Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2010 - 09:33

Páscoa com chocolate, bacalhau e vinho

O Sommelier Bruno Hermenegildo fala sobre as melhores combinações para um almoço perfeito.

Bacalhau, chocolate e vinho são, sem dúvida, os produtos mais procurados e consumidos na época da Páscoa. Porém, para que estas combinações estejam em perfeita harmonia, é necessário elaborar um cardápio com muito cuidado e atenção.

As particularidades do vinho, como o tipo da uva, fermentação, tempo de armazenamento, entre outros, são detalhes que farão toda a diferença neste momento. Pensando nisso, Bruno Hermenegildo, sommelier do Dioniso Clube, preparou algumas dicas básicas que facilitará a escolha do melhor vinho para aproveitar com muito bom gosto a comemoração do domingo de Páscoa.

Chocolate Amargo: Para a degustação de chocolate amargo, o ideal, ao contrário do que muitos pensam, é um vinho tinto seco, mas com alto teor alcoólico e com taninos fáceis e adocicados. Por exemplo, um corte de Cabernet Sauvignon com Syrah, da incomum porém fantástica região de Extremadura da Espanha, como o VSM Cabernet/Syrah 2006, que têm álcool elevado e um tanino extremamente adocicado são algumas das harmonizações mais inusitadas e mais fantásticas de todas. Porém, outros vinhos que harmonizam com chocolate amargo são, Grande Malbec Argentino e Excelente Carmenere Chileno.

Chocolate ao leite e branco: Para os chocolates ao leite e branco o teor de açúcar é muito maior, portanto nestes casos o ideal são vinhos brancos de sobremesa, como Tokay, Late Harvest, Viognier Vendimia Tardia 2006 e até mesmo um Sauternes de alta qualidade. “Muitos apostam no chocolate e vinho do porto. Penso que se tiver que escolher entre algum deles eu prefiro um Rubi, por ser mais leve e menos intenso, já que LBV e Vintage são muito fortes para o chocolate”, diz Bruno Hermenegildo.

Bacalhau: O Bacalhau é um prato bem característico. Parafraseando o ditado "bacalhau não é carne, bacalhau não é peixe, bacalhau é bacalhau". Dependendo da forma que ele é feito, a harmonização varia. Em pratos onde há uma quantidade significativa de temperos, legumes e outros ingredientes além do Bacalhau, o ideal é um tinto leve e com ótima acidez, pois o frescor e a vivacidade do vinho harmonizarão muito bem com a untuosidade do prato; além de todos os ingredientes que darão ao prato peso e estrutura serão balanceados por um vinho tinto de médio corpo.

Para um bacalhau simples regado com muito azeite o ideal são vinhos brancos de ótima acidez e estrutura, como um grande viognier francês (especialmente os produzidos na fantástica região de Condrieu), ou até mesmo um chardonnay com leve passagem por madeira.

Bruno comenta que a importância da temperatura correta neste caso e em qualquer outro é fundamental, pois um vinho servido na temperatura errada pode acabar com a harmonia tanto do vinho quanto do próprio prato. “Um vinho tinto encorpado servido muito gelado é intragável, já que a percepção dos taninos aumenta e com isso o vinho aparenta amarrar nossa boca. No caso de um branco em temperatura superior, perdemos o principal do vinho que é a acidez, frescor e vivacidade. Desta forma provaremos um branco chato e enjoativo”. Comenta ainda que o vinho na temperatura ideal, no caso de tintos (15ºC a 18ºC) e brancos (9ºC a 13ºC ) são fundamentais para não só uma harmonização correta como também completa.

Neste segmento, a Art des Caves, empresa líder no segmento de adegas climatizadas, é especialista. A empresa cria e desenvolve há mais de 12 anos as melhores adegas e climatizações para os clientes apreciarem os vinhos da forma correta, na temperatura certa. As adegas são diferenciadas e glamorosas, de metal ou madeira, de acordo com o gosto do cliente. Um exemplo é a adega Sophistiqué 40 Colors, que possui um design arrojado e moderno, com alarme de porta aberta e temperatura, além de um inovador painel com visor de cristal líquido retro-iluminado. Com apenas um simples toque nas teclas de atalho é possível regular a temperatura ideal para tintos, brancos ou espumantes.

A Sophistiqué ainda possui termostato externo na porta, luz interna através de LED, gavetas com frente cromada e mais de 10 cores para escolha, tudo para proporcionar aos seus clientes o que há de melhor no mundo do vinho.

Dionísio Clube - Com mais de 2000 sócios, o Dioniso Clube, promovido pela Art des Caves, tem como objetivo disseminar a cultura do vinho, relacionamento e difundir o conhecimento de forma descontraída.

Formado por uma equipe de sommeliers e profissionais altamente qualificados para proporcionar o que há de melhor no mundo do vinho, oferecem benefícios exclusivos e uma série de eventos especiais como degustações, palestras, cursos, jantares harmonizados, seleções de vinhos, azeites, chocolates, viagens entre outros.[ www.dionisoclube.com.br ]

Art des Caves - Clássico ou Moderno? Madeira ou Metal? Algo mais particular ou a explicitação do glamour? Os estilos são diversos, as formas de relacionamento variam, mas todos concordam: o vinho é uma grande paixão e merece os maiores cuidados para ser apreciado.

Pensando em todos os estilos, a Art des Caves desenvolve há 12 anos as melhores adegas e climatizações para você apreciar esta grande paixão.

Atendendo tanto os clientes que admiram a tecnologia, o design moderno e a objetividade quanto os que seguem as tradições preservam a cultura à risca e gostam de vivenciar no seu ambiente o estilo dos vinhos.

.[Os produtos são encontrados em sete lojas pelo Brasil, para conhecer a loja mais próxima. Site: www.artdescaves.com.br ou SAC Art des Caves (11) 5525-2411.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira