Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Reflexão crítica sobre a relação entre a mídia e a sociedade é o tema de mais um lançamento


Luz, câmera, ação: espetáculo! A sociedade contemporânea e os meios de comunicação vivem, na maior parte do tempo, em contextos que valorizam cada vez mais as formas sensacionalistas, coloridas e sedutoras dos holofotes e estúdios de televisão, e acabam colocando de lado os conteúdos sérios e, muitas vezes, a ética e a verdade.

Inspirado nas reflexões do pensador e militante político francês Guy Debord, Comunicação e sociedade do espetáculo é o mais recente lançamento da Paulus Editora. A obra é fruto das atividades do Grupo de Estudos da Comunicação na Sociedade do Espetáculo, de São Paulo.

“Este livro (...) pretende se contrapor a essa apologia do conformismo presente no período contemporâneo”, afirma um dos organizadores da obra, Cláudio Novaes Pinto Coelho. Já Valdir José de Castro, o outro organizador da obra, afirma no seu artigo intitulado A publicidade e a primazia da mercadoria na cultura do espetáculo: “Só por meio da crítica será possível argumentar a sua autonomia diante da cultura da mídia e adquirir mais poder sobre o meio cultural, bem como os necessários conhecimentos para produzir novas formas de cultura, que venham ao encontro da liberdade e do respeito ao ser humano enquanto pessoa”.

Com a colaboração dos artigos e pesquisas de outros seis intelectuais da área de comunicação, o livro inicia com uma exposição clara sobre o conceito de sociedade do espetáculo, o que introduz e prepara o leitor para as demais reflexões. Ao recorrer à leitura crítica, especialmente das práticas jornalísticas e da publicidade, os artigos procuram mostrar que o culto ao dinheiro, tão típico do capitalismo neoliberal e que vem ditando as regras em muitos segmentos da sociedade, não é um componente da “natureza humana”, mas uma criação histórica, podendo muito bem desaparecer.

Da Coleção Comunicão, que possui vários outros títulos publicados pela Paulus Editora, o livro Comunicação e sociedade do espetáculo convida o leitor a adotar uma visão crítica sobre os processos comunicacionais que o rodeiam.

Valdir José de Castro, professor de Teoria da Comunicação da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FApcom). É graduado em Filosofia e Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade de Caxias do Sul (RS); mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana (Roma) e em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.

Cláudio Novaes Pinto Coelho é mestre em Antropologia Social (Unicamp) e doutor em Sociologia (USP). É professor do curso de pós-graduação da Faculdade de Comunicação.

Participam do livro: Fábio Cardoso Marques, Carlos Sandano, Jaime Carlos Patias,Vanderlei de Castro Ezequiel,Katia Saisi e Gilda Maria A. A. dos Anjos | Acabamento em brochura, no formato 3,5 x 21 cm , 216 páginas, por R$ 25,00. Público-alvo: comunicadores, sociólogos, interessados no assunto, estudantes de ciências sociais e de disciplinas afins.

A imagem do produto (high resolution) está disponível em www.paulus.com.br/imprensa | À venda nas principais livrarias do país e no portal www.paulus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira