os cibercriminosos se tornaram mais sofisticados", afirma Jeff Green, vice-presidente sênior do McAfee Labs. “Os alertas de ameaças aos consumidores são como alarmes para evitar que os usuários sejam alvos dos perigos on-line. Estamos na linha de frente, vigiando e protegendo os usuários contra ameaças e por esse motivo achamos importante compartilhar esse conhecimento com os consumidores", reforça o especialista em Segurança.

As informações sobre ameaças são apresentadas no portal criado pela McAfee em linguagem de fácil entendimento, com exemplos, e incluem dicas sobre como evitar ameaças, além de informações para usuários que suspeitam terem sido alvo de ataques. Para receber e-mails gratuitos com os alertas, em inglês, os usuários podem se inscrever no endereço: http://www.mcafee.com/consumer-threats-signup.

Mais informações sobre o Scareware - O falso software antivírus, conhecido como Scareware, abre uma janela na tela do usuário e o avisa de que seu computador pode estar vulnerável. Para disfarçar o golpe, os cibercriminosos criam logotipos de falsas empresas de segurança que se passam por logotipos legítimos. Essa janela pop-up solicita que o usuário examine o computador em busca de vulnerabilidades ou adquira o "software de segurança" que, na realidade, é um malware disfarçado.

Os cibercriminosos fazem com que as vítimas do Scareware em todo o mundo insiram informações sobre seus cartões de crédito, o que lhes dá acesso ao computador e aos detalhes bancários do usuário. “Esse é um negócio incrivelmente lucrativo para os cibercriminosos”, alega Francois Paget, especialista em pesquisas de segurança do McAfee Labs que estudou as falsas empresas de antivírus do mundo todo. “Na realidade, uma empresa conhecida como ‘Innovative Marketing’ conseguiu cerca de US$ 180 milhões de dólares em um ano por meio desse tipo de golpe. Mais de 4 milhões de consumidores adquiriram o falso software de segurança da empresa, pensando que era um produto real", informa.

O novo portal da McAfee "Alerta de Ameaças aos Consumidores"- Suas principais funções são avisar os usuários sobre as ameaças mais perigosas e os ajudar a se prevenirem de ameaças sofisticadas e em constante evolução. Os assinantes receberão alertas periódicos, em inglês, por e-mail, informando sobre como reconhecer as novas ameaças on-line, além de fornecer dicas sobre como se manter seguro.

Além da notificação por e-mail, as atualizações serão publicadas no blog: http://www.mcafee.com/consumer-threats-blog. Os usuários também podem seguir a McAfee no Twitter (@mcafee) ou visitar a página da companhia no Facebook (www.facebook.com/mcafee) para ter acesso às atualizações, dicas e aos vídeos.

“Ensinamos aos usuários os ‘truques’ necessários para viverem suas vidas on-line com segurança", afirma Green. “Com instrução e com a tecnologia correta, podemos todos fazer parte da luta contra o cibercrime”, conclui.

Perfil- A McAfee, Inc., com sede em Santa Clara, Califórnia (EUA), é a maior empresa do mundo dedicada à tecnologia de Segurança da Informação. Totalmente comprometida em combater os rigorosos desafios de segurança globais, a McAfee provê soluções proativas e com qualidade comprovada e serviços que ajudam a manter sistemas e redes protegidos mundialmente, permitindo aos usuários conectarem-se à Internet, navegarem e realizarem compras pela Web com segurança. Apoiada por uma equipe de pesquisas premiada, a McAfee desenvolve produtos inovadores que capacitam os usuários domésticos, as empresas dos setores público e privado e os provedores de serviços, permitindo-lhes manter a conformidade com as regulamentações de mercado, proteger dados, prevenir interrupções, identificar vulnerabilidades e monitorar continuamente, além de incrementar a segurança em TI. [www.mcafee.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira