Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2010 - 10:00

Casa Ecológica: uso de aquecimento solar cresce no Brasil

Grandes capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Campo Grande aprovaram leis para esse tipo de energia em prédios novos.

São Paulo – Em época de aquecimento global e apagões, a redução de consumo de energia em residências é um tema cada vez mais importante. Por isso, a adesão à energia solar é crescente na construção civil e fará parte de projetos de casas ecológicas e inteligentes.

Mesmo que o Brasil não dependa de combustíveis fósseis para abastecimento de residências e instalações industriais ou comerciais– caso de outros países que, por isso, têm maiores índices de emissão de carbono - a geração por hidrelétrica é mais cara e depende de um recurso menos abundante do que os raios solares – a água.

A economia obtida com um equipamento solar é de 70% ou 80% da despesa com energia anual e o investimento é recuperado em três a quatro anos. Porém, para garantir essas vantagens, é necessário certificar-se que as tubulações do coletor solar térmico sejam de cobre, o material mais indicado porque conduz 97% do calor captado. A taxa do alumínio é 50% e do ferro apenas 11 %. O cobre é o mais indicado por sua resistência a altíssimas temperaturas, pela capacidade de transferir calor e pela salubridade.

“O cobre é o elemento chave da eficiência energética, conduz melhor o calor, é mais resistente e duradouro no encanamento destinado à água quente. O metal está nas células solares, nos cabos de transferência de energia e tubos de condução. Utilizar aquecedores solares significa utilizar recursos renováveis e não-poluentes para o aquecimento de água nas construções”, destaca Antonio Maschietto Junior, diretor executivo do Procobre– Instituto Brasileiro do Cobre – que reforça em 2010 seu programa de energia sustentável.

No Brasil, 26 cidades já aprovaram leis que incentivam o uso de energia solar, com apenas dois casos ainda aguardando pelo decreto oficial para entrar em vigor. Segundo o portal Cidadessolares.org.br, foram aprovadas leis tornando obrigatória a energia em prédios novos em cidades como Niterói, Ribeirão Pires e Jundiaí no ano passado.

Em Manaus, a análise do legislativo é sobre a implantação do programa de incentivos ao uso de energia solar em edificações urbanas; em Vitória, o trabalho é para desenvolver o Programa de Fontes Alternativas de Energia. Vitória já possui um projeto de incentivo aprovado para descontos fiscais para a população. Em Belo Horizonte poderá ser obrigatória a instalação de SAS - sistemas de aquecimento solar de água nas novas edificações do município, caso projeto de lei municipal seja aprovado.

No Sul do País, em Santa Catarina, tramita um Projeto de Lei Estadual que regulamenta a instalação de SAS - sistema de aquecimento solar de água em edificações do estado de Santa Catarina. Por este PL as novas edificações públicas do estado deverão prever em seus sistemas de instalações hidráulicas, aquecimento de água por meio do aproveitamento de energia solar.

Mitos e verdades da Energia Solar - Ao adquirir um equipamento, é recomendável escolher fabricantes de aquecedores que façam parte do Programa Brasileiro de Certificação e Etiquetagem - PBE. [www.inmetro.gov.br]

. Como é obtida a energia solar? . Pode-se obter calor mediante coletores térmicos e eletricidade por meio de células fotovoltaicas. Estes processos não têm nada a ver entre si quanto à tecnologia e à aplicação. Fotovoltaica é a energia solar gerada por células fotoelétricas, capazes de transformar a energia luminosa proveniente do sol em um potencial elétrico (aproveita-se entre 9% e 14% da energia do Sol). A energia térmica serve para esquentar água ou ar, e isso se consegue com coletores ou placas solares que transformam em calor entre 40% e 60% da energia solar recebida.

.O que é um coletor solar térmico? . É um sistema que capta a radiação do sol e permite o aproveitamento da energia solar. É composto por tubulações ou superfícies de cobre unidas entre si por canais paralelos de menor diâmetro. Estes últimos levam aletas de cobre que transmitem o calor para o tubo pelo qual circula um fluido (normalmente água com anticongelante) que a transporta até um reservatório térmico.

. Que temperatura pode atingir um coletor solar? . Depende da área em que esteja instalado o coletor, mas com boa radiação e com a água armazenada, pode atingir temperaturas muito elevadas.

.O equipamento funciona quando está nublado ou chovendo? . Funciona, pois o que um coletor solar capta é a radiação, e não a luz. Embora a luz seja menor em dias nublados, a radiação passa normalmente. Quando chove, a radiação diminui um pouco.

. Onde deve ser instalado um coletor solar? .Pode ser instalado em qualquer local orientado para o Norte, mas para evitar perdas de espaço são utilizadas as coberturas.

.Como é projetado um equipamento solar? . Com base na quantidade de água necessária de consumo e outros fatores técnicos envolvidos. Deve seguir estritamente os parâmetros estabelecidos pela norma ABNT/NBR-15569 – “Sistemas de aquecimento solar de água em circuito direto Projeto e Instalação”. Programas de cálculo tipo software estão sendo desenvolvidos pelos setores envolvidos.

.Como é completada a temperatura quando existe pouca radiação? . É utilizado um apoio, normalmente através de aquecedores de água instantâneo ou de acumulação gerados por energia elétrica ou gás, que entram em funcionamento somente para suprir a falta de energia solar em períodos prolongados em que não há incidência de sol.

. Que dimensões tem um coletor solar? . A dimensão padrão é de dois metros de altura por um de largura. Todas as informações técnicas a respeito do produto “coletor solar” constam na norma ABNT/NBR 15747 – parte 1 e 2 - “Sistemas solares térmicos e seus componentes - Coletores solares”.

. Que volume deve ter o reservatório térmico de um equipamento solar? . Deve corresponder aproximadamente a 100 litros por cada coletor solar ou 70% do volume de água requerido.

. Quanto pesa um coletor solar? . Cerca de 45 kg, com água.

. Onde deve ser colocado o reservatório térmico de um equipamento solar? . Depende do sistema de circulação, que pode ser natural ou forçada (com bombas de recirculação). O mais utilizado é o sistema por circulação natural. Reservatório térmico, coletores solares, reservatório de água fria e tubulações de interligação fazem parte de um sistema, chamado tecnicamente de SAS – Sistema de Aquecimento Solar. Para um perfeito funcionamento, esse sistema necessita ser harmonioso e para isso todos seus componentes devem respeitar distâncias mínimas e máximas entre si no momento da instalação. Essas dimensões e outras importantes verificações constam da já citada norma ABNT/NBR-15569 – “Sistemas de aquecimento solar de água em circuito direto Projeto e Instalação”.

. O que é um sistema indireto? . É um sistema mediante o qual forma-se um circuito fechado entre os coletores solares. Uma serpentina (ou trocador de calor) é inserida no reservatório para transmitir calor para a água acumulada.

. O que acontece quando a temperatura acumulada no reservatório é muito alta? . Os SAS possuem válvulas de segurança de precisão correspondentes.

. A Cobertura deve ser modificada para a instalação dos coletores solares? . Depende do tipo da cobertura. Dentre outras coisas, o ideal é que tenha um plano voltado para o Norte e que possa suportar o peso dos coletores.

Perfil do Procobre- O procobre – Instituto Brasileiro do Cobre é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é a promoção do uso do cobre, impulsionando a pesquisa, o desenvolvimento sustentável de novas aplicações e difundindo sua contribuição para uma melhor qualidade de vida e progresso da sociedade. O PROCOBRE faz parte da ICA - Internacional Copper Association, com sede em Nova Iorque encarregada de liderar a promoção do cobre mundialmente. | Por: Camila Holgado e Cassia Schittini/br.mslworldwide.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira