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24/05/2007 - 09:00

Sebrae lança kit educativo no maior centro comercial carioca

Rio recebe, em junho, o curso 'Boas Vendas! Como Vender Mais e Melhor no Varejo', na Rua do Ouvidor no centro do Rio, região da Saara.

Brasília - O Saara brasileiro nada tem a ver com deserto. Aliás, muito ao contrário. O nome Saara (Sociedade dos Amigos e das Adjacências da Rua da Alfândega) aplica-se à maior área de comércio popular a céu aberto da América Latina, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Em meio a esse populoso e tradicional centro de negócios, composto por 1,2 mil estabelecimentos comerciais de diferentes ramos de atividade, entre confecções, cama, mesa e banho, brinquedos, ferragens, jóias e bijuterias, distribuídos em 11 ruas, o Sebrae vai lançar, no dia 11 de junho, o curso 'Boas Vendas! Como Vender Mais e Melhor no Varejo'. O local escolhido não poderia ser mais apropriado, já que o material é voltado para o setor varejista.

A nova ferramenta de apoio a empreendedores é resultado de parceria entre o Sebrae, por meio das Unidades de Capacitação Empresarial e Atendimento Coletivo Comércio e Serviços, e o Canal Futura. O curso é apresentado em um kit educativo composto por material impresso e um vídeo, que conterá uma telenovela seguida de depoimentos de empreendedores do setor. Serão 20 casos de cinco estados, divididos em dez capítulos.

O público-alvo do curso vai desde o dono da mercearia a pessoas que desejam abrir um empreendimento e que buscam esclarecer dúvidas de como gerenciar com sucesso o seu comércio. Afinal, vender bem não é das tarefas mais fáceis, como afirma a gerente da Unidade de Capacitação Empresarial, Mirela Malvestiti. "O comércio não se resume a comprar e vender mercadoria. É necessário mais. É importante que o empreendedor domine uma série de conhecimentos específicos relacionados às atividades de planejamento, gestão e controle do seu negócio", afirma.

A pessoa interessada em fazer o curso terá duas opções. Ele poderá ser realizado em telessalas, onde será possível estudar junto com outros participantes, trocar experiências e participar de debates e, ao fim, receber um certificado. Se preferir, a pessoa pode estudar sozinha. O curso deve ser concluído em dois meses e é possível agendar um horário para tirar dúvidas no mesmo local onde se inscreveu. Por essa opção, após entregar uma ficha de avaliação, o aluno também recebe o seu certificado.

O programa será veiculado a partir de 18 de junho, no Canal Futura, às segundas-feiras às 6h30 e 11h30, com reprise aos sábados às 12h30; e na Rede Globo, a partir de 30 de junho, sempre aos sábados às 6h20.

No 'Capítulo 1' da série, o tema a ser abordado será 'O Meu Negócio', que trará respostas para as perguntas: o que a pessoa precisa esclarecer para definir seu negócio? Quem é o seu público-alvo e como ela espera se posicionar no mercado? O 'Capítulo 2 - O Ponto Comercial' mostrará como se preparar para tomar decisões sobre a melhor localização para montar um negócio. No 'Capítulo 3 - Comprar Bem para Vender Bem', será demonstrado como as decisões na compra podem garantir uma venda mais rentável.

O 'Capítulo 4 - A Definição do Preço de Vendas' mostrará o que o empreendedor precisa saber sobre preço e valor na hora de fixar o preço das suas mercadorias; No 'Capítulo 5 - Como formar um time de vendas vencedor?', será ensinado como implantar um programa de treinamento para sua equipe de vendas e aproveitar as oportunidades de treinamento cooperado com os fornecedores; o 'Capítulo 6 - O Atendimento no Varejo' mostrará a importância do vendedor na formação da imagem da loja e na fidelização do cliente.

Já no 'Capítulo 7 - O Cliente Fiel', será explicado o que é preciso para fidelizar clientes; o 'Capítulo 8 - A Concorrência e Você' ensinará como identificar os principais concorrentes e aumentar as vantagens competitivas; 'No Capítulo 9 - A divulgação do seu negócio', o aluno conhecerá as ferramentas de comunicação para divulgar seu negócio; e por fim, o 'Capítulo 10 - Fazendo Aparecer o Lucro' ensinará como o controle das informações físico-financeiras pode ajudar no desenvolvimento e sustentabilidade do negócio.

Varejo no Brasil - O setor do varejo abrange todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços ao público consumidor. Qualquer empresário que atua nessa atividade, seja na posição de fabricante, atacadista ou varejista, está praticando varejo. Os bens ou serviços são comercializados por meio de venda pessoal, correio, telefone ou máquina automática, em estabelecimentos como lojas, comércio de rua, residência.

A mais recente Pesquisa Anual do Comércio (PAC), realizada pelo IBGE em 2004, revelou que a participação das micro e pequenas empresas no setor de comércio era de 99,69%, gerando 81,21% dos empregos e 54,62% da massa salarial. O setor era constituído por 1,380 milhões de micro e pequenas empresas em atividade, ocupando cerca de 6,68 milhões de pessoas.

Atento a essa tendência evolutiva, o Sebrae criou em 2005 a Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas dos setores de comércio, serviços, artesanato, turismo e entretenimento/cultura. Atualmente, só no setor de comércio existem mais de 190 projetos apoiados pelo Sebrae em todo País.

Para a coordenadora nacional da Carteira de Projetos Comércio Varejista do Sebrae, Karen Sitta, "o comércio varejista pode ser tratado como negócio, mas também com um canal, participando como elo de cadeias produtivas, contribuindo de forma expressiva para a economia nacional".

Ela acrescenta que "a demanda da criação do kit educativo deve-se ao fato da carteira de comércio varejista ter poucas soluções específicas. É preciso que os empresários e seus colaboradores mudem suas atitudes porque o consumidor está mudando". | Por: Regina Xeyla/Sebrae Nacional

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