Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2010 - 08:54

Eike Batista é 8º mais rico do mundo, aponta Forbes


Nova York - O empresário Eike Batista é o oitavo homem mais rico do mundo, com fortuna estimada em 27 bilhões de dólares, de acordo com o ranking de 2010 da revista Forbes divulgado no dia 10 de março (quarta-feira).

Eike --dono do grupo EBX ocupava a 61ª posição na lista de bilionários da Forbes do ano passado, com 7,5 bilhões de dólares.

"Entrando este ano na lista dos dez maiores bilionários está o brasileiro Eike Batista, cuja fortuna aumentou em 19,5 bilhões de dólares desde o ano passado", segundo a Forbes.

A fortuna de Eike começou a ser construída no início da década dos anos 1980, com atividades de comércio de ouro e diamantes extraídos na região Amazônica.

Depois de uma diversificação dos negócios e de um processo de internacionalização na década seguinte, Eike redirecionou integralmente seus esforços para o Brasil, na crença de que o país "é um dos melhores lugares do mundo para se fazer negócio", nas palavras do próprio empresário.

Nos últimos anos, o grupo de Eike comprou direitos sobre blocos exploratórios de petróleo e gás e formou a OGX, ainda em fase pré-operacional como várias das empresas do grupo.

Outras empresas da EBX são a MMX (mineração), LLX (logística), MPX (energia) e OSX (estaleiros). Com exceção da holding e da OSX, a última em processo de abertura de capital, as demais já possuem ações negociadas na Bovespa.

Todas as companhias de propriedade de Eike têm a letra "X" no nome em referência ao sinal matemático da multiplicação.

O Grupo EBX informou em comunicado que pretende investir 12,4 bilhões de dólares entre 2007 e 2012 nos setores de petróleo, logística, energia e mineração no país.

Entre 2007 e 2008, foram investidos 1,8 bilhão de dólares e no período de 2009 a 2012 serão investidos outros 10,6 bilhões de dólares, informou o grupo.

Carlos Slim supera Bill Gates- No topo da lista da Forbes, o mexicano Carlos Slim, dono da operadora de telecomunicações Telmex, superou Bill Gates, fundador da Microsoft. O primeiro aparece com fortuna de 53,5 bilhões de dólares, 500 milhões de dólares a mais que Gates.

É a primeira vez desde 1994 que o número 1 da relação não é um bilionário norte-americano.

Em terceiro está o megainvestidor norte-americano Warren Buffett, proprietário da Berkshire Hathaway, com 47 bilhões de dólares.

O número de bilionários no mundo subiu de 793 no ano passado para 1.011, segundo a Forbes, mas ainda abaixo dos 1.125 contabilizados em 2008.

"Atualmente, os bilionários do mundo têm em média 3,5 bilhões de dólares", informou a Forbes, o que representa um aumento de 500 milhões de dólares sobre o último ano.

O ranking da Forbes inclui 97 pessoas que entraram na tradicional lista anual de bilionários da revista pela primeira vez, incluindo 62 da Ásia que estão fazendo sua estréia. A região asiática viu forte recuperação das bolsas de valores e muitas ofertas de ações no ano passado.

A Ásia está agora mais perto da Europa em número de bilionários, com diferença de apenas 14.

A China, com 64 bilionários, apareceu pela primeira vez depois dos EUA, com 403 bilionários, na lista. A Rússia está em terceiro, com 62 bilionários, muitos deles retornando ao ranking após terem saído no último ano devido à queda nos preços das commodities.

Onze países têm ao menos o dobro de bilionários em relação ao que tinham em 2009, e houve um número recorde de 164 pessoas voltando à lista de bilionários em 2010.

Eike começou carreira vendendo apólices de seguros - O brasileiro de 52 anos de idade nascido em Governador Valadares (MG), que emplacou o posto de oitavo homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes, começou sua vida profissional vendendo apólices de seguros de porta em porta.

Isso foi na Alemanha, em meados da década de 70, quando Eike Batista cursava engenharia metalúrgica na Universidade de Aachen.

Não que ele precisasse disso para se manter. Seu pai, Eliezer Batista, foi presidente da Vale. Mas Eike gostava da ideia de tentar se manter independente financeiramente.

Devido à carreira do pai, de quem herdou o perfil empreendedor e o gosto pelo setor de mineração, passou o início da adolescência em países como Suíça, Alemanha e Bélgica.

Depois de formado, voltou ao Brasil na década de 1980 e começou a trabalhar com ouro e diamantes. Tornou-se o principal executivo da canadense TVX Gold empresa listada no Canadá e que propiciou o início do relacionamento com o mercado de capitais global.

Na década de 1990, iniciou a diversificação dos seus negócios e buscou empreendimentos fora do país, concentrando-se posteriormente na América Latina.

Depois dessa fase, porém, preferiu concentrar os esforços da EBX, a holding que congrega várias empresas, no Brasil, na crença de que o país "é um dos melhores lugares do mundo para se fazer negócio".

Entre 2004 e 2008 o empresário criou, estruturou e abriu o capital das empresas MMX (mineração), MPX (energia), OGX (petróleo) e LLX (logística), levantando recursos recordes de 7,1 bilhões de dólares junto a investidores brasileiros e estrangeiros para investir no desenvolvimento dessas companhias.

A próxima empresa prevista para ir para a bolsa será a OSX, dedicada a construir grandes embarcações principalmente para o setor de petróleo. A empresa poderá captar até quase 10 bilhões de reais.

Antes de ficar conhecido como empresário, Eike ganhou exposição na mídia por se tornar o marido, e depois o ex-marido, da modelo e eterna musa do Carnaval carioca Luma de Oliveira.

Separado desde 2004, quando começou a aparecer mais na mídia, Eike é pai de dois filhos adolescentes, Thor e Odin.

Ele também é conhecido por ser um apaixonado pela cidade do Rio de Janeiro, onde implementa projetos ecológicos e sociais. Atualmente, promove a despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro.

Além de um dos patrocinadores principais da campanha do Rio de Janeiro pelas Olimpíadas, para a qual doou cerca de 23 milhões de reais, Eike foi notícia no mundo recentemente ao doar 7 milhões de dólares para as obras sociais da cantora Madonna, recebida pelo empresário em visita ao Rio este ano.

Eike gosta de correr, nadar e de lanchas. Em 2006, completou as 220 milhas náuticas entre Santos e Rio de Janeiro com tempo recorde, a bordo da máquina Spirit of Brasil. | Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira