Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2010 - 10:07

Peças falsificadas estão na mira do setor de reposição

Empresas do aftermarket, como a Mastra Escapamentos e Catalisadores, combatem a pirataria. Proposta do GMA é informar consumidor sobre peças certificadas pelo INMETRO.

O investimento em um produto falsificado, com valor muito abaixo do convencional, poderá acarretar diversos problemas mecânicos no veículo, além de aumento de consumo de combustível. A aparente economia trará dores de cabeça para o consumidor.

Peças falsas elevam a probabilidade de acidentes e, conseqüentemente, o risco de morte, pois não têm compromisso com a qualidade. Vender ou instalar peça falsa ou pirata é crime, e, na melhor das hipóteses, o reparador tem de arcar com o prejuízo financeiro do conserto do veículo.

O setor de autopeças fecha o cerco no combate à pirataria e a falsificação de produtos. O Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), que reúne as entidades que representam o setor da reposição automotiva (Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP) - definiu plano de ações que será implantado este ano com participação de todos os segmentos de aftermarket.

A proposta consiste em informar o consumidor sobre a certificação compulsória de peças acreditada pelo INMETRO que está em andamento para vários componentes (bronzina, pistão, rodas e aros para caminhões e ônibus, rodas para automóveis e comerciais leves, molas, amortecedores, pastilhas, lonas, líquido de freio, espelhos retrovisores, rolamentos, faróis, sistemas de exaustão, lanternas, lâmpadas, cabos, bomba de combustível, líquido de aditivo do radiador do motor, correias, tubos e mangueiras) e a implantação de sistema de rastreabilidade de produtos no varejo.

Com a certificação compulsória dos produtos haverá um padrão de qualidade definido que deverá ser seguido pelo mercado, inibindo que peças que não atendem às mínimas especificações exigidas pelas montadoras sejam comercializadas.

Prejuízos- O uso de peças impróprias fere o Artigo 21, Seção III, Capitulo IV, Título I, do Código de Defesa do Consumidor, que diz: "No fornecimento de serviços que tenham por objetivo a reparação de qualquer produto considerar-se-á implícita obrigação do fornecedor de empregar componentes de reposição originais adequados e novos, ou que mantenham as especificações técnicas do fabricante, salvo, quando a estes últimos, houver autorização em contrário do consumidor".

Um exemplo clássico de falsificação são os catalisadores. As peças piratas contribuem diretamente para o crescimento da poluição do ar e poluição sonora, provocam o aumento direto do consumo do combustível, além de causar uma mudança na taxa de contra pressão de trabalho do motor causando alterações no sistema de injeção, arraste de óleo e desgaste prematuro de peças.

"Os falsos catalisadores custam mais barato que os convencionais, mas não funcionam com sua verdadeira finalidade. Cada modelo de veículo necessita de um catalisador específico com volume próprio de conversão. Um conversor catalítico inadequado irá comprometê-la", explica o gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra, Valdecir Rebelatto.

"Além disso, a adulteração do veículo ou alteração de suas características originais é ilegal e passível de penalidades ao aplicador e ao proprietário do veículo.", completa o engenheiro.

Mastra - Fundada em 1967, a Mastra é uma das mais importantes fábricas de sistemas de exaustão da América Latina. Líder em tecnologia está localizada no município de Limeira, a 154 km de São Paulo, na região central do Estado.

A Mastra detém a mais completa linha e estoque de escapamentos e catalisadores para o mercado de reposição. Seus diferenciais estão presentes nas tecnologias aplicadas aos projetos, nos processos de fabricação, comercialização e na logística dos produtos da linha de automóveis, caminhões e acessórios.

Hoje, são produzidos mais de 1.600 itens de escapamentos para automóveis, caminhões, ônibus e tratores além de conversores catalíticos, flexíveis e acessórios para sistemas. Em seus depósitos - na fábrica em Limeira, nos Centros de Distribuição e na rede de parceiros - há um estoque de cerca de 400 mil unidades, um volume que garante entregas just-in-time em todo o território nacional. A rede de distribuidores e atacadistas é treinada para entregas rápidas, mesmo que o instalador necessite de apenas uma peça.

A empresa utiliza alta tecnologia em seus processos produtivos através do Sistema Mastra de Produção, que aplica os conceitos de manufatura enxuta, objetivando melhoria contínua, conforme a necessidade do cliente. Promove também junto aos responsáveis por centros automotivos o programa Esclareça e Venda, uma aula sobre qualidade de serviços e funcionamento dos equipamentos que disponibiliza no mercado.

O compromisso da Mastra se baseia no desenvolvimento de tecnologias e ações que visam o cuidado com a saúde e a qualidade de vida do consumidor. [www.mastra.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira