Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2010 - 10:07

Consórcio Northrop Grumman/EADS não participará da licitação de avião tanque para a Força Aérea dos EUA

A EADS confirmou que o consórcio Northrop Grumman/EADS não participará da licitação para o programa de substituição dos aviões tanque da Força Aérea dos EUA (USAF), conforme anúncio feito pela parceira Northrop Grumman, que decidiu não mais concorrer.

Cinco anos antes, a EADS aliou-se à empresa norte-americana para participar do programa de modernização da Força Aérea dos EUA, fornecendo o A330 MRTT (sigla em inglês para Avião Tanque de Transporte Multimissão) da EADS, designado pela USAF como KC-45. Em 2008, o consórcio foi selecionado e conquistou o contrato. Hoje, a Nortrhrop Grumman decidiu não participar mais da licitação para o programa do Departamento de Defesa.

O consórcio manifestou sérias preocupações ao Departamento de Defesa e à Força Aérea pelo fato de a metodologia de aquisição delineada no edital de licitação favorecer fortemente a menor capacidade do avião tanque da Boeing. A análise do edital pela Northrop Grumman ratificou essas preocupações e levou à decisão de não participar mais da licitação.

A base da metodologia de seleção assinala claramente a preferência por uma aeronave menor. A constatação, segundo a EADS, é particularmente decepcionante, considerando que a Força Aérea havia selecionado previamente o A330 MRTT pelas suas características de baixo risco, alta eficiência e maior capacidade. O edital do Departamento de Defesa ignorou a capacidade adicional de combate que poderia ser fornecida pela aeronave.

O avião tanque multifunção A330 MRTT é o de maior capacidade e menor risco atualmente em todo o mundo, tendo sido testado e aprovado em voo. A aeronave foi selecionada, em detrimento do avião tanque da Boeing, nas últimas cinco licitações globais consecutivas, e em breve estará a serviço de vários países aliados dos EUA.

A decisão não reduz em nada o engajamento da EADS com os Estados Unidos, refletido no êxito dos helicópteros utilitários leves fornecidos ao Exército do país e comprovado pelos inúmeros sistemas e equipamentos da EADS em operação pelo Exército, Marinha, Força Aérea e Guarda Costeira dos EUA. A EADS é o maior cliente internacional para produtos aeroespaciais e de defesa dos Estados Unidos, contribuindo com mais de US $ 11 bilhões anuais para a economia norte-americana e apoiando mais de 200 mil empregos de alta tecnologia.

A EADS reconhece os esforços desenvolvidos pelas altas lideranças da França, Alemanha, Reino Unido e Espanha para apoiar a proposta do Grupo, fazendo valer a dimensão bilateral da cooperação transatlântica de defesa e a interoperabilidade que o programa KC-45 poderia oferecer.

O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2008, faturou 43,3 bilhões de Euros e empregou cerca de 118 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a EADS Astrium e a divisão Defesa & Segurança. No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios de representação da Airbus Military e da Spot Image. Também é acionista da Equatorial Sistemas. [www.eads.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira