Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2010 - 09:18

Índice de cheques honrados cresce no país, aponta TeleCheque

Queda da inadimplência favorece o aquecimento do mercado.

São Paulo - Os índices de cheques honrados tendem a crescer no 1º semestre de 2010 e atingir um patamar superior ao apresentado no ano de 2009, segundo informações da TeleCheque, empresa especializada em verificação de crédito em compras com cheques. De acordo com a empresa, do total de cheques emitidos no mês de fevereiro 97,41% foram honrados, sendo 0,46% a mais que o mesmo período do ano anterior. “Com uma baixa inadimplência e uma postura mais responsável do consumidor, os varejistas têm a oportunidade de atuar de forma mais arrojada em relação à oferta de crédito", explica José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque. “A oferta direta de crédito oferecida pelo mercado varejista é hoje um dos principais mecanismos de crescimento do consumo sustentável na sociedade”, reforça.

Em relação ao mês de janeiro (97,22%) o índice também aumentou (0,19%). Segundo a TeleCheque, a inadimplência no acumulado do primeiro semestre de 2010 deve fechar em 2,56%, uma queda de 15,4% frente ao mesmo período do ano anterior (3,03%). "Acredito que estes resultados não voltarão aos patamares dos anos anteriores e a expectativa é de que, para os próximos anos, o Brasil tenha uma grande evolução. O brasileiro tem necessidades pontuais e, por isso, ampliar o crédito influirá na criação de um país próspero e importante no contexto internacional", destaca.

Para o vice-presidente, essa nova realidade nacional deixa o mercado de crédito aquecido. "Esse patamar pode ser observado na região Centro-Oeste, que pelo segundo mês consecutivo, registra o índice de cheques honrados acima da média nacional (98,40%)", completa. A região Sul também está sentindo os reflexos da boa fase do mercado e registrou 98,13%. "A queda da inadimplência pode ser sentida em todo o território nacional. O mercado ganha forças após um período de recessão e isso estimula o consumidor a assumir dívidas maiores como viagens e automóveis. Porém, dentro do orçamento familiar", resume Praxedes.

No ranking por Estado, a liderança ficou com o Rio Grande do Sul (98,65%) que saltou dez posições e obteve um crescimento de 1,43%. Em seguida estão Sergipe (98,63%), Goiás (98,50%), Paraná (98,34%), Minas Gerais (98,34%) e São Paulo Interior (98,16%).

Vale ressaltar que os critérios de pesquisa da TeleCheque levam em conta os valores em reais das transações com cheques - e não a quantidade de folhas de cheques emitidas - metodologia considerada mais adequada à realidade e às necessidades do varejo.

TeleCheque - Há 25 anos no mercado, a TeleCheque, empresa especializada em verificação de crédito em compras com cheques, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da TeleCheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 13 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).[ https://twitter.com/telecheque]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira